A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
clima_definitivo

Pré-visualização | Página 2 de 4

Procedimentos e técnicas de análise de dados
Tabulação através de ferramenta estatística, expostos através de gráficos, analisados por meio de técnicas estatística descritiva quanto à distribuição de frequência dos dados.
4 - ETAPA CONCLUSIVA
4.1 - O Ambiente da pesquisa
A empresa pesquisada RL TELINFOR COMÉRCIO INDÚSTRIA E SERVIÇOS LTDA.
Perfil da empresa e dos colaboradores
Modelo de gestão 
4.2 - O Perfil da empresa estudada
A empresa em estudo tem o nome de RL TELINFOR COMÉRCIO INDÚSTRIA E SERVIÇOS LTDA, tem como nome fantasia RL MIDIA. A RL MIDIA é uma empresa de pequeno porte, porém, voltada para o fornecimento de soluções na área de sistemas de informação e Mídia Indoor.
4.2.1 – Histórico
Foi criada em 2001, com sede no Brasil, a empresa iniciou suas atividades fornecendo e desenvolvendo soluções inteligentes na área de publicidade, mídia Indoor e comercial. 
Seguindo sua visão avançada, a RL MIDIA rapidamente passou a investir no desenvolvimento de prestação de serviço e sistemas com marca própria. Durante este período adquiriu capacitação tecnológica em suas áreas estratégicas e desenvolveu um conjunto de soluções, tanto de hardware como de software, visando atender as necessidades de seus clientes.
Desde 2001 a RL MIDIA fechou seu primeiro negócio com a rede de Farmácias Pague Menos em todo o Brasil, totalizando hoje mais 200lojas instaladas com seu sistema áudio visual.
4.2.2 – Perfil dos funcionários
Atualmente a empresa é composta por 21 funcionários, onde 17 estão na matriz e 4 na filial, 2 diretores, com uma faixa etária entre: 25 e 45 anos, distribuídos em 06 Mulheres, 15 Homens.
4.3 – Modelo de Gestão
O modelo de gestão da empresa é descentralizado, onde todas as decisões são tomadas em conjunto com os setores da empresa. 
Política de Qualidade: Fornecer uma prestação de serviço de alta qualidade na área de “Mídia Indoor” através dos espaços publicitários, utilizando uma ótima tecnologia da informação, buscando sempre melhorar a atuação da empresa e aumentar a satisfação de seus clientes.
Missão: Fornecer soluções publicitárias e tecnológicas, de alta qualidade visando atender as necessidades e expectativas de seus clientes.
Visão de Futuro: Embora tenhamos diversos produtos voltados para área de “Mídia Indoor” como: “Promotores Digitais, Vitrine Digital, TV+Saúde, Sinalização Acústica e Visual... Nosso alvo é abranger uma área maior de atuação, fora Indústria Farmacêutica, (que são nossos grandes clientes), ampliar nas redes de Supermercados, Clinica Medicas, Salão de Beleza... entre outros. 
5 - CARACTERIZAÇÕES DOS RESPONDENTES
SEXO
 
FAIXA ETÁRIA
TEMPO DE SERVIÇO
 A pesquisa obteve retorno de 18 funcionários, dos quais 06 são do sexo feminino, 12 do sexo masculino, a maioria estão na faixa de idade entre 25 e 45 anos e em relação ao tempo de serviço, 05 trabalham na acima de 5 anos.
 
