Buscar

Apol 1MATEMÁTICA FINANCEIRA

Prévia do material em texto

Nota: 100 
PROTOCOLO: 201604208082707FA7CC
Disciplina(s): 
Matemática Financeira
Sistemas de Informação Gerencial
	Data de início: 
	20/04/2016 13:23 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	20/04/2016 15:04 
Questão 1/5
Segundo Castanheira e Serenato (2008, p.39) citados por Castanheira e Macedo (2010) “Desconto é o abatimento concedido sobre um título de crédito em virtude de seu resgate antecipado. ”
Analise a questão e marque a alternativa correta
(FCC - SEAD). Um título de valor nominal R$ 500,00 foi descontado dois meses antes do vencimento, sendo de R$ 450,00 o valor líquido recebido. Se o desconto utilizado foi o comercial simples (desconto simples por fora), a taxa de desconto utilizada foi de:
	
	A
	4%
	
	B
	4,5%
	
	C
	4,8%
	
	D
	5%
Você acertou!
Vc = M – Dc
450 =500 – Dc
450 – 500 = – Dc
 – 50 = - Dc
Dc = 50
Dc = M.i.n
50 = 500.i.2
50/500 = 2i
0,1 = 2i
0,1/2 = i
i = 0,05
i = 5%
CASTANHEIRA, N. P.; MACEDO, L. R. D; MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA. 3° Ed. Curitiba: Intersaberes, 2010, p. 39.
Questão 2/5
A Tecnologia da informação – ti é um termo que vem sendo amplamente utilizado e que, muitas vezes, compreende diversas áreas da ciência da computação ou informática; em alguns casos, também é empregado na área da administração. A TI abrange, sim, a informática e seus conceitos mais usuais, como hardware e software, no entanto sua amplitude é bem maior.
Neste contexto, identifique o conceito equivalente e assinale a alternativa correta para a seguinte afirmação: “é o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou de alguma coisa.”
	
	A
	Sistema
	
	B
	Informação
Você acertou!
INFORMAÇÃO – É o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou de alguma coisa (veja item 3.4 p. 35). Livro base: Sistemas Integrados de gestão ERP: Uma abordagem gerencial / Autor: Cícero Caiçara Junior.
	
	C
	Dados
	
	D
	Módulo
Questão 3/5
Existem diversos tipos de sistemas de informação indicados para diferentes categorias de problemas e níveis organizacionais. No que se refere a esta afirmativa analise as questões abaixo e em seguida marque a opção correta de resposta:
1 – Nível tático: Os problemas solucionados através da aplicação dos SIs são normalmente relacionados a controle ou conferência, atividades que são rotineiras e repetitivas.
2 – Nível operacional: Os sistemas de informações dão suporte ao processo de tomada de decisões através, principalmente, da emissão de relatórios gerenciais.
3 – Nível estratégico: O suporte dado pelo sistema de informação refere-se a problemas não estruturados e não repetitivos, voltados à alta direção. 
	
	A
	Apenas a afirmativa 3 está correta.
Você acertou!
1 – Nível operacional: Os problemas solucionados através da aplicação dos SIs são normalmente relacionados a controle ou conferência, atividades que são rotineiras e repetitivas. 2 – Nível tático: Os sistemas de informações dão suporte ao processo de tomada de decisões através, principalmente, da emissão de relatórios gerenciais. 3 – Nível estratégico: O suporte dado pelo sistema de informação refere-se a problemas não estruturados e não repetitivos, voltados à alta direção (veja item 3.6 p. 66-67). Livro base: Sistemas Integrados de gestão ERP: Uma abordagem gerencial / Autor: Cícero Caiçara Junior
	
	B
	Apenas a afirmativa 1 está correta.
	
	C
	As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
Questão 4/5
Na natureza econômica, a Contabilidade busca atingir o objetivo principal que é a maximização da riqueza dos proprietários, e para tanto, buscam as decisões de: como investir, como financiar e como distribuir os seus lucros, ou seja, a rentabilidade dos recursos que serão investidos. Não diferente da pessoa física, que busca maximizar sua renda mensal. Para isto, surge a necessidade de conhecer a matemática financeira, seja a empresa, seja a pessoa física, para melhor orientar numa determinada decisão financeira.
Analise as proposições e marque a correta:
Os juros em capitalização simples são sempre iguais ao:
	
	A
	Prazo multiplicado pela taxa de juro e pelo valor do capital inicial.
Você acertou!
Prazo multiplicado pela taxa de juro e pelo valor do capital inicial.
Veja a fórmula do Juro na Capitalização simples é:
J = C.i.n
CASTANHEIRA, N. P.; MACEDO, L. R.D; MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA. 3° Ed. Curitiba: Intersaberes, 2010, p.22
	
	B
	Prazo multiplicado pela taxa de juro e pelo montante final.
	
	C
	Valor dos juros somados ao capital inicial dividido pelo montante final.
	
	D
	Valor do Montante Final subtraído dos juros e dividido pelo capital inicial.
Questão 5/5
O regime de juros compostos é mais comum do que o regime de juros simples, sendo utilizado nas principais operações financeiras, tanto investimentos como financiamentos. 
Analise as proposições e marque a correta
Para transformar uma taxa ao ano (taxa que eu tenho) na sua taxa equivalente em oito meses (taxa que eu quero basta calcular na seguinte fórmula:
	
	A
	iq = (1+i)8/12 – 1
Você acertou!
A fórmula correta é:
iq = (1+i)8/12   – 1
CASTANHEIRA, N. P.; MACEDO, L. R. D; MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA. 3° Ed. Curitiba: Intersaberes, 2010, p. 59.
	
	B
	iq = (1+i)12/8 – 1
	
	C
	iq = (1+i)8  – 1
	
	D
	iq = (1+i)12 – 1

Continue navegando