Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Desafio
Você deverá elaborar um plano de intervenção clínica a partir de um caso clínico complexo de um paciente que seja atendido na sua unidade de saúde por síndrome dispéptica, (lembrando de modificar os dados de identificação para manter o sigilo médico).
1 - Faça um relato:
· enumerando a lista de problemas/condições do paciente; 0,5 ponto
R: Paciente A. V. S. 58 anos, portador de HAS e obesidade grau II. Não tabagista, etilista social, 3 latas de cerveja aos finais de semana.
· especificando a etiologia da síndrome dispéptica do paciente. 0,5 ponto
R: A dispepsia pode ter várias causas, incluindo doenças digestivas, infecções, intolerâncias alimentares, uso de medicamentos e fatores psicoemocionais. 
2 - Descreva:
· seus achados no exame clínico; 0,5 ponto
R: Timpanismo em região do andar superior do abdômen.
· sinais e sintomas referidos na anamnese. 0,5 ponto
R: Relata Epigastralgia, indigestão, pirose, regurgitação e azia.
3 - Descreva outras estratégias a serem empregadas. 1,0
(Como, por exemplo, o inquérito nutricional, a avaliação do Índice da Massa Corporal, a avaliação do hábito tabágico, na avaliação do uso abusivo do álcool com o instrumento CAGE, entre outros.) 
R: Em investigação com o paciente, o mesmo relatou que alimentação normal: No café da manhã 1 pão francês com margarina e 1 fatia de queijo ou mortadela. No almoço: arroz, feijão, carne e salada quase que diariamente, alterando aos finais de semana, porém à noite come lanche e muitas vezes não respeita um tempo mínimo entre a refeição e o sono.
4 - Indique:
· quais exames seriam fundamentais para o diagnóstico e para o acompanhamento do paciente; 0,5
R: após falha na MEV e tratamento com IBP, acredito que endoscopia digestiva alta seria o exame indicado.
· os resultados dos seus exames laboratoriais/ imagem. 0,5
R: se resultado de hemograma apresentasse anemia ferropriva, poderia ser solicitado sangue oculto em fezes e caso positivo, EDA e colonoscopia.
(Caso exista alguma avaliação clínica, como um exame, por exemplo, que não tenha sido feito e que seja importante para o manejo clínico do caso, listar o exame e a justificativa da necessidade da sua realização.)
5- Elabore um plano terapêutico que inclua abordagens clínicas, como medidas farmacológicas e não farmacológicas a serem prescritas para a situação clínica descrita, incluindo no plano terapêutico a existência, ou não, de fatores indicativos para encaminhamento para o serviço especializado de Gastrologia. 1,0 ponto
 
6 - Faça uma reflexão conclusiva sobre a abordagem clínica-comportamental na APS dos usuários com síndromes dispépticas nas suas diferentes manifestações clínicas no contexto da APS. 1,0 ponto
 
7- Para finalizar, de acordo com seu texto argumentativo, insira um anexo com as fictícias solicitações de exames e prescrição do paciente, contendo o manejo clínico farmacológico e não farmacológico. 1,0 ponto
Solicito Hemograma.
Oriento o paciente a alterar alimentação, passando a ingerir mais fibras, verduras e frutas, bem como aumentar a ingesta de água para pelo menos 3 litros/dia.
Oriento elevação da cabeceira da cama em 45°.
Evitar uso: de bebidas alcoólicas principalmente à noite, refrigerantes, condimentos em geral, embutidos, comer massas à noite. Não se alimentar e ir dormir em seguida, aguardar pelo menos 2 horas.

Mais conteúdos dessa disciplina