6 - DIMENSÃO T&D
Está na pergunta: 01.
1- Participação em cursos e treinamentos.
No aspecto participação em cursos e treinamentos a percepção dos funcionários da RL MIDIA acerca da sua importância, pode ser classificada como ponto crítico, pois as respostas mantiveram-se em regular, podendo assim ser um alerta para a empresa.
Gráfico 01: Percepção dos funcionários da RL MIDIA sobre investimento em cursos e treinamentos.
Fonte: Análise de dados
7 – DIMENSÃO RELACIONAMENTO CHEFIA - COLABORADOR
Está dividida nas seguintes perguntas: 03, 04, 05 e 06.
3- Acompanhamento e suporte no meu trabalho.
Em relação ao acompanhamento e o suporte ao funcionário em suas tarefas obteve um rendimento a ser melhorado, pois não teve um resultado satisfatório.
4- Estabilidade no emprego.
No que se referem à estabilidade que os funcionários possuem no emprego, eles percebem que a estabilidade que eles possuem está na variável “quase sempre”, nenhum ponto a variável péssimo. 
5- Bom relacionamento com a chefia.
No que se refere ao relacionamento com a chefia observou-se divergência declarada pelos respondentes, predominando a percepção de que a situação configura-se em “quase sempre e sempre”.
08- REMUNERAÇÃO.
Na visão da maioria, é um ponto a ser melhorado, cuja percepção declarada aponta para uma situação parcialmente regular, com aspectos negativos a serem considerados.
Gráfico 02: Percepção dos funcionários da RL MIDIA sobre o reconhecimento do seu trabalho por parte da empresa, o acompanhamento e suporte recebido da empresa para desempenhar o seu trabalho, a estabilidade no emprego, ter um bom relacionamento com a chefia, remuneração.
Fonte: Análise de dados
9 - DIMENSÃO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
É composta da seguinte pergunta: 02.
02- Amizade como grupo.
Na visão da maioria, dos respondentes a amizade entre eles é considerada boa ou excelente, sinalizando uma situação satisfatória. Percebe-se que existe uma amizade excelente com o grupo, significa que eles têm uma relação entre eles significativamente considerada satisfatória.
Gráfico 03: Percepção dos funcionários da RL MIDIA sobre a amizade com o grupo.
Fonte: Análise de dados
10 – DIMENSÃO DE CARREIRA 
É composta das seguintes perguntas: 07, 08 e 09.
Fatores Internos, Realização Profissional e Qualidade do Trabalho
A partir dos resultados obtidos, foi analisado ouve uma divergência entre as repostas, sendo que é um ponto a ser estudado e trabalhado.
Gráfico 4: Percepção dos funcionários da RL MIDIA sobre Fatores Internos, Realização Profissional e Qualidade do Trabalho.
Fonte: Análise de dados
11 – FATORES MOTIVACIONAIS/FATORES DESMOTIVADORES
É composta pelas seguintes perguntas: 10 e 11
A grande maioria dos funcionários apontou como desmotivador a falta de crescimento profissional na empresa. O que é um problema, por ser uma empresa de pequeno porte não existe cargos mais elevados para os devidos crescimentos. Porém, a mesma maioria apontou como um dos motivos de fazer parte da empresa o “Ambiente de trabalho e o Relacionamento com a chefia.
Gráfico 05: Percepção dos funcionários da RL MIDIA sobre Fatores Motivadores e Desmotivadores.
Fonte: Análise de dados
CONCLUSÃO
Nesta pesquisa tivemos a oportunidade de se comprovar o quanto é importante a pesquisa de clima nas organizações. As empresas devem ouvir seus funcionários através da área de RH por fazer parte de sua missão proporcionar-lhes um bom clima organizacional.
Vimos como na maioria das vezes essa atenção dos gestores em ouvir seus colaboradores passa a ser uma receita de excelência, considerando que os manterá sempre motivados e percebendo o seu valor dentro da organização.
O objetivo da atividade foi atingido tendo em vista que foi uma maneira de podermos ter a experiência prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula, com um olhar real que nos proporcionou sair da teoria à prática nos proporcionando um bom êxito no aprendizado.
PLANO DE AÇÃO
	O QUE
	PORQUE
	ONDE
	QUEM
	COMO
	QUANTO
	RESULTADOS
 ESPERADOS
	Divulgar as ações de melhorias .
	Objetiva se buscar a adesão dos funcionários.
	Setores de trabalho.
Flanelógrafo
	Consultora de RH
	Sensibilização/ Comunicados
.
	Instituição
	Atingir os objetivos do plano.
Maior integração;
Despertar nos funcionários a importância deles para a instituição;
Promover mudanças comportamentais positiva;
Satisfação dos colaboradores e encontrar uma forma de crescimento profissional.
Corrigir falhas no processo de comunicação;
Internalização da missão, visão e dos valores;
Assimilação da relevância do processo de comunicação;
Controlar os resultados visando melhorias.
	Divulgar e expor a missão visão e valores da instituição.
	Pelo fato dos funcionários desconhecerem, embora estejam formalizados em legislação.