Buscar

glutamina (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Artigo: EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO ORAL DE GLUTAMINA NA PERFORMANCE DE NADADORES DE MEIOFUNDO E FUNDO
Publicado em: Pensar a Prática, Goiânia, v.15, n. 2, p. 272550, abr./jun. 2012
Rayane de Paula Moraes
Nutrição Esportiva
4º Período de Nutrição
2º Semestre de 2015
Resumo 
O objetivo do estudo foi observar a influência da suplementação oral de glutamina sobre a performance física de nadadores de meio-fundo e fundo. 
Introdução 
Atletas adolescentes os cuidados se tornam maiores, pois além do desgaste gerado pela competição, também é um período que ocorre mudanças de natureza física, psicológica e fisiológica. 
O gasto energético aumenta de acordo com o exercício praticado, a intensidade, a duração e as características individuais (sexo, idade), maturação e da ingestão, absorção e aproveitamento dos macro e micronutrientes. 
Glutamina 
A sua concentração plasmática é bastante elevada em relação aos demais aa, representando cerca de 20% do total; nos tecidos um total de 60%. 
Presente na dieta não atinge a corrente sanguínea, pois é significamente metabolizada pelas células absortivas no intestino. 
Utilização por atletas de resistência e de força é prover o anabolismo celular, reduzir o catabolismo e combater a imunossupressão, poupar os substratos energéticos musculares, que acarretaria na melhora do desempenho de atletas em exercícios de longa duração. 
Estudos citados 
Método 
Resultados 
Os resultados dos atletas apontam não haver diferenças significativas entre o 1º e o 2º teste. 
Discussão 
Os nadadores desta pesquisa foram submetidos a avaliações clínicas, dietética e de esforço físico;
foram orientados ao uso de dietas individuais elaboradas de acordo com as suas necessidades, embora não controladas diariamente durante a intervenção;
foram submetidos a um treinamento físico supervisionado;
mesmo assim, a suplementação de glutamina não melhorou a performance. 
Dessa forma, permanece o questionamento da efetividade da glutamina na melhoria da performance de nadadores de fundo e meio-fundo.
Conclusão 
Os resultados sugerem que a suplementação oral de glutamina não influenciou na performance de nadadores de meio-fundo e fundo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais