Buscar

AV Curriculo Teoria e Prática Iza

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0374_AV_201201854369 » CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201854369 - IZA BERNADETE FORECHI DIAS
	Professor:
	ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 14/03/2016 19:10:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201202185962)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O currículo real é aquele desenvolvido pelo professor com as interferências dos alunos, representando o que realmente acontece nas aulas. Reflita sobre a afirmativa e considere a concepção de currículo para responder o seguinte questionamento: Podemos afirmar que o currículo real é desenvolvido apenas pelo professor na sala de aula? Sim?Não? Em sua resposta justifique ou explique onde ocorre o currículo real e quais os atores envolvidos?
		
	
Resposta: Não. O curriculo acontece em todas atividades, atos realizados pelos alunos, nas conversas durante o recreio, no refeitório, em conversa com a família, com funcionários.
	
Gabarito: O currículo real se manifesta dentro e fora da sala de aula. As atividades e os atos ocorrem no pátio, no refeitório, na secretaria, na participação da família e da comunidade, etc. É influenciado por diferentes atores: gestores, professores, alunos, funcionários,pessoas da comunidade que participam da vida escolar etc.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pertinente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202094361)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para Perrenoud (2000, p.15), "Em vários países, tende-se a orientar o currículo para construção de competências desde o ensino fundamental. A noção de competência designa "uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação". Reflita sobre a concepção de currículo por competência e responda o seguinte questionamento: O Currículo por competências acarreta uma desvalorização dos conteúdos do ensino ou estimula uma nova forma de abordar os conhecimentos"
Construa um texto trazendo um argumento que explique a sua concepção de currículo por competências.
		
	
Resposta: O curriculo por competência não acarreta uma desvalorização dos conteúdos. Os conteúdos e competências sempre estiveram presentes no currículo. O currículo por competência exige que o aluno utilize mais o raciocínio para resolver determinadas situações e para isso é necessário uma nova forma de abordar os conteúdos.
	
Gabarito:
O aluno pode construir sua resposta a partir das seguintes argumentos: - O currículo ou construção de competências requer ideias, conceitos a serem aplicados e recursos cognitivos que deverão ser mobilizadas para solucionar um problema. - Os conteúdos e conhecimentos sempre se fazem presentes na definição de competências. - O currículo por competências valoriza operações mentais (pensamentos) para serem aplicados em diferentes situações. A metodologia de transmissão de conteúdos não se aplica. O desenvolvimento de competência exige outras formas de mediação didática.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pertinente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202611872)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em muitas escolas no Brasil, os alunos deixam de estudar determinadas matérias porque não foram incluídas no currículo. Eisner (apud Cherryholmes, 1987, in Silva, T.T, 1993) dá a esse tipo de currículo o nome de :
		
	
	currículo ativo
	
	currículo explítico
	 
	currículo vazio
	
	currículo em movimento
	
	currículo oculto
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202113385)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante um Centro de Estudos , os professores de escola de ensino médio debatiam sobre as disciplinas curriculares e a importância de seus marcos conceituais. Sobre as interpretações pedagógicas da palavra currículo, os professores apresentaram argumentos apoiados em fatores sociopolíticos e culturais e mostram que a conceituação de currículo é
		
	
	definida explicitamente pelos professores.
	
	essencialmente técnica.
	
	teoricamente enfatizada no discurso acadêmico.
	 
	polissêmica em suas definições.
	
	consensual entre os educadores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202566020)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Do ponto de vista teórico-prático, a teoria crítica aplicada ao currículo escolar se manifesta nas salas de aula, quando:
I. Questiona as relações de poder .
II. Adota procedimentos para hierarquização da estrutura social .
III. Analisa os fatores determinantes do currículo  oculto.
IV. Estrutura os conteúdos em blocos de disciplinas.
O(s) item(ns) correto(os) é(são) apenas:
		
