Buscar

EXERCICIOS MEDIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A mediação, ao fazer com que os participantes do processo encarem seus conflitos de forma madura e consciente, torna-se um instrumento amplamente democrático. A mediação tem como objetivo: 
A) decidir pelos envolvidos.
B) direcionar a negociação entre as partes.
C) aconselhar as pessoas envolvidas.
D) fazer com que as pessoas sejam as próprias autoras das soluções.
2 - A mediação e a conciliação são técnicas que permitem contribuir para a resolução de impasses, divergências e conflitos, por meio do diálogo, além de democratizar o acesso à informação e diminuir os efeitos da dificuldade de acesso ao Judiciário. O papel do mediador é: 
A) facilitar a negociação e reduzir o entendimento.
B) auxiliar a manter ou restabelecer a negociação, reduzindo tensão e animosidades.
C) sugerir alternativas que levem a um acordo.
D) facilitar a comunicação, ajudar a restabelecer o diálogo, permitindo que as pessoas em conflito sejam as próprias autoras das soluções.
3 – Segundo a maioria dos autores, a mediação é um processo no qual uma terceira pessoa, o mediador, auxilia os participantes na resolução de uma disputa. Acreditam que a mediação é idealmente apropriada para disputas familiares e que, como a resolução do problema envolve mais do que uma pessoa, a solução escolhida deve satisfazer: 
A) principalmente as necessidades dos progenitores no grupo.
B) a maioria dos participantes da disputa.
C) ambos os genitores de cada grupo familiar em disputa.
D) todos os participantes da disputa. 
4 - A prática atual que vem se constituindo em espaço interdisciplinar, agregando conhecimentos oriundos de diversos campos científicos, objetivando alterar, indiretamente, as narrativas e a dinâmica dos conflitos, é denominada: 
Perícia; 
Mediação; 
Psicodiagnóstico; 
Avaliação psicológica. 
5 - Mediação é um método extra-judicial de resolução de conflitos onde um terceiro, imparcial, trabalha com as partes litigantes a melhora da comunicação entre elas. O procedimento da mediação deve ser iniciado:
apenas durante o conflito
sempre em processos já iniciados
a qualquer momento
nunca após os acordos serem estabelecidos
8 - Acerca das alternativas para resolução de conflito, conciliação e mediação familiar, assinale a opção INCORRETA.
(a) O conciliador deve abster-se de fazer sugestões, restringindo-se a alertar sobre as possibilidades de perdas recíprocas das partes, sempre conduzidas pela seguinte crença popular de que é melhor um mau acordo que uma boa demanda;
(b) A crise familiar pode perdurar mesmo com a decisão judicial que põe fim ao conflito jurídico, pois, no procedimento judicial, o aspecto subjetivo dos envolvidos, em muitos casos, não é devidamente abordado e examinado;
(c) Com a psicanálise, são encontradas explicações de como podem ser inócuas soluções jurídicas que desconsideram o indivíduo na sua singularidade e não observam o comportamento ético socialmente almejado;
(d) Há necessidade de assistência psicológica para as famílias desagregadas, sobretudo quando, em meio ao descontrole emocional inserido, as crianças são afetadas, gerando irreparáveis prejuízos de ordem emocional.
9 - Em uma reunião de mediação, após uma hora de muita discussão e desentendimento entre os envolvidos, o mediador toma duas decisões: 1ª "alerta os mediandos que os problemas emocionais existentes entre ambos não são importantes e devem ser deixados de lado". 2ª "encerra a reunião e comunica aos mediandos que no próximo encontro trará as bases de um acordo para apresentar para ambos". Assinale a afirmativa correta: 
A segunda decisão tomada está inadequada e a primeira está adequada
Ambas as decisões estão inadequadas
A primeira decisão tomada está adequada e a segunda está inadequada
Ambas as decisões estão adequadas
10 - A Mediação é um meio alternativo de solução de controvérsias, litígios e impasses, onde um terceiro, neutro/imparcial, de confiança das partes (pessoas físicas ou jurídicas), por elas livre e voluntariamente escolhido, intervém entre elas (partes) agindo como um facilitador, um catalisador que, usando de habilidade e arte, leva as partes a encontrarem a solução para suas pendências. 
Desta forma podemos considerar que na mediação: 
o mediador induz as partes na solução dos conflitos;
o mediador transforma o paradigma adversarial em cooperativo; 
o mediador resolve as questões do conflito;
o mediador determina as questões do conflito; 
o mediador sugere a solução do conflito.

Outros materiais