Buscar

Orientação alimentares para Dislipidemia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Orientação alimentares para Dislipidemia.
Dislipidemia engloba mais que valores altos de colesterol. Na realidade, a dislipidemia é um transtorno que afeta todo o metabolismo lipídico. O metabolismo lipídico em geral, que se manifesta por uma alteração na concentração, seja por aumento como por diminuição das lipoproteínas plasmáticas.···.
Um dos tratamentos para este transtorno lipídico é através da alimentação. Na qual se deve levar em conta uma seleção de alimentos para tratar de corrigir os valores anormais de gorduras no sangue.
Seleção os alimentos para colesterol alto e triglicerídeos:
 Leite: desnatado.
 Iogurte: desnatado, sozinho ou com cereais sem açúcar ou com frutas.
 Queijo: untável ou de pasta firme dietético.
 Ovo: clara todos os dias, inteiro com uma frequência de não mais de três vezes na semana. Não consumir frito, pode-se consumir passado pela água, em diversas preparações.
 Carne: de frango sem pele, de preferência peito, peixe de mar, carne de novilho sem gordura. É possível consumir de preferência na grelha, na chapa, evitar frituras.
 Vegetais: de preferência crus, alface, tomate, brócolis, alcachofra, cebola, aipo, alho poró, cenoura, aspargo, rúcula, chicória, espinafre, abóbora, acelga, agrião, escarola, pimentão, pepino, rabanete, berinjela, couve-flor, batatas consumir com frequência e em substituição dos cereais.
 Frutas: laranja, toranja, tangerina, maçã, pêra, pêssego, damasco, ameixa, melancia, abacaxi ou ananás, uva (1 xícara), morango (1 xícara), cereja (1 xícara), abacate, mamão, kiwi.
 Cereais: de preferência integrais, arroz, germe de trigo, levedo de cerveja, lecitina de soja, farelo de trigo, sementes de sésamo, linhaça, girassol, pastas simples (espaguete de sémola), pão de farinha integral. Evitar pastelaria, bolos, etc.
 Legumes: lentilha, soja, feijão, grão-de-bico, favas.
 Açúcar: substituir por edulcorante.
 Óleo ou azeite: oliva, girassol, milho, uva. Não utilizá-lo como meio de cocção, só como condimento para purês ou saladas.
 Bebidas: de preferência água (2 litros diários), refrigerantes light, sumos de frutas e verduras, sem o agregado de açúcar. Evitar as bebidas alcoólicas
 Condimentos: sem inconveniente, se deverá restringir o sal no caso de sofrer de hipertensão arterial.
 Doces: evitá-los, só os dietéticos em quantidades moderadas

Outros materiais