Buscar

Lista de exercícios - Treino para 1ª Prova

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DA INDÚSTRIA CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA -SATC
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA e MECÂNICA
DISCIPLINA: FÍSICA III 							 
PROFESSOR: Reiner Rodrigues Lacerda 					 
LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA GERAL 3
(Treino para a primeira prova)
01- Duas cargas iguais, de 3,0 (C, estão sobre o eixo dos y, uma delas na origem e outra em y = 6 m. Uma terceira carga q3 = 2(C está no eixo x, em x = 8 m. Calcular a resultante das forças sobre q3.
02- A figura mostra um cilindro condutor muito longo, de comprimento L, contendo uma carga +q e envolvido por uma fina casca cilíndrica, também condutora e de comprimento L,  contendo uma carga –2q. Use a lei de Gauss para calcular: (a) o campo elétrico na região externa à casca cilíndrica; (b) A distribuição de cargas na parte interna e na parte externa da casca cilíndrica; (c) o campo elétrico na região entre os cilindros.
03- Uma casca cilíndrica com paredes delgadas, de raio R e comprimento infinito, tem uma densidades superficial de carga (. (a) Mostrar que o campo elétrico é nulo para r < R. (b) Mostrar que para r > R o campo elétrico tem módulo 
(c) Mostrar que o resultado da parte (b) é o mesmo que o do campo de uma reta infinita carregada com a mesma carga elétrica por unidade de comprimento.
04- Uma carga puntiforme positiva de 2,5 (C está no centro de uma esfera condutora, sem carga, que tem o raio interno 60 cm e o externo 90 cm. (a) Achar as densidades de carga nas superfícies interna e externa da esfera oca e a carga total em cada superfície. (b) Achar o campo elétrico em qualquer ponto do espaço. (c) Repetir (a) e (b) quando a esfera oca tiver uma carga total de +3,5(C.
05- Duas cargas iguais de 3,0 (C estão sobre o eixo dos y, uma delas na origem e a outra em y = 6m. Uma terceira carga q3 = -6,0 (C está no eixo dos x em x = 8m. Achar: (a) a força sobre q3, (b) o campo elétrico que está atuando sobre a carga q3, (c) o potencial elétrico produzido pelas cargas no ponto ocupado por q3 e d) a energia potencial de q3.
06- Uma casca esférica de raio 6 cm tem uma densidade superficial de carga uniforme ( = 9 nC /m2. (a) Qual a carga elétrica total na casca: Achar o campo elétrico em (b) r = 2 cm, (c) r = 5,9 cm, (d) r = 6,1 cm e (e) r = 10 cm. (Dica: Use a Lei de Gauss)
_1296996494.unknown

Continue navegando