Buscar

TRANSCRIÇÃO GÊNICA

Prévia do material em texto

TRANSCRIÇÃO GÊNICA
A TRANSCRIÇÃO GÊNICA SE TRATA DA TRANSFERENCIA DA INFORMAÇÃO GENETICA DO DNA PARA UM RNA MENSAGEIRO. ESSE PROCESSO OCORRE NO NÚCLEO CELULAR, EM EUCARIOTOS, E NO CITOSOL, NOS PROCARIOTOS.
A TRANSCRIÇÃO APENAS OCORRE EM ALGUNS PONTOS DO CROMOSSOMO, DENOMINADOS GENES – O QUE LIMITA O INÍCIO E O FINAL DE UM GENE SÃO OS LOCAIS ONDE A TRANSCRIÇÃO SE INICIA E SE FINALIZA, RESPECTIVAMENTE. UM GENE É COMPOSTO DE:
REGIÃO INICIADORA DA TRANSCRIÇÃO, OU PROMOTOR GÊNICO (O MAIS FAMOSO E ESTUDADO É O “TATA BOXE” NOS EUCARIOTOS);
REGIÃO TRANSCRITA – COMPOSTA DE ÍNTRONS E ÉXONS. OS INTRONS REPRESENTAM BARREIRAS À TRANSCRIÇÃO E DEVEM SER REMOVIDOS. OS EXONS CONTÊM A INFORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA GUIAR A TRANSCRIÇÃO, OU SEJA, DEVEM SER MANTIDOS;
REGIÃO TERMINADORA DA TRANSCRIÇÃO.
A RNA POLIMERASE, ASSIM COMO A DNA POLIMERASE, AGE APENAS NO SENTIDO 5’ – 3’, OU SEJA, A FITA DE DNA QUE SERVIRÁ DE MOLDE PARA A TRANSCRIÇÃO DEVE TER O SENTIDO DE ORIENTAÇÃO 3’ – 5’. OS GENES POSSUEM 2 FITAS ASSIM COMO O DNA, PORÉM APENAS 1 CODIFICARÁ O mRNA.
FITA MOLDE – DEVE TER A ORIENTAÇÃO 3’ – 5’;
FITA CODIFICADORA – NÃO É UTILIZADA. POSSUI A ORIENTAÇÃO 5’ – 3’, OU SEJA, A MESMA DO mRNA QUE SERÁ CODIFICADO.
 A FITA CODIFICADORA POSSUI O MESMO CÓDIGO DO RNAm, BASTA TROCAR AS U DO RNA POR T NO DNA DESTA FITA.
PROCARIOTOS
RNA POLIMERASE É UM COMPLEXO ENZIMÁTICO COMPOSTO DE 5 SUBUNIDADES, SENDO A UNIDADE SIGMA 70 A MAIS IMPORTANTE: ELA RECONHECE O PROMOTOR GÊNICO, SE LIGA A ELE E DÁ O SINAL PARA AS DEMAIS SUBUNIDADES DE QUE A TRANSCRIÇÃO DEVE SE INICIAR.
NO MOMENTO DE FINALIZAR A TRANSCRIÇÃO, O RNA TRANSCRITO FORMA UM GRAMPO TERMINADOR DA TRANSCRIÇÃO, QUE SE FORMA QUANDO AS BASES DO RNA ATINGEM UM PONTO DE COMPLEMENTARIDADE E COMEÇAM A SE ATRAIR (SURGEM PONTES DE H ENTRE AS BASES NITROGENADAS).
*GENES DE PROCARIOTOS NÃO POSSUEM INTRONS, COMO OS GENES DE EUCARIOTOS.
EUCARIOTOS
O PROCESSO DE TRANSCRIÇÃO OCORRE PELA AÇÃO DA RNA POLIMERASE TIPO II. ESSE COMPLEXO ENZIMÁTICO POSSUI UMA SUBUNIDADE CHAMADA TBP (TATA BINDING PROTEIN), QUE SE LIGA AO TATA BOXE E DÁ INICIO A TRANSCRIÇÃO.
NOS EUCARIOTOS EXISTEM OUTROS PROMOTORES GENICOS, PORÉM O ‘TATA BOXE’ AINDA É O MAIS ESTUDADO.
O QUE SE FORMA AINDA NÃO É mRNA, É O CHAMADO TRANSCRITO PRIMÁRIO. PARA QUE ESSE TRANSCRITO PASSE A SER UM RNA MENSAGEIRO, ELE PRECISA PASSAR PELO CHAMADO “PROCESSAMENTO DO RNA” – PROCESSO QUE CAPACITA O TRANSCRITO PRIMÁRIO PARA DEIXAR O NÚCLEO CELULAR E SEGUIR PARA O CITOSOL, ONDE OCORRERÁ A TRADUÇÃO DE PROTEÍNAS.
REVESTIMENTO OU CAPEAMENTO DA CABEÇA DO TRANSCRITO COM UM GRUPO 7-METIL-GUANOSINA – IMPEDE QUE HAJA ‘QUEBRAS’ ENQUANTO O RNA PASSA PELOS POROS DA MEMBRANA NUCLEAR;
SPLICING - REMOÇÃO DOS INTRONS E JUNÇÃO DOS ÉXONS;
POLIADENILAÇÃO DA CAUDA DO RNA – MAIS DE 200 ADENINAS SÃO ADICIONADAS NA CAUDA DO RNA PARA PROTEGÊ-LO CONTRA A AÇÃO DE ENZIMAS QUE DEGRADAM ESSA MOLÉCULA (DEGRADAM APENAS AS ADENINAS ADICIONAIS, NÃO A SEQÜÊNCIA ORIGINAL NECESSÁRIA À TRADUÇÃO).
FIM DA TRANSCRIÇÃO

Continue navegando