Buscar

D. coletivo do trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito 
=
prevenção de conflitos e conquista da paz social.
Direito Coletivo do trabalho à evitar o conflito entre os grupos organizados de empregados e empregadores, estabelecendo regras de condutas para essas entidades sindicais conviverem pacificamente.
“complexo de regras, princípios e insitutos jurídicos que regulam as relações empregatícias, quer no palco especificamente das obrigações contratuais de caráter individual, quer no plano mais largo dos vínculos estabelecidos entre os entes coletivos que representam os sujeitos desse contrato. Além, do Direito do Trabalho regular outras relações laborativas não empregatícias especificadas em lei.” 
 (DELGADO, Mauricio)
 “O segmento do Dir. do Trabalho encarregado de tratar da organização sindical, da negociação coletiva, dos contratos coletivos, da representação dos trabalhadores e da greve.” 
 (Sergio Pinto Martins).
“Direito Sindical é o ramo do direito do trabalho que tem por objeto o estudo das normas e das relações jurídicas que dão forma ao modelo sindical.” 
 (Amauri Mascaro Nascimento).
“O Direito Coletivo é a parte do Direito do Trabalho que trata coletivamente dos conflitos do trabalho e das formas de solução desses conflitos. Trata da organização sindical e da forma de representação coletiva dos interesses da classe profissional e econômica.” 
 (Vólia Bonfim)
“ regula as relações inerentes à chamada autonomia privada coletiva, isto é, relações entre organizações coletivas de empregados e empregadores e/ou entre as organizações obreiras e empregadores diretamente, a par das demais relações surgidas na dinâmica da representação e atuação coletiva dos trabalhadores.” 
 (DELGADO, Mauricio Godinho).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando