Buscar

Necessidades interpessoais na TI

Prévia do material em texto

FATEC - OURINHOS
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Gestão de Equipes
Trabalho
A Aplicabilidade da Teoria das Necessidades Interpessoais de Will Schutz ao TI
Jhonatas Henrique Barbosa do Carmo 
Victor Augusto Oliveira Rosa 
6º ADS Noturno
OURINHOS 2016
Segundo Schutz, um grupo se integra a partir do momento em que ‘necessidades fundamentais são satisfeitas pelo grupo’, sendo que estas necessidades são interpessoais, ou seja, somente em grupo e pelo grupo elas podem ser satisfeitas adequadamente.
Logo segundo Schutz, existem 3 necessidades interpessoais sendo elas: inclusão, controle e afeição. Portanto, ao entrar em um grupo o indivíduo busca estas três necessidades de forma respectiva.
Os processos e barreiras comunicacionais que podem ocorrer em uma atividade grupal, no grupo são expressos os conflitos existentes, as possibilidades de aberturas e ressignificações dos fatos e da própria realidade, por meio de recursos comunicacionais. 
Para Shutz, todo grupo passa por fases que podem se repetir várias vezes durante a vida de um grupo, independente da sua duração. A primeira fase é a inclusão:
Pode se dizer que a necessidade de inclusão é a necessidade de se sentir aceito, integrado e valorizado pelos demais integrantes do grupo, além de ser a fase em que o indivíduo ingressante analisa as pessoas e suas ideias, certificando de que está no grupo certo, como quando um profissional de TI procura seu lugar em um grupo descrevendo a si mesmo de acordo com suas especificações acadêmicas e área de conhecimento.
A segunda fase é o controle, na qual se faz referência ao poder, influência e autoridade. Nesta fase cada um definirá para si mesmo suas próprias responsabilidades e as de cada membro do grupo se tornando necessidade adequada quando é claro o processo de tomada de decisão, por exemplo, quando os profissionais de TI se impõem limitações, morais e autodisciplina no âmbito durante o grupo.
Na terceira fase denominada afeição, o clima emocional do grupo pode oscilar entre momentos de harmonia e de insatisfação, hostilidade e tensão. A afeição, consiste em querer provas de valorização perante o grupo, sendo que o indivíduo buscará saber se é importante e respeitado aos olhos dos demais membros por sua competência ou pelos seus recursos, sendo adequada quando há uma comunicação clara, aberta e honesta entre os integrantes.
O que seria basicamente para um profissional de TI o respeito perante o grupo, aceitar seus ideais e reconhecer suas habilidades perante a TI.
FONTE:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Necessidades-Interpessoais-Inclus%C3%A3o-Controle-e-Afeto/459912.html

Continue navegando