Buscar

Gliconeogênese: fonte de energia para tecidos específicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gliconeogênese 
Existem tecidos e órgão que possuem como principal fonte de energia a Glicose , e estes tecidos e órgãos não conseguem degradar qualquer outra molécula como lipídeo para obter energia , então a única solução é a Gliconeogênese .
Os três principais precursores da via são : Glicerol ,aminoácidos e lactato.
Glicerol : vem dos triacilglicerois , que são a principal forma de armazenamento de lipídeos do nosso organismo . Os triacilglicerois são formados por 3 cadeias de ácidos graxos e uma de glicerol ( é a que importa pra gliconeogênese). Então esta molécula será quebrada ( clivada) de acordo com que as moléculas de ácidos graxos se soltem da molécula de glicerol .O glicerol então será convertido em uma fosforilação á gliceraldeido 3- fosfato gastando ATP e este então é oxidado a diidroxicetona fosfato liberando NADH. Este produto segue então para a glicólise .
Aminoácidos : os aminoácidos sofrem transaminação , ou seja , ocorre a transferência do grupamento amina do aminoácido para uma outra molécula que geralmente é o alfa cetoglutarato , e este ganhando este grupamento amina vira um glutamato. O aminoácido que doou seu grupamento amina vira PIRUVATO . O piruvato segue para a necessidade da célula , ciclo de Krebs .
Lactato : em situações de hipóxia , o piruvato é reduzido á lactato pela ação da lactato desidrogenase liberando NAD+ para alimentar a Via glicolítica . As Hemácias irão transportar este lactato que será então convertido a piruvato e entrará na gliconeogênese .
A gliconeogênese não é o inverso da via glicolítica !!!!!
Das 10 reações da via glicolítica , 7 é o inverso , e 3 não são .
As reações que não são o inverso são:
Reação 1 da glicolise = a hexoquinase fosforila a glicose em glicose-6-fosfato 
Reação 3 da glicolise= a PFK1 ira fosforilar a frutose 6-fosfato em frutose 1,6-bifosfato 
Reação 10 da glicolise = “o fosfoenolpiruvato é transformado em piruvato pela ação da piruvato carboxilase” . 
Essas reações são reações irreversíveis , ou seja a energia é favorável para que elas ocorram e então é quase impossível reverte-las . Mas, para que a gliconeogenese ocorra , exitem potentes enzimas que conseguem fazer estas reações no sentido inverso .
Reações que diferem :
O Piruvato é convertido á Fossoenolpiruvato (PEP)
( esta etapa que define aonde a via deve ser ativada , é importante para manter o equilíbrio de NADH/Nad+)
1ª ETAPA : Na mitocôndria , os piruvato pode vim da transaminação de uma aminoácido ou entrar facilmente pela MIM (membrana Interna Mitoc.) Então o piruvato será convertido á oxaloacetato pela ação da piruvato carbixilase , que é uma enzima que tem a Biotina como coenzima , que transporta bicarbonato .
Na MMI não existe um transportador para oxaloacetato , então o oxaloacetato precisa ser convertido á malato pela malato desidrogenase consumindo NADH. Agora ja no citosol o malato é reoxidado á oxaloacetato produzindo NADH.
2ª ETAPA : o oxaloacetato é convertido á fosfoenolpiruvato pela ação da PEP carboxiquinase . Esta reação é dependente de GTP como doador de fosfato .
Reação de conversão de frutose 1,6 - bifosfafato em frutose 6 fosfato .
A ennzima FBPase 1 promove uma hidrolise irreversiivel da frutose 1,6 bifosfato em frutose 6 fosfato .
Reação de conversão de glicose 6 fosfato á Glicose .
A enzima glicose-6 fosfatase converte glicose 6 fosfato em glicose . Essa enzima só está presente no fígado e no Córtex renal , por isso a gliconeogênense só ocorre nestes tecidos .
É o baçanço NADH /NAD+ que vai decidir onde ocorrerá a gliconeogenese , ou todo na mitocôndria ou no citosol . 
Quando o lactato é o precursor , ele é então convertido á piruvato e o piruvato è convertido á oxaloacetato , e o oxaloacetato ( mitocondria) é convertido à PEP.
Regulação da Gliconeogênese .
A frutose 2,6 bifosfato se liga a PFK1 e inibe a afinidade da enzima PKF1 pelos efetores alostericos negativos ATP e citrato e aumenta sua afinidade por frutose 6 fosfato , fazendo então com que a via continue (na glicólise) 
Na gliconeogênese a frutose 2,6 bifosfato é um efetor alostérico negativo que se liga a FBPase1 diminuindo a afinidade pelo substrato frutose 1,6 bifosfato , sendo assim , a frutose 1,6 bifosfato não é convertida á frutose 6 fosfato e então a gliconeogênese não ocorre .
Quanto tem-se níveis altos de ATP a via é inibida . Pois isso sinaliza que á bastante energia então não precisa dar mais pra célula .
Niveis de AMP cíclico elevados , desencadeado pela ação do glucagon em baixa glicemia , o AMP cíclico irá ativar uma proteína cinase PKA ( fosforila ) e esta proteína cinase irá fosforilar e defosforilas outras proteínas .
A proteína Bifuncional FBPase 2 /PFK2 quando fosforilada pela PKA irá ficar com sua parte FBPase 2 ativa .
Quando a PKA defosforila a proteína bifuncional ela irá ficar com sua parte PFK2 ativa .

Outros materiais