	
	I
	
	 II e IV
	
	 IV
	 
	I e III
	
	II e III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202574292)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A abordagem multicultural do currículo surge nos Estados Unidos, com Peter McLaren, num momento em que lá se concentrava hegemonicamente o poder econômico. Um país que, como outros países ricos, atraiu para si um enorme fluxo migratório, em função da demanda por mão de obra e, conseguintemente, no qual passou a coexistir uma diversidade de grupos raciais e étnicos. No cenário multicultural e diverso da sociedade americana do final do século, o multiculturalismo emergiu como expressão da resistência de grupos culturalmente subalternizados mulheres, negros/as, os/as homossexuais à tendência homogeneizante do currículo universitário tradicional, no qual eram privilegiados os valores e representações da cultura dominante branca, masculina, européia, heterossexual expressos através dos seus cânones literários, estéticos e científicos e transmitidos como universais, difundindo como "a cultura" o que era apenas uma cultura particular, de um grupo particular. Para esses grupos, o currículo universitário deveria ser múltiplo, multifacetado, incluindo a contribuição das diversas culturas, em particular as culturas dominadas (SILVA, 2004). Esses movimentos do multiculturalismo, assim como outros movimentos de resistência que começam a surgir em diferentes lugares, passam a ser um dos fatores que impulsionam os estudos culturais nos Estados Unidos, na Europa, América Latina, assim como em outros locais. Assinale a alternativa correta após colocar V/F para os nomes dos estudos antropológicos surgidos nesse período I. ( ) Etnografia e os estudos Culturais. II. ( ) Deferentes perspectivas dos estudos Antropológicos. III. ( ) Abordagem Multicultural Universalista. IV. ( ) Manifestações Culturais. V. ( ) Estudos Antropológicos a Etnografia.
		
	
	( )F,F,F,V,V
	
	( )F,F,V,V,F
	
	( )V,V,F,F,F
	 
	( ) V,V,F,V,V
	
	( ) V,V,F,F,V
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202113503)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante os encontros da equipe escolar para analisar as Diretrizes Curriculares envidas pela Secretaria de Educação, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre estes, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no panejamento das atividades curriculares, foi preciso levar-se em conta:
		
	
	a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.
	
	o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.
	
	o modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola.
	 
	o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
	
	a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202566064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os documentos oficiais para orientar o processo de avaliação do currículo escolar vivenciado pelos alunos expressam objetivos transversais, objetivos gerais e objetivos específicos. A alternativa que exemplifica um objetivo transversal que perpassa explicitamente diferentes componentes curriculares é:
		
	
	Efetuar  exercícios de cálculos, aplicando regra de três.
	
	Identificar a ideia principal de um texto lido.
	
	Explicar a diferença entre misturahomogênea e mistura heterogênea.
	
	Relacionar cuidados para evitar desperdício de água.
	 
	Interpretar gráficos e tabelas incluídas em uma reportagem publicada na mídia.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202097797)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O currículo reflete objetivos (intenções) e ações (conhecimentos) tornadas realidade pelo trabalho dos professores através da elaboração dos planos de ensino. Os planos de ensino podem ser caracterizados como:
		
	
	documentos que expressam as orientações institucionais e legais.
	
	documentos que expressam um formato de currículo baseado na tecnologia.
	
	documentos que discutem o perfil do aluno a ser formado.
	 
	documentos que expressam objetivos, os conteúdos, os procedimentos didáticos, os critérios de avaliação do processo ensino-aprendizagem e os recursos necessários para desenvolvimento das aulas.
	
	documentos elaborados realizado pelos docentes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202711125)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O currículo, há muito tempo, deixou de ser apenas uma área meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos. Já se pode falar agora em uma tradição crítica do currículo, guiada por questões sociológicas, políticas e epistemológicas. MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org). Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. Cortez, 2002, p. 7-8 (com adaptações). Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções. O currículo é considerado um artefato social e cultural. PORQUE O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social, pois implica relações de poder, transmite visões sociais particulares e interessadas, não é um elemento transcendente e atemporal. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Continue navegando