Buscar

AVC - Isquêmico e Hemorrágico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roteiro para apresentação do seminário de Anatomia – T7 – Turma B
AVC – Isquêmico e Hemorrágico
SLIDE 1: Capa
SLIDE 2: Sumário
SLIDE 3: Definição
Para o funcionamento pleno das atividades cerebrais, as células necessitam receber oxigênio e nutrientes. Esse papel é desempenhado pelas artérias que levam o sangue do coração até o cérebro. O AVC (Acidente Vascular Cerebral), popularmente conhecido como derrame, é caracterizado pela interrupção do fluxo de oxigênio e nutrientes, acarretando na morte celular e prejudicando o desempenho das funções neurológicas. A forma como essa interrupção se dá é que define os tipos de AVC.
SLIDE 4: Isquêmico
O AVC Isquêmico é o mais comum, correspondendo por 85% dos casos de Acidente Vascular Cerebral. Ele ocorre quando uma artéria no cérebro é bloqueada (embolia). Esse bloqueio pode ocorrer através de um coágulo sanguíneo (que pode se formar no cérebro, ou formar-se no coração e ser trazido pelo fluxo sanguíneo) ou de placas de ateroma. Na maioria das vezes é incapacitante e não mortal.
SLIDE 5: Hemorrágico
O AVC Hemorrágico se caracteriza pelo sangramento em uma parte do cérebro, consequência do rompimento de um vaso sanguíneo. Hipertensão arterial e aneurisma (dilatação saciforme da parede arterial) podem tornar os vasos fracos o suficiente para romperem-se. Embora represente apenas 15%, o AVCH é mais fatal que o AVCI.
SLIDE 6: Sintomas 
O AVC começa de forma súbita, os sintomas não acontecem durante horas ou dias, é tudo de um minuto para o outro. São eles:
Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
Confusão, alteração da fala ou compreensão;
Alteração na visão;
Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente;
Desvio da boca (a boca fica “torta”) para um lado do rosto.
SLIDE 7: Efeitos
A forma como uma pessoa é afetada pelo AVC depende da parte do cérebro em que ocorreu o dano e da abrangência. Algumas pessoas se recuperam, porém mais de dois terços (2/3) dos sobreviventes ficam com sequelas.
O cérebro humano possui diferentes áreas que controlam habilidades específicas. Um exemplo são as funções locomotoras. O lado direito do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo, e o lado esquerdo do corpo comando o lado direito do cérebro. Quando um AVC afeta certa parte do cérebro, ela não mais desempenhará as funções como antes.
SLIDE 8: Fatores de risco
SLIDE 9: Diagnóstico e tratamento
Diagnóstico:
O diagnóstico é feito por meio da realização de exames de neuroimagem, como tomografia de crânio ou ressonância magnética. Além de elucidar o tipo de AVC, esses exames demonstram a localização do acidente, e o tamanho da hemorragia no caso do AVCH. O tempo recomendado para o diagnóstico do paciente com AVC, da entrada no setor de emergência até a confirmação por exame de imagem (tomografia ou ressonância magnética) deve ser, no máximo, de 45 minutos.
Tratamento:
AVCI: O tratamento para a desobstrução das artérias consiste na administração de um medicamento que dissolve o coágulo e normaliza o fluxo sanguíneo no cérebro. 
AVCH: O tratamento pode ser cirúrgico ou clínico, dependendo do volume da lesão, da localização e da condição clínica do paciente.
SLIDE 9: Bibliografia

Outros materiais