Buscar

Prova de Patologia Bucal - Cistos de Desenvolvimento, Doenças da Polpa e Periápice

Prévia do material em texto

PROVA DE PATOLOGIA – maryane
 A respeito das osteomielites, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Osteomielite supurativa aguda é uma grave sequela resultante da disseminação de uma infecção nos espaços medulares, levando à necrose de quantidade variável de osso. Os sinais e sintomas incluem dor, exposição óssea, drenagem de pus, febre e mal estar.
( ) Osteomielite supurativa crônica, pode se desenvolver após uma fase aguda da doença ou pode ter origem a partir de uma infecção, sem passa por prévio estágio agudo. Os aspectos clínicos são semelhantes aqueles da fase aguda, com sinais e sintomas mais atenuados.
( ) Osteomielite com periostíte proliferativa é essencialmente uma variedade de osteomielite crônica, na qual há formação periférica de osso reacional devido a estimulaçao do periósteo, em consequência de inflamação ou infecção leve.
( ) Os principais fatores pré disponentes são virulência do microorganismo, resistência do hospedeiro, doenças sistêmicas, carie, doença periodontal, diabetes e condições que alteram a vascularização.
( ) As cefalexinas são frequentemente usadas para o tratamento de osteomielites, devendo ser continuadas por muito mais tempo que uma infecção odontogênica comum. Normalmente a antibioticoterapia é suficiente para resolução desta infecção.
2 – Numa radiografia periapical da região do elemento 44 inferior do lado direito foi visualizada imagem radiolúcida bem delimitada unida ao ápice do elemento. Diante do exposto responda:
A) Qual conduta inicial para prosseguir a investigação?
B) Quais as possibilidades diagnósticas?
C) Qual o tratamento?
3 – Em uma radiografia panorâmica de um paciente de 13 anos, foi verificada uma lesão envolvendo a coroa do dente 23 que se apresentava incluso. O cirurgião dentista considerou cisto dentígero como a primeira hipótese diagnóstica.
A) Descreva a imagem radiográfica que levou o dentista a pensar em cisto dentígero:
B) Cite pelo menos outras 2 hipóteses diagnósticas:
4 – Paciente V.M., 24 anos, compareceu na clinica da UNESC relatando dor extrema na face do lado esquerdo, sem conseguir apontar o dente causador da dor. A paciente relatou que não conseguiu dormir a noite toda e que havia tomado vários medicamentos e a dor não diminuiu. Durante o exame clinico, o acadêmico responsável pelo atendimento, verificou que o dente 36 apresentava grande cavidade de carie na oclusal. O exame radiográfico mostrou que a lesão cariosa apresentava intimo contato com a câmara pulpar e normalidade na periapical. Diante do caso relatado, responda:
A) Qual a hipótese diagnostica?
B) Quais as condutas na consulta de emergência e posteriormente?
5 – A respeito de dentes supranumerários, assinale a alternativa correta:
O dente supranumerário é qualquer dente que excede o numero normal das dentições decídua ou permanente;
 A sua ocorrência é considerada uma anomalia de desenvolvimento causado por problemas hereditários;
 Ocorre com mais frequência em pacientes do gênero feminino;
 A presença de dentes supranumerários pode levar a varias complicações como retenções dos dentes da região, má oclusão, desvios da linha media e giroversões;
 Os dentes supranumerários podem não irromper, favorecendo a formação de cistos de desenvolvimento e/ou reabsorção das raízes de dentes próximos.
A) Somente I, II e III estão corretas.
B) Somente II, IV e V estão corretas;
C) Somente I, IV e V estão corretas;
D) Somente III, IV e V estão corretas;
E) Todas estão corretas.
6 – Correlacione as colunas:
Lingua pilosa
Lingua fissurada
Lingua saburrosa
Anquiloglossia
( ) Mais comum em meninos, pode causar limitação de movimentos , mordida aberta e problemas periodontais.
( ) Pode causar ardencia e dor.
( ) Comum em pacientes fumantes – acumulo acentuado de queratina nas papilas filiformes.
( ) Causada pelo acumulo de celulas epiteliais descamadas e bacterias – fonte de halitose.
7 – Um paciente de 8 anos compareceu a clinica da UNESC devido ao questionamento da sua mãe que relata que o dente decíduo (51) caiu há muito tempo e o permanente (11) não erupcionou. O academico responsavel pelo atendimento executou uma radiografia periapical e encontrou imagem mista (radiopaca/radiolucida) bem circunscrita, com conteudo mostrando inumeras estruturas semelhantes a pequenos dentes, impedindo a erupção do elemento 11. Qual a hipotese diagnóstica? Qual o tratamento?
8 – Paciente leucoderma, sexo feminino, 25 anos de idade, procurou a clinica da UNESC, relatando, como queixa principal, alteração de cor do elemento 22. Durante a anamnese foi relatado história de trauma a mais de dez anos. Um exame radiografico periapical foi realizado, no qual observou-se imagem radiolucida ovalada alterando o contorno do canal radicular. Diante do exposto, responda:
A) Qual o diagnóstico?
B) Qual o tratamento indicado?
[Tem foto da radiografia]
9 – Paciente 42 anos, da raça branca compareceu ao serviço de odontologia UNESC apresentando aumento de volume indolor na região posterior esquerda da mandibula. O paciente não sabia relatar há quanto aquela lesão estava se desenvolvendo. O acadêmico responsável pelo atendimento solicitou uma radiografia panoramica que apresentava imagem radiolucida multilocular, lembrando bolhas de sabão, causando expansão corticais e deslocamento de dentes. Diante deste caso clinico, responda:
A) Quais as hipoteses diagnósticas? (Cite pelo menos 3)
B) Qual a mais provável?
C) Por que?
D) O que deve ser feito para definiçao do diagnóstico final?
10 – Assinale a alternativa correta:
A osteíte alveolar, também conhecida por alveolite, é uma das complicações mais comuns após exodontia. Ocorre devido a degradação do coágulo sanguíneo;
Dentre as principais causas de alveolite, pode-se destacar: infecção prévia à extração e tabagismo;
Osteite condensante é um tipo de osteomielite que ocorre em um dente com vitalidade e que não apresenta nenhuma manifestação clinica;
A osteite condensante faz diagnóstico diferencial radiografico com outras lesões radiopacas no tecido osseo;
Sendo a osteite condensante um tipo de osteomielite, deve ser tratada como tal, ou seja, com antibioticoterapia.
A) Todas estão corretas;
B) Todas estão incorretas;
C) Somente I, II e V estão corretas;
D) Somente II, III e IV estão corretas;
E) Somente I, II e IV estão corretas;

Continue navegando