Buscar

A9.PROJEÇÃO19

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABORDAGEM NEOCLÁSSICA 
DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA NEOCLÁSSICA
Apesar de toda a profunda influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa, os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsistir. 
Malgrado todas as críticas aos postulados clássicos, verifica-se que os princípios da Administração, a departamentalização, a racionalização do trabalho, a estruturação linear ou funcional, enfim, a abordagem clássica, nunca foi totalmente substituída por outra abordagem sem que alguma coisa dela fosse mantida.
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA 
DA ADMINISTRAÇÃO
Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente.
A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações da época.
Em ou outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, com base em um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA 
DA ADMINISTRAÇÃO
O termo Teoria Neoclássica é, na verdade, um tanto exagerado. 
Os autores (Peter Drucker, Willian Newman, Louis Allen, entre outros) neoclássicos não formam propriamente uma escola bem definida, mas um movimento relativamente heterogêneo.
TEORIA NEOCLÁSSICA
(1909 - 2005)
Chiavenato prefere a denominação “teoria” para melhor enquadramento didático e facilidade de apresentação, muito embora alguns autores a denominem Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo, ou ainda Abordagem Universalista da Administração.
TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha desvinculado dos conceitos teóricos da Administração. 
Os autores neoclássicos procuram desenvolver os conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente à ação administrativa. 
A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática. 
A Teoria Neoclássica representa uma enorme contribuição do espírito pragmático americano.
TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica é quase uma reação à enorme influência das ciências do comportamento no campo da Administração, que ocorreu em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem as organizações. 
Os neoclássicos pretendem colocar as coisas nos seus devidos lugares.
TEORIA NEOCLÁSSICA
Os neoclássicos preocupam-se em estabelecer normas de comportamento administrativo. 
Os princípios da Administração que os clássicos utilizavam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. 
Os estudos da Administração para alguns autores baseiam-se na apresentação e discussão de princípios gerais de como planejar, como organizar, como dirigir, como controlar.
TEORIA NEOCLÁSSICA
Teoria das Relações Humanas
Os conceitos de organização informal, de dinâmica de grupos, de comunicações, de liderança, bem como a abertura democrática iniciada por esta teoria administrativa.
O ECLETISMO DA
TEORIA NEOCLÁSSICA
Teoria da Burocracia
A ênfase nos princípios e normas formais de organização, a organização hierárquica e os aspectos relativos à autoridade e responsabilidade.
O ECLETISMO DA
TEORIA NEOCLÁSSICA
Teoria Estruturalista
A perspectiva da organização em uma sociedade de organizações, o relacionamento entre organização e ambiente externo, o estudo comparativo das organizações por meio de suas estruturas, a adoção paralela e simultânea de conceitos relativos à organização formal ao lado de conceitos relativos à organização informal, tentando a sua compatibilidade, bem como o estudo dos objetivos organizacionais e os objetivos individuais, seus conflitos e possibilidades de integração.
O ECLETISMO DA
TEORIA NEOCLÁSSICA
Teoria Comportamental 
Os recentes conceitos sobre motivação humana, estilos de Administração, a teoria das decisões, o comportamento humano nas organizações, os conflitos organizacionais, o jogo entre objetivos organizacionais e objetivos individuais, o equilíbrio organizacional, como um sistema de recompensas e contribuições etc.
O ECLETISMO DA
TEORIA NEOCLÁSSICA
Teoria Matemática
A tentativa de aplicação da Pesquisa Operacional e seus métodos de quantificação, a abordagem de mensuração de resultados, o estudo das decisões quantitativas e programáveis.
O ECLETISMO DA
TEORIA NEOCLÁSSICA
Teoria de Sistemas 
A abordagem da organização como um sistema composto de múltiplos subsistemas, a sua interação e reciprocidade, as demandas do ambiente externo, a retroação das consequências etc.
O ECLETISMO DA
TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica é considerada como uma Teoria Clássica atualizada com os conceitos da Administração moderna e de acordo com o figurino eclético que representa a formação do administrador no final do século XX.
TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica é também denominada Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo pela sua concepção da Administração como um processo de aplicação de princípios e de funções para o alcance de objetivos.
TEORIA NEOCLÁSSICA
As várias funções do administrador, consideradas como um todo, formam o processo administrativo. 
Planejamento, Organização, Direção e Controle, considerados separadamente, constituem as funções administrativas; quando visualizadas na sua abordagem total para o alcance de objetivos, elas formam o processo administrativo.
TEORIA NEOCLÁSSICA
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
TEORIAS DAS ORGANIZAÇÕES
www.uol.com.br
www.google.com.br
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Volume 1. São Paulo: 
Makron Books, 1997.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Volume 2. São Paulo: Makron Books, 1997.
STONER, J A e FREEMAN, R E. Administração. 5ª Edição – Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999.
SANTOS, Lúcio. Apostila da Disciplina: Teorias das Organizações. Itaboraí: Revisão 1º semestre, 2009

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando