Buscar

Desafio Profissional 2 BIM BETH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Elizabeth de Jesus Fagundes Andrade Bezerra RA 1709119045
 Jéssika Sanches Fernandes RA 1299115504
 Joelma Aparecida Machado de Sousa RA 2810728072
 Thayane Pereira Miranda RA 1299115534
 Tatianny Fernandes dos Santos RA 1711265267
DESAFIO PROFISSIONAL
PEDAGOGIA
 Tutora: Fernanda Damazio
Didática 
Língua Brasileira de Sinais 
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
UNIVERSIDADE
 ANHANGUERA – UNIDERP 
Centro de Educação a Distância 
Goiânia – Goiás
2015
1
INTRODUÇÃO
O USO INDEVIDO DA ÁGUA FAZ COM QUE A CADA DIA O SER HUMANO FIQUE MAIS A BEIRA DO ABISMO, AFINAL A ÁGUA É VITAL PARA TODOS OS SERES VIVOS.
TEMA DE DEBATES PELO MUNDO TODO, SEU USO IRRACIONAL E SUA POLUIÇÃO, PODEM ACARRETAR SUA FALTA, SE NENHUMA PROVIDÊNCIA FOR TOMADA. O ESGOTO DOMÉSTICO É UM DOS POLUENTES QUE CAUSAM MAIOR IMPACTO NO MEIO AMBIENTE, DESSA FORMA O PROBLEMA É COMPLEXO E UM DOS PRIMEIROS PASSOS SERIA FAZER A IDENTIFICAÇÃO SISTEMATIZADA DESTE ASSUNTO E TENTAR SANAR ESTE PROBLEMA.
A COMUNIDADE DE BOA ESPERANÇA, ESTÁ ENFRENTANDO UM VERDADEIRO DILEMA COM A POLUIÇÃO DO CÓRREGO QUE ATRAVESSA A CIDADE .
DEVIDO A ISSO PAIS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, JUNTARAM FORÇAS PARA TENTAR ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO QUE PONHA UM PONTO FINAL NESSE PROBLEMA.
APÓS UMA REUNIÃO FOI CRIADO O PROJETO “JUNTOS POR UMA VIDA MELHOR”, QUE CONTARÁ COMA PARCERIA DOS MORADORES, DO GOVERNO ESTADUAL E DA PREFEITURA. TENDO COMO O PRINCIPAL OBJETIVO A LIMPEZA DO CÓRREGO MELHORANDO ASSIM A QUALIDADE DA ÁGUA, ACABANDO COM A POLUIÇÃO E DEGRADAÇÃO DO LOCAL.
DESENVOLVIMENTO
SEGUNDO A OMS, 3 MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO MORRENDO EM CONSEQUÊNCIA DOS EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NO MUNDO. OS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS, COMO OS EUA, SÃO OS MAIORES POLUIDORES.
A DESPOLUIÇÃO PODE SER DO AR, ÁGUA, SOLO, ENTRE OUTROS. UM EXEMPLO BEM CONHECIDO NO BRASIL É A DESPOLUIÇÃO DO RIO TIETÊ NA CIDADE DE SÃO PAULO, MAS ELE NÃO É O ÚNICO, VEJA ABAIXO A IMAGEM DA POLUIÇÃO.
A SITUAÇÃO DO CÓRREGO DA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS HIDROLÓGICOS, FÍSICOS, SOCIOECONÔMICOS, DE BIODIVERSIDADE E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FOI TEMA DE REUNIÃO ENTRE A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE , FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA , UNIVERSIDADE FEDERAL E COMITÊ DA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA, QUE PARTICIPAM PESSOAS RELACIONADAS A COMUNIDADE LOCAL. É CONSENSO ENTRE OS PARTICIPANTES DA REUNIÃO QUE INFORMAÇÕES HIDROLÓGICAS SÃO NECESSÁRIAS PARA ANÁLISE E MONITORAMENTO DA SITUAÇÃO DA ÁGUA, E QUE ESTUDOS SOBRE A DEGRADAÇÃO E USO DO SOLO, O MAPEAMENTO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE AQUÁTICA E, POR FIM, O DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA POPULAÇÃO DEPENDENTE DA BACIA   SÃO ESSENCIAIS PARA TRAÇAR AS AÇÕES PRÁTICAS DE DESPOLUIÇÃO DO RIO. O CUSTO DO PROJETO É DE R$ 3,7 MILHÕES, A SEREM APLICADOS EM TRÊS ANOS.
A PREVISÃO É QUE ESTE CUSTO SEJA DIVIDIDO ENTRE A SEMARH, POR MEIO DO FUNDO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE (FEMA), A FAPEG, A UFG E A AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS (ANA). O SECRETÁRIO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS, UMBERTO OLIVEIRA, DESTACA QUE CADA INSTITUIÇÃO ENVOLVIDA DEVE DEFINIR QUANTO E PARA QUAIS AÇÕES PODE DISPONIBILIZAR RECURSOS. “TEMOS QUE FORMAR UM TERMO DE PARCERIA E DEFINIR A QUEM CABE CADA PARTE DO PROCESSO”, DIZ.
O SUPERINTENDENTE DE RECURSOS HÍDRICOS DA SEMARH, AUGUSTO DE ARAÚJO ALMEIDA, RESSALTA QUE O MOMENTO É PROPÍCIO PARA IMPLANTAR O PROJETO, UMA VEZ QUE JÁ TEM CRIADO INSTRUMENTOS DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS, COMO OS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E O PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS. “ESTE PROJETO É FUNDAMENTAL ATÉ PARA CONHECERMOS MELHOR A SITUAÇÃO DOS COMPONENTES EXISTENTES NA ÁGUA DO CÓRREGO DA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA E BARATEAR SUA DESPOLUIÇÃO”, INFORMA.
PASSO 1
IMPACTOS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO DO CÓRREGO NO COTIDIANO DA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA
FALTA DE VEGETAÇÃO NATIVA NAS MARGENS DAS NASCENTES.
PIORA NA QUALIDADE DO AR
AUMENTO DAS ENCHENTES
CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA 
CONTAMINAÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO 
DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS 
ACÚMULO DE LIXO E ENTULHO ÀS MARGENS DO CÓRREGO. 
MEDIDAS ADOTADAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO CÓRREGO DE BOA ESPERANÇA
RECOMPOSIÇÃO DA VEGETAÇÃO EM TORNO DAS 
NASCENTES. 
IMPLANTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DAS REDES DE ESGOTOS LOCAIS. 
CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO NA ESCOLA E NA COMUNIDADE 
IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE CONTROLE AMBIENTAL NO LOCAL. 
IMPLANTAÇÃO DE CAIXAS SEPARADORAS COM ÓLEOS E GRAXOS. 
FISCALIZAR O USO INDEVIDO DA ÁGUA DO CÓRREGO.
5
IMPACTOS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO 
DO CÓRREGO NO COTIDIANO
PASSO 1
6
MEDIDAS ADOTADAS PARA A MELHORIA 
DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO CÓRREGO
COLETA REGULAR DE LIXO 
CONSTRUÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO 
DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS 
PARCERIA ENTRE COMUNIDADE, ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS 
DENÚNCIA JUNTO AO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES SOBRE A PRESENÇA DE CRIADOUROS DE ANIMAIS À MARGEM DO CÓRREGO. 
PASSO 1
7
MEDIDAS ADOTADAS PARA A MELHORIA 
DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO CÓRREGO
PASSO 1
8
PASSO 2
9
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
 
PASSO 2
10
PASSO 3
ACÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NA ESCOLA
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ADOÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZAS BIODEGRADÁVEIS.
PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS.
PROJETO DE RECICLAGEM.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.
DETALHAMENTO DAS AÇÕES
IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS PERMANENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PARA QUE A POPULAÇÃO NO ENTORNO DO CÓRREGO, SE CONSCIENTIZE A NÃO JOGAR NENHUM TIPO DE LIXO OU RESÍDUOS DOMÉSTICOS, SÓLIDOS OU NÃO.
SUBSTITUIR PRODUTOS TÓXICOS POR PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS.
NOMEAR ALUNOS PARA MONITORAR O PROJETO, FAZENDO PALESTRAS, GINCANAS, FAIXAS, DE FORMA A ENVOLVER OS ALUNOS E TODA A COMUNIDADE VIZINHA.
SEPARAÇÃO DO LIXO, FAZER BRINQUEDOS DE SUCATA E VENDENDO O RESTO PARA FINANCIAMENTO DO PROJETO.
OS ALUNOS TERÃO INICIAÇÃO CIENTÍFICA OBSERVANDO A ÁGUA E TRAÇANDO OBJETIVOS PARA A MELHORIA DA MESMA.
11
AÇÕES QUE PODEM SER 
DESENVOLVIDAS NA ESCOLA
PASSO 3
12
LEITURA DA COMUNIDADE
13
PASSO 4
14
PASSO 4
15
PASSO 5
COMO INTEGRANTES DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES, PROPOMOS QUE COBREMOS DO GOVERNO A COLETA REGULAR DE LIXO E A CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO. VAMOS TAMBÉM AS EMPRESAS PARCEIRAS E VER NO QUE REALMENTE VÃO AJUDAR, A COMUNIDADE DEVE VIGIAR PARA QUE MORADORES NÃO VOLTEM A JOGAR LIXO NO CÓRREGO.
VAMOS USAR A RÁDIO LOCAL PARA DIVULGAÇÃO DAS DATAS DAS AÇÕES QUE FAREMOS.
A IGREJA VAI SER FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE DESPOLUIÇÃO DO CÓRREGO, POIS TEM APOIO DA COMUNIDADE.
OS AGENTES DE SAÚDE VÃO FISCALIZAR E CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE.
A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRE DA QUAL SOU INTEGRANTE FICARÁ POR CONTA DE INFORMAR E DISCUTIR SOBRE O PLANO DE AÇÕES QUE ESTÁ SENDO ELABORADO.
 AS PROPOSTAS DA COMUNIDADE ESCOLAR SÃO: IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS PERMANENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUBSTITUIR PRODUTOS TÓXICOS POR PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS, NOMEAR ALUNOS PARA MONITORAR O PROJETO, FAZENDO PALESTRAS, GINCANAS, FAIXAS, DE FORMA A ENVOLVER OS ALUNOS E TODA A COMUNIDADE VIZINHA, SEPARAÇÃO DO LIXO, FAZER BRINQUEDOS DE SUCATA E VENDENDO O RESTO PARA FINANCIAMENTO DO PROJETO, OS ALUNOS TERÃO INICIAÇÃO CIENTÍFICA OBSERVANDO A ÁGUA E TRAÇANDO OBJETIVOS PARA A MELHORIA DA MESMA.
O PODER PÚBLICO FICARÁ RESPONSÁVEL POR AMPLIAR AS ÁREAS DE LAZER, INVESTIR EM FOSSAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS, SOLICITAÇÃO DE PROJETOS DE ARBORIZAÇÃO, RECOMPOSIÇÃO DA MATA CILIAR, CONSTRUÇÃO DE REDE DE DRENAGEM A FIM DE EVITAR ENCHENTES, EROSÕES, FAZER O ATERRO SANITÁRIO, COLETA REGULAR DE LIXO, SELETIVA E DESCARTE EM LOCAIS CORRETOS E POR FIM FUNDAR UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
ATUALMENTE, A BUSCA POR UM MUNDO SUSTENTÁVEL
FAZ PARTE DA AGENDA POLÍTICA DE MUITAS REGIÕES DO PLANETA.
 NA PRÁTICA, PORÉM, MUITOS DESSES PROJETOS TEM FICADO NO MEIO DO CAMINHO. FALTA ATITUDE, POR PARTE DAQUELES QUE ESTÃO A FRENTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COLOCAREM EM ANDAMENTO AS AÇÕES NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO DESSAS POLÍTICAS.
 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL OBRIGATÓRIA NAS ESCOLAS DESDE A EDUCAÇÃO DE BASE SERIA UMA, DENTRE OUTRAS AÇÕES, QUE PODERIAM CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL SÓLIDA NO SENTIDO DE PRESERVAÇÃO NÃO SÓ DOS RECURSOS HÍDRICOS, MAS DOS RECURSOS NATURAIS DE UM MODO GERAL.
17
A ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL É UM DOS MAIORES PROBLEMAS DA HUMANIDADE, DEVIDO AO CRESCIMENTO ACENTUADO DA POLUIÇÃO.
PRECISAMOS ENTENDER DE QUE FORMA PODEMOS NOS ORGANIZAR PARA MELHORAR A INFRAESTRUTURA DAS COMUNIDADES, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO SANEAMENTO BÁSICO.
PARA PARTICIPARMOS ATIVAMENTE NA EXECUÇÃO E CONSTRUÇÃO DE LEIS QUE REGULAMENTAM A POLÍTICA URBANA, É IMPORTANTE QUE CONHEÇAMOS O ESTATUTO DAS CIDADES.
A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CIDADE EM GRUPOS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANO DIRETOR MUNICIPAL QUE ATENDA AOS INTERESSES DA MAIORIA.
ESPECIALISTAS DE DIVERSAS ÁREAS DEFENDEM QUE AS CIDADES PODEM ASSUMIR PLENAMENTE A RESPONSABILIDADE PELA PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ASSEGURANDO O ACESSO EQUILIBRADO DOS BENS NATURAIS PELA POPULAÇÃO.
NOSSA MISSÃO É FAZER A DIFERENÇA ONDE ESTAMOS.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, SE CADA UM FIZER A SUA PARTE O MUNDO SERÁ MUITO MELHOR!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
YOUTUBE. LIBRAS - Água Poluída (legendado e animado). Disponível em: <http://youtu.be/6ODWO_6K6bk>; Acesso em: 28 out. 2014.
YOUTUBE. Mais da metade da população não tem rede de tratamento de esgoto. Disponível em: 
< http://youtu.be/Jv4iPVoedEo>; Acesso em: 28 out. 2014.
YOUTUBE. Mais de 1 milhão de vidas seriam salvas se houvesse saneamento. Disponível em: <http://youtu.be/JT7ul4hcMNU>; Acesso em: 28 out. 2014.
6th World Water Forum - Marseille 2012. Disponível em: 
<www.worldwaterforum6.org>; Acesso em: 28 out. 2014.
YOUTUBE. O que é Saneamento Básico. Disponível em: 
<http://www.youtube.com/watch?v=_6-4cgx3BR4>; Acesso em: 28 out. 2014.
YOUTUBE. Alternativas de Saneamento Ambiental no Ceará. Disponível em: 
http://www.youtube.com/watch?v=bE4kwH4Ew9I água garrafa pet>; Acesso em: 28 out. 2014.
VIVA FAVELA. Saneamento é básico, mas não existe. Disponível em: 
<http://www.vivafavela.com.br/18-saneamento-basico/478-saneamento-e-basico-mas-nao-existe>; Acesso em: 28 out. 2014.
21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Saneamento e Meio Ambiente. Disponível em: 
<http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/municipal/marcha_prefeitos/meio_ambiente.asp>;
Acesso em: 28 out. 2014.
RIO ON WATCH. Vale Encantado Planeja Projeto de Saneamento Sustentável. Disponível em: 
<http://rioonwatch.org.br/?p=7183 planejamento sustentável>; Acesso em: 28 out. 2014.
CETESB. Reuso da Água. Disponível em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/%C3%81guas-Superficiais/39-Reuso-de-%C3%81gua reuso da água>; Acesso em: 28 out. 2014.
SCIELO. Solução para remoção de lixo nas favelas. Disponível em: 
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1985000100005 Solução para remoção de lixo nas favelas>; Acesso em: 28 out. 2014.
PLANETA SUSTENTÁVEL. Como uma favela é urbanizada?. Disponível em: 
<http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/qualidade-de-vida-favela-urbanizacao-saneamento-493951.shtml Como uma favela é urbanizada>; Acesso em: 28 out. 2014.
THE NATURAL STEP. Comunidades Sustentáveis. Disponível em: <http://www.naturalstep.org/fr/brazil/comunidades-sustentaveis>; Acesso em: 28 out. 2014.
22

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando