Buscar

Doença de crohn


Continue navegando


Prévia do material em texto

Doença de Crohn.
 	A doença de Crohn é uma doença crônica inflamatória intestinal, que atinge geralmente o íleo e o cólon.
 	Apresenta-se sob três formas principais: inflamatória, fistulosa e fibroestenosante. 	
 	A Doença de Crohn é crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico.
 A Doença de Crohn inicia-se mais frequentemente na segunda e terceira décadas de vida, mas pode afetar qualquer faixa etária. 
Dependendo da região afetada, a Doença de Crohn pode ser chamada de ileite, enterite regional ou colite.
causa.
Sua causa é ainda desconhecida , no entanto varias causas foram propostas, com as possibilidades mais prováveis sendo a infecciosa, a imunológica e a genética. 
Sintomas
Náuseas e Vômitos.
Diarréia
Febre moderada
Falta de apetite
Distensão abdominal
Dor abdominal, 
geralmente à volta do 
umbigo na região mais 
baixa à direita 
Nas fezes pode haver eliminação de sangue, muco ou pus. 
Crises respiratórias em que a pessoa esta sempre com ataques violentos de tosse, principalmente durante a noite. (Raros)
A pessoa não consegue dormir deitada e com a força da tosse, por vezes vomita e fica com faltas de ar pouco prolongadas. Este episódio costuma demorar sensivelmente uma semana, dependendo dos casos.
Diagnóstico
O diagnostico por imagem normalmente é feito com tomografia contrastada (endovenoso e oral juntos), normalmente o paciente acometido mostrara desde inflamações, espessamento, estenoses e massas tumorais. 
Mas a melhor forma de confirmação é a colonoscopia, onde uma câmera ira filmar como esta tudo internamente, desde do reto ate aproximadamente 20 cm adentro do ileo terminal, mas muitas vezes a colonoscopia pode aparentemente estar normal, mas na biopsia o paciente pode se surpreender com ileite, colite e retite, mostrando que todo o intestino esta inflamado. 
Tratamento.
O tratamento depende da localização, severidade da doença, complicações e resposta aos tratamentos anteriores. 
O tratamento pode incluir medicação, complementos nutricionais, cirurgia ou a combinação das três. Os fármacos mais usados são imunodepressores como aminosalicilatos, corticosteróides. A cirurgia com excisão das regiões mais afetadas melhora o prognóstico dos casos mais graves.
Um doente necessita de consultas regulares e vigilância médica.
O controle dos sintomas com a medicação adequada pode prolongar o período de inatividade ou mesmo anular os períodos de atividade. Há casos em que o paciente passou a não tomar mais remédios, apenas controlando sua doença com a dieta, depois de tratado com os medicamentos corretos.
Os principais tipos de medicamentos prescritos para a doença de Crohn são:
medicamento que diminuem a inflamação (salicilatos e corticóides)
Antibióticos
Imunosupressores, ex: Infliximab e Adalimumabe.
  O seu médico pode prescrever medicamentos antidiarréicos para que o paciente continue fazendo suas atividades diárias normais. 
v
Colite ulcerativa.
É uma forma de doença inflamatória intestinal, especificamente do intestino grosso ou cólon, que inclui úlceras no cólon.
Devido ao seu nome, geralmente é confundida com a síndrome do colon irritável. Ela possui também similaridades sintomáticas com a doença de Crohn mas se diferencia dela porque a colite ulcerativa ataca somente o cólon e o reto.
Ela afeta os dois sexos, entre os 15 e 30 anos ou depois dos 60 anos. Acomete mais as pessoas de raça branca que as de raça negra ou os orientais e incide mais em judeus que em não judeus.
Em um terço dos casos todo o cólon está afetado e nos restantes ele só está comprometido parcialmente.
A doença geralmente começa nas proximidades do reto e pode se estender pelo intestino grosso. A colite ulcerativa tem etiologia sistêmica e leva a muitos outros sintomas fora do intestino.
Causa
Não tem uma causa conhecida , mas existem estudos que apontam para um componente genético.
A doença geralmente começa na área retal e pode eventualmente se estender por todo o intestino grosso. 
19
SINTOMAS
Os sintomas variam em gravidade e podem começar lenta ou repentinamente. 
Os sintomas incluem: 
Dor abdominal e cãibras que geralmente desaparecem após uma evacuação
Sons abdominais (um som borbulhante ou esguichante proveniente do intestino)
Sangue e pus nas fezes
Diarréia, de apenas alguns episódios a muitos durante todo o dia
Febre
Tenesmo (dor retal)
Perda de peso
Hemorragia gastrointestinal
Dor nas articulações
Feridas na boca (úlceras)
Náusea e vômitos
Caroços ou lesões na pele
Diagnóstico
O diagnóstico da colite ulcerativa é feito pela história médica e exame clínico do paciente e complementado por estudos de imagem (retossigmoidoscopia, colonoscopia, exames radiológicos contrastados). Além do hemograma completo.
22
O diagnóstico deve ainda estabelecer a distinção nem sempre fácil entre a colite ulcerativa e a doença de Crohn.
A biópsia do cólon pode ser útil para o estabelecimento do diagnóstico definitivo. A colonoscopia é importante para detectar um possível câncer intestinal.
TRATAMENTO
Não há cura definitiva para a colite ulcerativa, mas os tratamentos possíveis podem aliviar os sintomas e evitar as complicações. 
Os tratamentos disponíveis incluem derivados da sulfa como a messalazina ou ácido 5-aminossalicílico, corticoides ou agentes imunossupressores. 
A remoção cirúrgica parcial ou total do intestino grosso às vezes chega a ser necessária em casos graves e pode possibilitar a cura da doença.
Os objetivos do tratamento são: 
Controlar os ataques agudos
Prevenir ataques repetidos
Ajudar a curar o cólon
A hospitalização é frequentemente necessária para ataques graves. Seu médico pode prescrever corticosteróides para reduzir a inflamação. 
Colite ulcerosa
Doença de Crohn
Obrigada!