Buscar

AULA 12 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS EAD

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GST1133 – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
Aula 12
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO
As técnicas de simulação são aplicadas em contexto grupal sendo portanto técnicas de dinâmica grupal. Baseadas no drama, é reconstruída em palco, no aqui e agora, a situação que se pretende analisar. Nele encontra-se o protagonista, cercado por outras pessoas que eventualmente poderão participar na dramatização. De entre as técnicas de simulação, destaca-se o psicodrama, técnica baseada na Teoria Geral dos Países de Moreno. 
Nas organizações esta técnica é realizada a par da entrevista e dos testes psicológicos. Os candidatos procedem á dramatização de um possível acontecimento do futuro papel a desempenhar na organização.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
Os testes psicológicos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas.
Os resultados dos testes de uma pessoa são comparados com padrões de resultados de amostras representativas para obter resultados em percentis.
Apresentam três características:
TESTES PSICOLÓGICOS
1) Preditor – significa a capacidade de um teste de oferecer resultados prospectivos capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
2) Validade – significa a capacidade do teste de aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir. Validade representa a relação entre um esquema de seleção com algum critério relevante. Um teste sem validade não funciona, pois mede coisas que não se pretende medir.
TESTES PSICOLÓGICOS
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
2) Precisão – significa a capacidade do teste de apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa. Precisão representa a consistência da mensuração e ausência de discrepâncias na medida. As repetidas aplicações do teste apresentam resultados constantes.
TESTES PSICOLÓGICOS
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
Enquanto as provas de conhecimento ou de capacidade medem a capacidade atual de realização e habilidades, os testes psicológicos medem as aptidões individuais, para oferecer um prognostico futuro de seu potencial de desenvolvimento. 
TESTES PSICOLÓGICOS
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
TESTES PSICOLÓGICOS
APTIDÃO
CAPACIDADE
Predisposição natural para determinada atividade ou trabalho;
Existe sem exercício prévio, sem treino ou aprendizado;
É avaliada por meio de comparações;
Permite prognosticar o futuro do candidato no trabalho;
Transforma-se em capacidade através do exercício ou treinamento;
Possibilita o encaminhamento futuro para determinado cargo;
Habilidade adquirida para realizar determinada atividade ou trabalho;
Surge depois do treinamento ou aprendizado;
É avaliada pelo rendimento no trabalho;
Permite prognosticar o presente: refere-se a habilidade atual do indivíduo;
É o resultado da aptidão depois de exercitada ou treinada;
Possibilita a colocação imediata em determinado cargo;
Diferenças entre aptidão e capacidade. CHIAVENATO, 2009
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
IFP – INVENTÁRIO FATORIAL DE PERSONALIDADE
Finalidade: O inventário visa avaliar o indivíduo normal em 15 necessidades ou motivos psicológicos, a saber: Assistência, Dominância, Ordem, Denegação, Intracepção, Desempenho, Exibição, Heterossexualidade, Afago, Mudança, Persistência, Agressão, Deferência, Autonomia e Afiliação.
TESTES PSICOLÓGICOS E SUAS FINALIDADES
AC – ATENÇÃO CONCENTRADA
Finalidade: Avaliar a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho durante um período. Material elaborado com um único símbolo, uma ponta de flecha e distribuído em linhas. O sujeito deverá cancelar rapidamente 3 tipos diferentes distribuídos pelas linhas. A avaliação é simples através de crivo de correção transparente.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
PALOGRAFICO
Finalidade: Trata-se de um teste de personalidade cuja aplicação é muito simples e rápida, mas sua avaliação e interpretação exigem um certo grau de preparação e experiência do psicólogo com a técnica. 
TESTES PSICOLÓGICOS E SUAS FINALIDADES
QUATI
Finalidade: Avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada indivíduo faz. Pode ser utilizado em Seleção de Pessoal, Avaliação de Potencial, Orientação Vocacional, Psicodiagnóstico etc.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
PMK
Finalidade: O teste é muito utilizado na avaliação de candidatos a motorista, operadores de máquinas e para quem vai portar de arma de fogo. Ele nos dá uma visão bastante clara e diferenciada da personalidade humana, sua estrutura e dinâmica, mostrado como a pessoa é em sua essência e como ela reage em contato com o meio ambiente: Tônus vital (elação e depressão), Agressividade (hetero e auto), Reação vivencial (extra e intratensão), Emotividade, Dimensão tensional (excitabilidade e inibição), Predomínio tensional (impulsividade e rigidez/controle)
TESTES PSICOLÓGICOS E SUAS FINALIDADES
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
Finalidade: O Inventário ADT é um instrumento que tem por objetivo colher informações sobre a forma como as pessoas utilizam o seu tempo no trabalho. Deverá ser aplicado por psicólogos que atuam na área de seleção de pessoal e formação, bem como por outros profissionais, ligados à área de Recursos humanos, que possuam experiência na aplicação de inventários desta natureza, possuam familiaridade com princípios básicos de administração, conhecimento do dia-a-dia das empresas e dos problemas humanos que as mesmas apresentam.
TESTES PSICOLÓGICOS E SUAS FINALIDADES
ADT – INVENTÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
Finalidade: Foi elaborado com a finalidade de investigar, avaliar e mensurar o raciocínio lógico de motoristas. Pode ser aplicado desde sujeitos alfabetizados até sujeitos com nível superior de instrução. Pode ser utilizado na avaliação psicológica no trânsito, abrangendo candidatos à obtenção da C. N. H. (Carteira Nacional de Habilitação), motoristas que estão mudando de categoria, bem como aqueles que estão renovando os exames. Também pode ser indicada para avaliação neuropsicológica de idosos, seleção de pessoal - principalmente vigilantes e seguranças e avaliação de potencial de funcionários.
TESTES PSICOLÓGICOS E SUAS FINALIDADES
BFM 3 – TESTE DE RACIOCÍNIO LÓGICO
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
Personalidade é mais do que um conjunto de certos aspectos mensuráveis. Constitui uma integração de traços pessoais, uma mistura, um todo organizado. 
TESTE DE PERSONALIDADE
O termo personalidade representa a integração única de características mensuráveis relacionadas com aspectos permanentes e consistentes de uma pessoa. Essas características são identificadas como traços de personalidade e distinguem a pessoa das demais.
Os testes de personalidade revelam certos aspectos das características superficiais das pessoas, como aqueles determinados pelo caráter (traços adquiridos) e aqueles determinados pelo temperamento (traços inatos)
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
AULA 08
Teste seus conhecimentos
Com as informações a respeito do cargo a ser preenchido, faz-se necessária a escolha das técnicas de seleção adequadas para conhecer e escolher os candidatos adequados. O psicodrama e a dramatização são:
tipos de entrevistas de seleção;
provas de conhecimento;
testes psicométricos;
técnicas de simulação;
testes de personalidade
RESPOSTA: “D”
Produção Textual
AULA 02: O que é "texto".
VAMOS AOS PRÓXIMOS PASSOS?
 
TÉCNICAS DE SELEÇÃO
Apresentar técnicas de seleção;
Demonstrar as técnicas: Entrevistas;
Produção Textual
AULA 02: O que é "texto".

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais