Buscar

Questões Resolvidas de Direito e Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões Resolvidas de Direito e Economia
São os custos que os agentes enfrentam quando recorrem ao mercado para adquirir equipamentos e insumos ou quando estabelecem uma relação com outro agente. Os fatores que podem originar os custos de transação são: a racionalidade limitada, que ocorre em uma assimetria de informação da qual os agentes agem racionalmente, mas se defrontam com limitações na hora de acessar ou processar as informações que resulta em um ambiente de incerteza implicando em mais espaço para atitudes oportunistas, essa atitude aumenta a necessidade de relações mais contratuais o que eleva os custos de transação; o comportamento oportunista, supõe-se que os agentes econômicos agem motivados pelo autointeresse e oportunismo: o oportunismo implica que as partes podem agir fora da ética, descumprindo contratos, para prevenir perdas devido ao oportunismo, os agente econômicos procuram estabelecer relações contratuais; a especificidade dos ativos, os ativos específicos são ativos que não são reempregáveis sem que tal implique em alguma perda de valor. A condição de especificidade do ativo ocorre na situação em que é reduzido o número de produtores capazes de ofertar e de demandantes interessados em adquirir o ativo em questão, quanto maior o grau de especificidade do ativo, maiores serão os riscos e problemas de adaptação, logo, mais elevados serão os custos de transação. Direito: a função do direito seria reduzir os custos de transação, graças a regras e princípios como por exemplo, o da força obrigatória dos contratos. De outro ponto de vista, mesmo na hipótese de custos de transação nulos, a formulação do teorema exige que o que não importa é como os direitos são atribuídos, mas sim o fato de eles serem atribuídos – a quem quer que seja – importa, e muito. Afinal, a solução de mercado só funciona se houver direitos bem delimitados, que possam ser objeto de transação. Economia: quando uma empresa se expande cresce os custos burocráticos, que ficam mais caros e a empresa pode recorrer ao mercado para terceirizar determinados serviços e com isso diminuir os seus custos de transação, que ao caso pode incentivar a empresa a produzir mais e maximizar seu lucro. 
A ideia de norma jurídica como estrutura de incentivos consiste em tributos e gastos do governo, de forma a incentivar ou desencorajar determinadas atividade, conforme o interesse pelas mesmas. Se o estado, por exemplo, que incentivar a produção de determinado bem, o mesmo reduz os impostos desse bem. Os gastos do governo também servem com estrutura de incentivos, se o mesmo gastar com qualidade, investindo em melhorias para a população isso a incentiva e a influencia na vida de cada pessoa.
Sim, se os EUA não tivesse dificultado a captação do dólar por parte dos estrangeiros, através da tributação dos títulos denominados em dólares, para diminuir a saída de capitais do país, a formação do mercado eurodólar não teria se consolidado. Podemos explicar o avanço do mercado eurodólar, a partir do momento em que as empresas estrangeiras deixaram o mercado americano por causa dos tributos e voltaram a investir no mercado europeu. Deste modo, o eurodólar ao invés de se extinguir, como era a vontade dos EUA, continuou firmemente e deste modo desenvolveu estruturalmente com dinâmica própria, e assim ele se tornou eficientemente um mercado competitivo como o mercado financeiro americano.
Importante para explicar como pequenas alterações, no ordenamento jurídico, pôde modificar de forma determinante. O governo de Moçambique na busca de reconstruir a sua economia e ajudar a indústria de castanha de caju pedia ajuda ao Banco Mundial. A princípio o governo para incentivar a indústria de caju optou pela adoção de um imposto sobre a exportação de matéria-prima, na qual reduziria os preços do mesmo no mercado interno, porém em síntese o que ocorreu foi que vender o produto no mercado interno ou exportar, acabou sendo a mesma coisa. Antes da intervenção do Banco Mundial, os produtores preferiam vender para a indústria local, pelo fato dos custos de colocação dos produtos serem menores em relação ao externo. Com o subsídio concedido a indústria se voltou para a exportação, utilizado como alegação que os plantadores e colhedores estariam sendo prejudicados em relação ao benefício da indústria processadora. Par eles ao situar os subsídios forçariam a indústria local a se ajustar, melhorando a produtividade e competitividade. Porém, com a retirada do subsídio a indústria de castanha de caju não conseguiu concorrer no mercado externo, até que acabou fechando as portas. O caso nos mostra que se houvesse feito um diagnóstico e a política recomendada talvez pudesse ter sido outra e a indústria de castanha de caju não teria acabado.
Consiste num sistema de representação dos direitos de propriedade num ambiente institucional capaz de fazer com que os ativos (propriedades) se transformem em capital, ou seja, capaz de criar capital vivo, capaz de dinamizar a propriedade no sentido de que nos fala.
No Brasil, a responsabilidade limitada perde prestígio no que responsabiliza somente a empresa conforma a lei de falência, o crédito bancário pode ser confiscado para o pagamento de dívidas envolvendo a criação de novas empresas evitando assim 
O cumprimento criativo das normas pode ser entendido como uma forma de fazer aquilo que a norma proíbe sem que isso fira a mesma, como exemplo a lei de proibição à venda casada (o banco vende um financiamento e para te induzir a fechar o contrato te faz levar serviços além do que você queira para que esse financiamento se torne mais barato). A norma falha quando não consegue colocar para os agentes estrutura de incentivos adequado para movê-los na direção das condutas socialmente desejadas, pois não basta ver nas normas e nos contratos jurídicos uma vontade coercitiva ou um simples acordo de vontades, é preciso também perceber que da norma jurídica nasce uma estrutura de incentivos que move os agentes muito além dessa ordem meramente coercitiva ou volitiva, que faz com que os agentes desempenhem determinadas condutas não reguladas pela norma.
No conceito econômico, todos têm acesso a informação, mas a assimetria de informação nos mostra que determinadas informações não são acessíveis a todos e elas podem ser usadas em benefício próprio, pois temos a racionalidade limitada ou seja, não temos a visão por completa do que se passa e com isso que detém a informação pode ocultar dados que ele pode usar em benefício próprio e prejudicando o outro. A relevância em ambos para o direito é mostrar as falhas que podem ocorrer nos contratos e com isso elevar os custos de transação.

Outros materiais