Buscar

DIREITO CIVIL I AVALIANDO AP.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL I
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201513235413)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Código Civil atual, com fundamento em Miguel Reale, norteou-se por três princípios - socialidade, eticidade e operabilidade ¿ adotando, como técnica legislativa as cláusulas gerais, possibilitando a evolução do pensamento e do comportamento social, sem ofensa à segurança jurídica. Com relação às cláusulas gerais podemos afirmar que:
		
	
	Tendo em vista o formalismo e o Positivismo jurídico adotado pelas leis brasileiras e, em respeito à segurança das relações jurídicas, as cláusulas Gerais, embora previstas em atendimento ao princípio da socialidade adotado pelo Código Civil Brasileiro, não recebeu o amparo no nosso Ordenamento Jurídico.
	
	Cláusulas gerais são normas orientadoras sob a forma de diretrizes, dirigidas precipuamente ao juiz, vinculando-o ao mesmo tempo em que lhe dão liberdade para decidir, sendo que tais cláusulas restringem-se à Parte Geral do Código Civil;
	
	As cláusulas gerais afrontam o princípio da eticidade, que é um dos regramentos básicos que sustentam a codificação privada.
	
	Aplicando a mesma cláusula geral, o juiz não poderá dar uma solução em determinado caso, e solução diferente em outro;
	 
	São exemplos de cláusula geral a função social do contrato como limite à autonomia privada e que no contrato devem as partes observar a boa fé objetiva e a probidade;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513235390)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na elaboração do Código Civil de 2002 o legislador civilista se utilizou de cláusulas gerais que consiste numa técnica legislativa de elaboração de normas que não prescrevem uma certa conduta, mas, simplesmente, definem valores e parâmetros hermenêuticos. conduta, mas, simplesmente, definem valores e parâmetros hermenêuticos. No que se refere às cláusulas gerais é correto afirmar que:
		
	 
	Têm por objetivo dotar o sistema interno do Código Civil de mobilidade, mitigando as regras mais rígidas, atuar de forma a concretizar o que se encontra previsto nos princípios gerais de direito e nos conceitos legais indeterminados bem como, abrandar as desvantagens do estilo excessivamente abstrato e genérico da lei.
	
	Pode-se afirmar que em seu conteúdo normativo expresso, possibilita ao juiz uma regra clara de subsunção do fato à norma evitando assim, injustiças na interpretação dos casos concretos.
	 
	Possibilitam a evolução do pensamento e do comportamento social em razão da possibilidade de interpretação e aplicação a cada caso concreto. Entretanto, em razão dessa "flexibilização" põe em risco a segurança jurídica, uma vez que traz em seu texto um normas de engessamento da lei à interpretação do juiz.
	
	Com base na teoria kelseniana a cláusula geral vem corroborar com a teoria pura do direito uma vez que disponibiliza ao intérprete e aplicador da lei normas específicas para efetivação da dignidade humana.
	
	Servem como ponto de referência interpretativo mas não oferecem ao intérprete os critérios axiológicos e os limites para a aplicação de demais disposições normativas, pois devem ser analisadas individualmente tendo por base o seu conteúdo normativo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512593803)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O pródigo não pode realizar os seguintes atos sem assistência:
		
	
	Contrair casamento.
	
	Comparecer às aulas de curso de ensino superior.
	
	Tomar um ônibus.
	
	Comparecer a uma festa.
	 
	Realizar pacto antenupcial.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512594783)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Cristhina Amélia, artista de Circo, nasceu em Brasília. Cristhina faz espetáculos por todo o Brasil, com a companhia de circo de que faz parte. Considerando que seu companheiro e seu enteado residem em Salvador e que seus pais residem em Recife, ter-se-á por domicílio civil de Cristhina Amélia:
		
	
	a cidade de Salvador.
	
	somente a cidade de Recife.
	
	Somente em Brasilia.
	
	no Rio de Janeiro.
	 
	o local que for encontrada.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513241029)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	b) presume-se o término da existência do ausente nos casos em que a lei autoriza a abertura da sucessão definitiva
	 
	a) os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo, são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer
	
	d) a comoriência é a morte de duas ou mais pessoas na mesma ocasião e, geralmente, em razão de um mesmo acontecimento
	 
	c) pode ser declarada a morte presumida, se alguém desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra, decretando-se sua ausência
	
	e) não respondida

Outros materiais