Buscar

AVALIAÇÃO DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201507822212)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A prática pedagógica não intencional significa que não houve preparo por parte do profissional da educação. Quais as consequências dessa prática não intencional para o professor e o aluno?
		
	
Resposta: O professor deixará os alunos "na mão" sem o planejamento correto, contudo os alunos ficaram desorientados por falta de atenção do professor. O professor deixa a desejar, ficando como alguém irresponsável com seu trabalho.
	
Gabarito: O professor por não se preparar, não se planejar, poderá ficar perdido no caminho, sem saber o que fazer, porque fazer, onde chegar, não dando conta dos objetivos educacionais, comprometendo o processo de aprendizagem.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507771028)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Quando o professor lança mão da aula expositiva como técnica de ensino, significa que ele respalda a prática em qual perspectiva pedagógica? Justifique sua resposta:
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Na pedagogia tradicional em que o professor é o centro do processo, faz um monólogo diante dos alunos, trabalhando o conhecimento verbalmente, ditando e sendo o processo de "aprendizagem" caracterizado por uma via de mão única; o conhecimento é transmitido linearmente do professor para o aluno.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507787366)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Estudos sobre a Didática no Brasil, de acordo com Libâneo (1994, 2002), revelam as relações existentes entre a história da Didática e as ten¬dências pedagógicas. Segundo o autor, essas tendências podem ser classi¬ficadas em duas correntes: a liberal e a progressista. De acordo com a classificação apresentada por Libâneo, assinale a alternativa correta.
		
	
	Na tendência tecnicista o centro da atividade escolar não é o professor nem a matéria, é o aluno.
	 
	Ao colocar o foco exclusivamente no processo de aprendizagem, o movimento da Escola Nova deixou de lado o produto dessa aprendizagem. Por isso, essa tendência pedagógica é classificada como progressista.
	
	As tendências progressistas adotam a ideia de que a função da escola é preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, de acordo com suas aptidões individuais.
	 
	As tendências da corrente liberal agrupam a pedagogia tradicional, a pedagogia renovadora e o tecnicismo educacional.
	
	A pedagogia libertadora é classificada como tendência liberal.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507294673)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.¿ O trecho refere-se a:
		
	 
	Didática Magna de Comenius.
	
	Escola de Summerhill.
	
	Escola Ativa de Dewey.
	
	Escola não diretiva de Rogers.
	
	Pedagogia Freinet.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507080880)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo, professor de matemática do 6º ano do ensino fundamental, discutia com Maria, a professora alfabetizadora da escola, sobre a prática e a compreensão crítica do processo ensino-aprendizagem. Enquanto Paulo afirmava que o processo de ensinar era uma prática neutra, e que o conteúdo trabalhado era o preestabelecido pela escola, Maria afirmava que o que ele dizia era puro mito, posto que não há neutralidade na educação da criança, nem na do jovem, nem na do adulto. Em relação às posições defendidas por Paulo e Maria é correto afirmar que:
		
	
	Paulo e Maria estão errados.
	 
	Paulo está enganado, porém Maria está correta.
	
	As posições de Paulo e Maria não podem ser avaliadas.
	
	Somente Maria está errada
	
	Paulo e Maria estão corretos em suas afirmações.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507064642)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias: "Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências". Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
		
	
	elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	 
	inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	
	libertário, pois pregava o fim do Estado.
	 
	conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
	
	autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507064238)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentro de uma concepção pedagógica baseada na psico-genética, a educação é concebida como a vivência de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando. Na prática, significa:
		
	 
	que o aluno é sujeito ativo, portanto, participando da aula passeio e no laboratório, constatando na prática a teoria.
	 
	que o aluno é protagonista do processo de aprendizagem, portanto, articulando o saber popular ao científico, visando à libertação da condição de opressão.
	
	que o aluno é sujeito crítico, portanto, polemizando a temática de estudo.
	
	que o aluno é interativo, portanto, confrontando dialeticamente o conhecimento espontâneo e científico e buscando a superação.
	
	que o aluno é sujeito passivo, portanto, assistindo a aulas teóricas e dissertativas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507656869)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A disciplinarização do conhecimento é a expressão da disciplinarização do mundo, efeito da divisão industrial do trabalho que exige altos níveis de segmentação/especialização. Corresponde também ao estatuto de cientificidade proposto pelo paradigma positivista, valorizando a delimitação precisa do objeto, o que reforça a especialização dos saberes. Nesse sentido, o currículo aponta aspectos como: a supervalorização do teórico sobre o prático; o predomínio dos conceitos sobre as experiências; a redução do que é científico aos seus formatos mais formais; a perda das visões globais e integradoras dos campos científicos. Quando o currículo é pautado nessa perspectiva, significa que o professor:
		
	
	Estabelece relações entre as ciências
	 
	Transmite o conhecimento como verdade absoluta
	
	Trabalha dialeticamente a ciência
	
	Contextualiza o ensino
	
	Parte de temas geradores
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507292260)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando reproduzimos o planejamento elaborado por outras pessoas, estamos respaldando a prática em qual modelo de ensino?
		
	
	coinstrutivista
	 
	tradicional
	
	progressista
	
	crítico
	
	libertador
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507080912)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A avaliação deve ser interpretada como um momento de observação de um processo dinâmico e não linear da construção do conhecimento. A partir dessa afirmativa a avaliação NÂO deve ser compreendida como:
		
	 
	uma ação específica que caracteriza o fechamento de grandes etapas de trabalho.
	
	o conjunto de ações que informa o que oaluno aprendeu e como aprendeu.
	
	o conjunto de ações que ajusta e orienta a intervenção pedagógica.
	
	um instrumento que permite que o aluno tome consciência de seus avanços.
	
	um elemento de reflexão sobre a prática educativa do professor.

Outros materiais