Buscar

Aula 3 - Televisão

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
A história do jornal, rádio, TV e cinema - imprensa
- Televisão
	1920: Primeiros modelos de televisão. 1923: Primeiro modelo de televisor a ser produzido em escala industrial. 1930: Televisor ganha novos reparos e transforma-se em um produto de maior visibilidade comercial.
	Em março de 1935, os alemães fizeram a primeira transmissão televisiva , o que era muito empregado para a divulgação do nazismo liderado por Adolf Hitler.
	1954: Transmissão de imagens coloridas (internacionalemente), quando a emissora NBC empregou um sistema compatível com os televisores preto e branco para realizar a transmissão colorida. 1962: Primeira transmissão intercontinental, através do satélite Telstar, enviando sinais de TV dos EUA para o Velho Mundo.
	A televisão apareceu no Brasil como uma grande novidade tecnológica na Feira Internacional de Amostras, em 1939, no Rio de Janeiro. Quase 10 anos depois, o operador de câmera Olavo Bastos Freire realizou a transmissão de uma partida de futebol empregando uma tecnologia improvisada.
	Em 18 de setembro de 1950 começa o primeiro canal de televisão do Brasil, com Assis Chateaubriand, a Rede Tupi. Duzentos aparelhos foram importados e distribuídos pela cidade, uma maneira de atrair o interesse público, pois a maioria ainda não tinha aparelhos em casa, pois era caro e era considerado de elite.
	Seus primeiros anos foram marcados pela fase de aprendizagem, tanto técnica quanto artisticamente. Tudo era feito ao vivo, não havia edição nem cortes, inevitavelmente tinham vários erros, por isso era exigido o máximo de cuidado e concentração. Chamadas ao vivo demandavam tempo e logística para deslocar todo o equipamento pesado para o local da filmagem.
	As transmissões ocorriam das 18hs às 22hs, com programação variada. Os musicais eram os mais produzidos. O teleteatro, apesar de constante desde 1951, não ganhou importância popular. Obras nacionais e estrangeiras foram exibidas com excelente nível de adaptação e interpretação.
	O Seu Repórter Esso, foi apresentado de 10 de abril de 1952 (no rádio começou em 1941) até 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi (no rádio terminou em dezembro de 1968). Em 1955 é transmitido o primeiro jogo de futebol, entre Santos e Palmeiras. Foi a primeira transmissão externa.
	A partir da década de 1960, houve maior agilidade e alcance da informação com as novidades tecnológicas, o que fez com que a televisão se consolidasse como o mais importante meio de comunicação.
	Dois gêneros de programa contribuíram para que a TV se tornasse fenômeno de comunicação de massa: o programa de auditório e a telenovela. Começaram os programas infantis e a TV Excelsior. É implantada a regulamentação dos intervalos por decreto federal e o tempo desses intervalos é de 3 minutos.
	Em 1962 é criada a Embratel e instituído o Código Brasileiro de Telecomunicações. Em 1963, com a evolução da produção, começou a ser usado o VT, que facilitou muito a gravação de programas e a fazer cortes e editar erros.
	A primeira telenovela vai ao ar em 1963. Em 1970 começaram as transmissões em rede via satélite, que encurtou distâncias e "reduziu" o país e o mundo, com a informação sendo consumida de imediato. Em 1972 transmissão a cores. Entretanto, vivendo o regime militar e a rígida censura da época, todas as tentativas de informação livre foram abafadas e eram mostradas de acordo com o permitido pelo regime vigente.
	Com a cor, foi exigida a instalação de novos equipamentos que permitiam mudanças na linguagem da televisão, pois utilizavam com grande frequência os novos efeitos eletrônicos aliados ao VT. Nos anos 70, a telenovela teve grande evolução na encenação, conteúdo, na estrutura narrativa e linguagem televisiva.
	Nos anos 80, com as mudanças sociopolíticas e o abrandamento da censura militar, os programas jornalísticos voltaram a ter participação para formar uma consciência nacional, deixando de ser somente informativos e passando a discutir ideias e opiniões.
	Os programas femininos se reposicionam e passam a discutir temas como a mulher na sociedade e no trabalho. Começaram as transmissões de grande repercussão social no país, como: campanhas por eleições diretas, anistia política, constituinte, etc.
	A força da comunicação jornalística iniciou um sutil processo de formação de opinião, o qual culminou, no final da década, com a eleição de um político desconhecido para a presidência do país. O humor volta a ter força, passando a usar também os temas sociopolíticos. 
	Nos anos 90, o sistema de TV à cabo cresce e diversas emissoras independentes em VHF ou UHF são inauguradas, dirigindo-se a públicos mais específicos. A venda de horários das emissoras cresce e o conteúdo religioso também.
	Os anos 90 trazem uma nova era para a TV: a era digital. Europeus , americanos e japoneses já fazem esse tipo de transmissão. O Brasil adota o padrão japonês criando o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), uma junção do sistema japonês (ISDB) com melhorias incorporadas pelos brasileiros, como o middleware Ginga (DTVi). O padrão nipo-brasileiro já foi adotado por 9 países do mundo e é considerado o melhor padrão existente de televisão digital no mundo.

Continue navegando