Buscar

AV PESQ MERCADO 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0455_AV_201001485671 » PESQUISA DE MERCADO
	Aluno: 201001485671 - NATASHA SOARES GUEDES DA SILVA
	Professor:
	JOSE HELIO DE BRITO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 21/03/2016 18:22:55
	 1a Questão (Ref.: 201001694328)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os principais métodos ou técnicas de amostragem podem ser classificados de duas formas, amostragem probabilística e amostragem não probabilística. Descreva as características de cada uma das formas.
		
	Resposta: Amostragem Probabilística:Todos os elementos do universo tem chance conhecida de zero de serem sorteados para a composição da amostra. Amostragem não probabilística: Os elementos não tem chance se serem incluídos na amostra, este tipo depende de julgamento de um pesquisador. Os resultados não são representativos.
	
Gabarito: Na amostra não probabilística os elementos não tem chance conhecida de serem incluídos na amostra, este tipo de amostra depende do julgamento do pesquisador em vez do acaso, na escolha dos elementos da amostra. Os resultados deste método não são representativos. Na amostragem probabilística todos os elementos do universo têm chance conhecida deferente de zero de serem sorteados para a composição da amostra.
	 2a Questão (Ref.: 201001592560)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Qual o tipo de comportamento deve se esperar do entrevistador no processo de pesquisa de mercado?
	
	Resposta: Ter conhecimento do mercado, saber diagnosticar o perfil do consumidor e definir estratégias de ação e comunicação.
	
Gabarito:
O entrevistador deve ser imparcial, não influenciando nas respostas dos entrevistados,  respeitar o direito dos entrevistados, conhecer o código de ética, não produzir falsas entrevistas, anotar corretamente as respostas apresentadas pelos entrevistados.
	 3a Questão (Ref.: 201001779188)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A pesquisa tem uma função de suporte no contexto do marketing e pode ser aplicada com o intuito de obter informações a respeito de diversas situações,
A essência do processo gerencial é a tomada de decisões. E esta, por sua vez, depende de informações oportunas.Nesse contexto, podemos afirmar que o objetivo principal da pesquisa é:
	
	 
	Subsidiar a tomada de decisão gerencial, ajudando a reduzir o grau de incerteza
	 4a Questão (Ref.: 201002233348)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O planejamento do processo de pesquisa tem início pela especificação, de forma sucinta, da finalidade do projeto, expressa através dos objetivos que se deseja alcançar. O objetivo geral ou primário baseia-se na principal questão a ser respondida, definindo explicitamente o propósito de pesquisa, enquanto os objetivos específicos ou secundários fornecem os assuntos complementares da questão principal, ou seja, o caminho a ser percorrido para se alcançar o objetivo geral da pesquisa.
Nas opções abaixo,  assinale  1 para objetivo primário e 2 para objetivos secundários e marque a opção que apresenta a sequência correta:
(   ) Questão chave ou principal que suporte a principal decisão.
(   ) Questões inerentes ao tema.
(   ) Ponto mais importante que por si só justifica a realização da pesquisa.
(   ) Questão básica para análise de outras questões.
(   ) Aspectos que concorrem para a solução do problema principal.
		
	 
	1, 2, 1, 1, 2
	 5a Questão (Ref.: 201002285994)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem três diferentes tipos de pesquisa, e o pesquisador poderá recorrer de acordo com os objetivos da pesquisa, uma vez que os três tipos se diferem em função dos seus propósitos e métodos de coleta de dados. Os tipos de pesquisa são: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa conclusiva.
Associe os tipos de pesquisa as suas respectivas características ou objetivos, repetindo a numeração quantas vezes for necessário e marque a opção de resposta que representa a correta sequência dos itens:
(1) Pesquisa exploratória
(2) Pesquisa descritiva
(3) Pesquisa causal
(   ) Obter um perfil dos consumidores, por meio de uma distribuição em relação à sexo, faixa etária, nível educacional, nível socioeconômico, preferências e localização.
(   ) Levantamento de experiências por meio de entrevistas individuais ou em grupo, normalmente baseados em um roteiro.
(   ) Este tipo de pesquisa apresenta um custo elevado, é bastante complexo e de difícil comprovação.
(   ) Estimar a proporção de pessoas numa população específica que tenham as mesmas características ou comportamentos.
(   ) Levantamentos bibliográficos, documentais e estatísticos.
		
	 
	2 - 1 - 3 - 2 - 1
	 6a Questão (Ref.: 201002292530)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As entrevistas em profundidade são conversas com indivíduos escolhidos do público-alvo. Assim como as discussões em grupo, as entrevistas em profundidade não são um meio estruturado e direto de obter informações. (Fonte: Malhotra, 2005). Das opções abaixo, qual é a única que se relaciona com a entrevista em profundidade:
		
	 
	As entrevistas duram normalmente de 30 minutos a mais de uma hora e tentam descobrir os motivos básicos, os preconceitos e as atitudes em relação a questões delicadas.
	
	 7a Questão (Ref.: 201002277692)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em um processo de pesquisa de mercado utiliza-se o conceito da amostra com o objetivo de representar uma determinada população ou público-alvo. O tipo de amostra e amostragem será definido de acordo com os objetivos da pesquisa e do perfil do público-alvo. Os tipos básicos de amostra e amostragem as probabilísticas e não probabilística. Os tipos de amostras da amostragem não probabilística são: as amostras por conveniência, amostras por julgamento, amostras por cota e amostras autogeradas. 
Dentre as amostras não probabilísticas, uma delas se caracteriza por ser aquela em que a escolha dos elementos da amostra é feita por indicação de outros elementos já selecionados. Este tipo de amostra é normalmente utilizado para atingir populações pequenas e especializadas, para as quais não se dispõe de uma lista de clientes. O tipo de amostra que apresenta estas características é a: 
		
	 
	Amostra autogerada
	 8a Questão (Ref.: 201002168398)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um questionário refere-se de um conjunto formalizado de perguntas, para obter informações do entrevistado. Os questionários podem apresentar perguntas estruturadas e não estruturadas.
Assinale a alternativa que corresponde a característica de uma pergunta estruturada:
		
	 
	É oferecida uma série de opções de respostas, e solicitado que entrevistado escolha uma ou mais.
	 9a Questão (Ref.: 201002292045)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A análise dos instrumentos de coleta de dados é realizada de acordo com alguns critérios e determina a sua contagem ou não para efeito de tabulação. A análise crítica exige um conhecimento profundo dos objetivos e procedimentos da pesquisa.  A análise crítica tem como objetivo investigar cada instrumento preenchido e aferir se ele está completo, consistente, legível e compreensível e uniforme. Sobre estes aspectos, correlacione cada item com o seu respectivo objetivo.
(1) Completo
(2) Consistente
(3) Legível e compreensível
(4) Uniforme
(   ) Verificar se a resposta está clara de acordo com o que foi solicitado e se as palavras utilizadas estão compreensíveis.
(   ) Verificar se todas as questões foram respondidas.
(   ) Verificar se a resposta obtida está em conformidade com a unidade solicitada.
(   ) Verificar se as respostas das diferentes questões revelam coerência.
		
	 
	3 - 1 - 4 - 2
	 10a Questão (Ref.: 201001793550)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há muitas formas de analisar e apresentar resultados e conclusões de pesquisas de mercado. Para garantir a qualidade, precisão e confiabilidade da pesquisa, é necessário que se utilize uma correta técnica de análise.
 O número de variáveis em estudodefinirá o método específico aplicado a cada situação. Nesse contexto, as análises realizadas pelo pesquisador podem ser:
		
	 
	Univariado, bivariado e multivariado.

Outros materiais