Buscar

SIMULADO ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
	
	Simulado: GST0188_SM_201411027426 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): RENATA NASCIMENTO LIMA
	Matrícula: 201411027426
	Desempenho: 10,0 de 10,0
	Data: 04/01/2016 20:36:12 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201411270897)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O documento emitido por compras aos diversos fornecedores solicitando proposta de fornecimento em relação a requisição, que deverá estar sempre ao alcance de qualquer consulta e análise de Auditoria quando for solicitada, denomina-se:
		
	 
	Coleta de preços
	
	Mapa comparativo de preços
	
	Solicitação de compras.
	
	pedido de compras
	
	Planilha de custos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201411074065)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A função compras tem a finalidade de suprir as necessidades de materiais e serviços da empresa, para tanto necessita:I - planejar quantitativamente as necessidades. II - atender no momento certo. III - acompanhar o progresso do fornecimento. IV - verificar o recebimento do material. As afirmativas corretas são:
		
	
	Apenas a afirmativa II
	
	Apenas as afirmativas I e II
	
	Apenas as afirmativas I, II e III
	 
	Todas afirmativas I, II, III e IV
	
	Apenas a afirmativa I
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201411269008)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A compra não é um fim em si mesma, e tem como função principal coordenar a sua atividade, aliada e em sintonia com outras importantes fases desenvolvidas pela organização. Além disso, a atividade de compra implementa o trabalho dos outros departamentos, pela aquisição de insumos necessários para a realização dos trabalhos finalísticos da organização. Sobre o papel de compras e de seus profissionais, NÃO podemos afirmar que:
		
	 
	Um comprador deve se preocupar unicamente com a conclusão de uma compra, sem avaliar o impacto dessa operação em relação aos demais processos integrados à cadeia produtiva ou operativa das organizações.
	
	Um comprador deve levar em consideração, na sua decisão final de compra, as opiniões e sugestões dadas pelos requisitantes dos produtos ou materiais solicitados, pois elas contribuem e motivam os atores envolvidos, além de aperfeiçoar os aspectos técnicos, provocando um constante aperfeiçoamento dos métodos e das atividades de compras.
	
	Compras desempenha um papel importante na realização dos objetivos estratégicos das organizações, devido à sua capacidade de afetar a qualidade e entrega de produtos ou serviços essenciais que serão utilizados.
	
	Um comprador proativo tenta estabelecer parcerias com o fornecedor, que permitam compartilhar ideias e conhecimento necessários para o fechamento de uma boa compra.
	
	Para que o comprador tenha um desempenho satisfatório, faz-se necessário um aprimoramento de suas competências e qualificações, que se consegue por meio do acúmulo de conhecimento e capacitação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201411082716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alcançar os principais objetivos da função "Compras" exige um controle eficaz das principais atividades que a eles se relacionam. Dentre elas podem-se citar:
		
	
	Pedido de vendas; Atendimento a demanda de mercado; Pedido de compra fechado; Valor unitário de compras;
	 
	Pedido de compras; Colocação do pedido (tempo de compra); Pedidos de compra em aberto; Valor total das compras.
	
	Tempo de vendas; Período de entregas; Colocação do pedido de venda; Pedidos de vendas em aberto; Valor parcial de compras.
	
	Pedido de compras; Colocação do pedido (tempo de compra); Pedido de compra entregue; Valor parcial das compras.
	
	Pedido de compras; Colocação da requisição de vendas; Pedidos de compras em aberto; Valor parcial de compras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201411102017)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(TBG - 2006) As afirmativas que se seguem representam atividades envolvidas quando se compra materiais, EXCETO:
		
	
	negociar contratos de suprimento com fornecedores.
	 
	inspecionar materiais.
	
	selecionar fornecedores para suprir cada material.
	
	manter um banco de dados de fornecedores disponíveis.
	
	agir como intermediário entre empresa e seus fornecedores.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201411736466)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os conceitos básicos em Administração de Compras e Suprimentos, seguem as seguintes afirmativas:
I. Não basta apenas comprar, é preciso comprar bem, procurando obter o maior número de vantagens possível focando também o custo benefício que sua operação gerará para a empresa e seu futuro no mercado.
II. O gestor de compras deve, sob quaisquer circunstâncias, decidir com base no custo. Ele deve ter feeling para saber o que é importante para a organização, de modo que, dentro de um contexto voltado para aquisições e suprimentos, compre o mais barato, não importando a qualidade e a relação custo x benefício.
III. A administração estratégica de compras é uma atividade fundamental para uma gestão eficaz das empresas e que influencia diretamente nos seus estoques e no relacionamento com os seus clientes, estando também relacionada à competitividade e ao sucesso da organização ou empresa.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	 
	I e III
	
