Buscar

Três posições Fundamentais em Psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Behavior Comportamento
O Behaviorismo, também chamado de Teoria Comportamental, foi fundado por John Watson.
John Watson reagiu contra a Psicologia da Introspecção e o estudo das experiências da consciência. O Behaviorismo nasceu como uma reação à introspecção e à Psicanálise que tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente.
Segundo o Behaviorismo, um evento psicológico começa com um estímulo e termina com um comportamento.
O Behaviorismo tem seu foco na OBJETIVIDADE e estuda o comportamento humano através da relação Estímulo-Resposta. O comportamento é entendido como interação indivíduo-ambiente. Teoria S-R ( Estímulo–Resposta)
 A postulação de Watson decorreu em função dos estudos experimentais sobre o comportamento reflexo efetuados por I. Pavlov e dava à psicologia a consistência que os psicólogos da época vinham buscando, ou seja, a Psicologia tinha um objeto mensurável e observável para estudar e os experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes sujeitos e condições. Tais possibilidades foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência. 
Behaviorismo
O behaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento.
Termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é utilizado, por não corresponder exatamente ao seu significado em Psicologia.
A Gestalt foca seus estudos na Organização do processo mental.
A Gestalt encontra em alguns fenômenos da percepção as condições para a compreensão do comportamento humano. Assim, a maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento.
Principais conceitos: percepção, relação “figura-fundo”,“o todo é maior do que a soma das partes”.
Gestalt
A Gestalt, que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século 19, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A Gestalt é a tendência teórica mais ligada à Filosofia.
Processo de percepção: O comportamento estudado de forma isolada de um contexto mais amplo, pode perder seu significado.
Teoria fundada por um médico Vienense chamado Sigmund Freud (1856-1939).
A principal característica do trabalho psicanalítico é o deciframento do inconsciente e a integração de seus conteúdos na consciência. Isto porque são estes conteúdos desconhecidos e inconscientes que determinam, em grande parte, a conduta do indivíduo.
A finalidade deste trabalho investigativo é o autoconhecimento, para que a partir dele seja possível um viver melhor.
 
Psicanálise
Psicanálise:
Uma teoria, um método de investigação e uma prática profissional
Teoria – conjunto de conhecimentos sistematizados sobre a vida psíquica;
Método de investigação – método interpretativo;
- Prática profissional – A Análise.
Psicanálise: conceitos principais
Inconsciente: exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”. É constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas. O inconsciente é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamento. 
Pré-consciente: refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
Consciente: é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio. 
Princípio da Repressão ou Censura:
Nosso processo psíquico tem uma espécie de censura que reprime (repressão-recalque) tudo quanto não se ajusta às normas que estabelecemos.
Princípio da Divisão da Personalidade:
Id – forças primárias ou impulsos instintivos (destruidores, criadores);
Ego – intermediário entre o Id e o mundo exterior;
Superego – representante da sociedade dentro do indivíduo
Princípio de Autocomposição:
Busca contínua pela equilíbrio diante das três forças que atuam na expressão de um comportamento;
Mecanismo de Defesa – forças compensatórias que procuram equilibrar o indivíduo. Principais mecanismos:
Sublimação – mudança da forma da resposta, mas com permanência da intenção original.
Projeção – colocar para fora tendências afetivas, porém em direção a outras fontes de origem.
Racionalização – função autocompensadora que consiste em criar uma falsa motivação subjetiva, que permite justificar aparentemente a satisfação da tendência à qual se opõe a mesma censura.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais