Buscar

fundamentos filosoficos da educacao e etica.fase

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Uninter
Curso: Geografia
Disciplina UTA –Fundamentos da Educação–Fase II: Fundamentos Filosóficos da Educação e Ética e Educação.
Professor: Luís Fernando Lopes 
Aluno: Reni Marcelo Velasco R.U:1237759
INTRODUÇÃO.
O local aonde nascemos, aprendemos, ate chegamos a constituir família e grandes laços de amizade,este local e a cidade onde você mora, a sua cultura local e costumes tradicionais de sua região.
	O nome é homenagem que se prestou a Alberto Byington Júnior, sócio da Companhia Byington de Colonização Ltda em 1953. A denominação derivou-se de seu endereçamento telegráfico, que era formado com a primeira sílaba AL de Alberto e a última TON de Byington. Daí, Altônia, que ganhou acentuação circunflexa na segunda vogal. A bandeira também é uma homenagem ao país de origem de Alberto que são os Estados Unidos, porém com a cruz escandinava.
GEOGRAFIA DA CIDADE 
	O principal acidente geográfico do município de Altônia é a lagoa Xambrê, localizada nas margens do Rio Paraná, sendo a maior lagoa marginal do estado do Paraná. A lagoa tem 5 mil metros de extensão por 3 mil metros de largura sendo formada praticamente em toda a sua extensão por pântanos entre as águas, o que a faz tornar-se parecida com o pantanal do Mato Grosso do Sul. As suas margens são constituídas pelo arenito caiuá e a lagoa desempenha um papel importante para a manutenção das espécies de peixes do Rio Paraná.Altônia e banhada pelos rios, Paraná e Piquiri e seus afluentes,se encontra a 15km de distância do rio Paraná e 14km do rio Piquiri.
LAGOA XAMBRÊ.					
CULTURA
	Altônia tem como pontos de turismo, a igreja matriz e o rio Paraná.
	Altônia e uma cidade do Noroeste ou Norte Novíssimo do PR (nomes usados para diferenciar do Norte Pioneiro) surgiram basicamente em função da agricultura próspera, onde as pessoas vinham em busca de terras férteis (como paulistas, mineiros, nordestinos e estrangeiros), principalmente naquelas áreas onde a terra é roxa (arredores de Londrina), daí a expressão "pé-vermelho". Grande parte são planejadas pois foram projetadas pelas Companhias de Colonização que organizaram a ocupação
Altônia não tem como raiz uma cultura de países , como marechal Candido Rondon ,Palotina,Maripá e ate mesmo Nova Santa Rosa, sendo estas cidades com o máximo de distancia de 117km sentido oeste do Paraná, cidades colonizadas por italianos , alemães e pessoas do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
REFERÊNCIAS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alt%C3%B4nia

Outros materiais