	I, II e III
	
	I
	
	III
	
	II
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201411077127)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No cenário atual as empresas buscam profissionais que possuem diferenciais em sua qualificação e atuação. Para que o profissional seja valorizado no mercado de trabalho é essencial que esteja atualizado com os métodos e técnicas para a realização do seu trabalho, além disso, é fundamental saber trabalhar em equipe e ter plena consciência da sua importância no contexto geral da organização, não limitar-se em fazer suas atividades rotineiras, mas ser crítico na busca contínua pelo aperfeiçoamento e pela melhoria dos resultados efetivos para a empresa. Sabendo que a atividade de Compras assumiu um papel estratégico nas empresas para a geração de lucro, um profissional de Compras deve:
		
	
	Decidir sozinho tudo o que se refere às Compras, afinal os outros setores fazem as requisições e a partir daí não têm que se intrometer no processo de Compras porque não entendem nada deste assunto e só dificultam o trabalho, principalmente o pessoal da Qualidade. Cada um cuida do seu trabalho, o setor de Produção só produz, o setor de Engenharia desenvolve o processo e o produto, o setor de Vendas se preocupa em vender os produtos para os clientes e o setor de Compras é quem realiza o trabalho de comprar.
	
	Optar "sempre" pelo menor preço, afinal é isso o que a empresa espera de um profissional de Compras.
	
	Reduzir os estoques ao máximo, independente da consequência que isto trará para a empresa, afinal a responsabilidade do comprador é comprar, e estoques custam muito, além de que o comprador é quem será cobrado se os estoques estiverem altos.
	 
	Trabalhar com fornecedores qualificados, conhecer o desempenho dos fornecimentos recebidos, estabelecer relações de parcerias com os fornecedores, realizar as cotações para fomentar a competitividade entre os fornecedores, administrar os níveis de estoque de maneira lógica e fundamentada para evitar custos desnecessários e também não permitir a interrupção da operação por falta de matéria-prima ou outro componente, questionar as solicitações de compras para evitar a compra desnecessária de itens, buscar constantemente alternativas que proporcionem a redução de custo sem comprometer outros aspectos (qualidade, prazo, garantia, entre outros), interagir com os demais setores da empresa para alinhar a atuação de Compras, praticar o benchmarking.
	
	Comprar tudo o que é solicitado, rapidamente, afinal o solicitante da compra é o responsável por analisar a necessidadereal de comprar o item que está solicitando. Cabe ao setor de Compras atender prontamente a solicitação, assim o solicitante irá perceber que o setor de Compras é altamente eficiente e ágil.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201411655998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A visão tradicional de compras admite que manter a concorrência de preços entre vários fornecedores, contribui para a redução e/ou manutenção do nível de preços dos materiais comprados. Tal visão baseia-se na hipótese de que se os fornecedores permanecerem sob a ameaça constante de perderem as encomendas consequentemente serão obrigados a "segurar" ou reduzir seus preços para ganhar os pedidos. Diversos fatores causam o baixo desempenho do fornecedor. Dentre eles: I- Quando a empresa insiste em negociar preços e demais condições de tal maneira que seus fornecedores obtenham lucro, impedindo-os de conseguir investir em melhorias ou ainda se manterem no negócio; II- Quando a empresa, por qualquer razão, retém informações sobre o planejamento da produção e das compras, fazendo com que o fornecedor protege, compre, monte e entregue tarde ou cedo demais. Tal atitude certamente poderá afetar seu desempenho econômico financeiro; III- Quando o pessoal técnico não especifica detalhadamente as respectivas características do componente a ser comprado, nem tampouco, como e onde será aplicado, para que o fornecedor possa controlar a qualidade na fonte; IV- A empresa não compartilha seu conhecimento sobre as melhores práticas de negócios, de modo que o fornecedor mantém um alto nível tanto técnico como comercial. Está correto o que consta em: (A) I, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III. (D) I e III, apenas. (E) III e IV, apenas.
		
	
	(C) I, II e III.
	
	(E) III e IV, apenas.
	 
	Gabarito: Os aspectos que filosofia de parceria. Isto dificulta o trabalho de desenvolvimento e limita a geração de fontes potenciais de suprimentos, o que reflete no desempenho competitivo da empresa. A definição clara dos objetivos, a responsabilidade, a cooperação na troca de informações e o alto grau de profissionalização são condições essenciais para se efetuar uma boa parceria. A parceria pode ser considerada como um estágio avançado do processo de cooperação entre em presas, para criar valor nos negócios e dividir riscos.
	
	(A) I, apenas.
	
	(D) I e III, apenas.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201411082724)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os pedidos de compras devem ser gerados a partir de:
		
	
	SG processadas - solicitações de compras encerradas no departamento de compras.
	
	SG emitidas - solicitações de compras que deram saída no departamento de vendas.
	 
	SG recebidas - solicitações de compras que deram entrada no departamento de compras
	
	OD - ordem direta da produção, emitida pelo gerente de processos.
	
	PC - pedido de compra interno da engenharia de processo
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201411104480)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São atividades básicas da Catalogação:
		
	
	Inventário, Recebimento, Estocagem e Distribuição.
	
	Cadastro de Fornecedor, Compras e Diligenciamento.
	
	Planejamento, Controle, Saneamento e Inventários.
	
	Identificação, Controle, Recebimento e Catalogação.
	 
	Identificação, Classificação, Codificação e Catalogação.

Outros materiais