Buscar

ATPS PROJ. EXTENSÃO COMUNIDADE postar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profª Tutora a Distância Lindsey Nogueira
Campinas / SP
 2015
Anhanguera Educacional (Campinas 02) 
Pedagogia 
Projeto de Extensão a Comunidade
 Débora Cristina dos Santos e RA 9978019324;
Simone Carvalho de Oliveira e RA 6580285157;
Vanessa Caires F. S. Bortoletti e RA 6506248507
ESCOLA E COMUNIDADE COMO IGUAL.
INTRODUÇÃO
Vamos apresentar no trabalho a seguir, pesquisas realizadas sobre a importância do envolvimento da família e comunidade.
Será abordada também a importante relação entre a escola e a comundade para o processo educativo, demonstrando o desenvolvimento de uma atividade de modo fictício em uma escola.
Vamos demonstrar as pequisas realizadas para reflexão crítica acerca da formação relacionada entre a teoria e a prática.
Vamos exibir três atividades diferentes, demonstrando com figuras um pouco mais da dinâmica escolar.
E para finalizar vamos responder a pergunta: “ Qual a importância da participação da escola e da comunidade para a educação?”
ETAPA 1- A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E A COMUNIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO EDUCATIVO. 
A relação família e escola, deve ser valorizada, não de maneira desfragmentada, mas por um todo. Pois o ser humano não é metade de si em cada situação ou cotidiano vivenciado, mas sim um ser completo.
E depois da casa da gente, a escola é um dos principais ambientes fora da família. É na escola que se inicia a socialização, a troca de conhecimento e estende o seu espaço, cria amizades e vínculos que podem se alastrar para o resto da vida.
Se faz necessária a união da família e da escola, tanto para benecífio da aprendizagem do aluno na escola, como do filho em casa, pois com esta parceria os pais podem auxiliar os filhos em suas dificuldades.
Cada família revela características, hábitos , variedade de estilos, comunicação e comportamentos diferentes. Tanto no seio familiar como na escola o aluno pode aprender com as diferenças e semelhanças entre os demais. Até mesmo alunos que apresentam deficiência, transtornos ou síndromes, podem ser inclusos na escola, como por exemplo o Autismo, onde cada grau ou dificuldade deste transtorno é diferente para cada portador.
O professor deve procurar por informações, sobre síndromes, transtornos ou algo que diferencie seu aluno dos demais, assim como os pais devem participar a escola deste diagnóstico, para que ambos busquem uma facilidade de aprendizagem para essa criança em sua particularidade.
A escola deve trabalhar unida, como todo o corpo docente, auxiliares, diretores e demais funcionários, pois o aluno não é de um determinado professor, mas sim da escola.
A escola deve estar sempre de portas abertas a comunidade, idéias como cursos de atividades que podem gerar fontes de renda ou como informática, utilizando a estrutura da escola para atualizar a comunidade, faz com que os pais dos alunos frequentem e entendam que a escola também é deles e que podem participar.
Geralmente o único vínculo que a escola tem com os pais, é o dia da reunião bimestral de pais e mestres, ou quando são chamados individualmente para receber alguma notícia que frequentemente são más notícias.
É muito importante que a escola tenha uma proposta pedagógica e esta deve ser feita após reunião com todos os profissionais da escola e a comunidade.
ETAPA 1- A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E A COMUNIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO EDUCATIVO. 
Esse documento deve ser de livre acesso a todos os envolvidos e assim, quando julgarem necessário devem anexar sugestões e comentários e se reunirem novamente quando pressupor necessário, dessa forma o relacionamento e integração entre a escola e a comunidade poderá retificar a proposta pedagógica.
Comumentemente a escola pública e particular, tem públicos diferentes, sendo assim precisam ser elaborados projetos diferentes.
A proposta pedagógica pode ser conhecida por vários outros nomes como plano de escola, pedagógico- curricular, proposta pedagógica, mas o fundamental é que cada escola elabore este documento de acordo com a sua realidade.
Os Planos Municipais e Estaduais dão as normas específicas do ensino da rede e a LDB dá as orientações para a elaboração desta proposta pedagógica.
Esse documento deve ser revisado periodicamente, em alguns casos acontecem de ano em ano, mas essa revisão é essencial. Quanto o projeto é elaborado pela primeira vez, geralmente ele demora um ano para ser feito, mas esse tempo de elaboração pode variar, dependendo muito de equipe para equipe, podendo diversificar de uma semana até seis meses. Existem pontos essenciais que devem conter na proposta pedagógica, como o perfil da comunidade e do aluno, os objetivos de onde se quer chegar, o tipo de ser humano que a escola quer formar, os princípios para chegar a esse objetivo traçado e quais os projetos e ações para tingir essas metas.
Neste trabalho existem várias etapas que devem ser seguidas, como:
Entrevistas com os pais e visitas a comunidade;
Reuniões com os pais e os funcionários, onde será possível explicar a importância e a participação de todos;
Nestas reuniões é sempre bom começá-las com integração e descontração de todos;
Delimitar os objetivos com metas definidas e muito claras;
Todos na escola precisam estar informados dos termos desta grande convenção coletiva, onde será preciso divulgar a comunidade os principais pontos deste documento ora pactuado. Pois é importante que essa proposta circule, seja debatida, utilizada, criticada e até mesmo modificada.
ETAPA 1- ESCOLA ONDE SERÁ DESENVOLVIDA AS ATIVIDADES PROPOSTAS .
 A escola escolhida, é pequena porém acolhedora. Tem salas de aula como no máximo vinte alunos por sala, para melhor aprendizagem dos alunos e melhor dedicação do professor em ensinar.
Essa escola tem aulas de período matinal e vespertino, mas aceitam alunos em período integral.
Pois tem aulas extra curriculares como balé para as meninas, judô para os meninos, laboratório de informática, aula de natação.
A escola tem vários projetos que convida a comunidade a participar do conhecimento de seus filhos, como Festival de Cinema, Festa das Nações (onde é possível explorar os países como também os estados brasileiros), festival de teatro (sempre inspirado em um livro) e Festival de Pinturas, onde é possível o filho reproduzir obras de grandes pintores de arte.
A metodologia trabalhada é Escola e Comunidade de Mãos dadas, pois o aluno de hoje é o cidadão de amanhã.
Período (ano/série): Maternal até Ensino Fundamental I.
Faixa etária: De 0 a 9 anos
Nome da escola: Bole Bole Rocambole
Capacidade de atendimento de alunos: 200 alunos.
Horário de funcionamento: das 07h00 às 18h00.
Número de funcionários: 20
Se pertence ao município, estado, rede privada ou terceiro setor: Rede privada de ensino.
 
ETAPA 2 – REFLEXÃO ARGUMENTATIVA 
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diagnostico-inicial-6o-ano-mapa-saber-674330.shtml
Texto: O Saber Docente:
É de extrema importância que o professor entenda e saiba a aula que está sendo ministrada por ele. O currículo em ação , no que diz respeito ao ensino aprendizagem é a organização do tempo e do espaço. Onde o tempo de ensino, imagina-se que o professor tenha formação e preparo para a execução e avaliação das atividades. Já o tempo de aprendizagem exige do aluno que conisga realizar sozinho o que foi proposto.No mínimo o professor precisa ter o conhecimento teórico fundamental para a elaboração do currículo. Na perspectiva da profissionalização docente, o foco e o estudo voltam-se em busca da qualidade da formação, concentrado no aprimoramento teórico e prático
ETAPA 2 – REFLEXÃO ARGUMENTATIVA
Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0443.html
Texto - Sua formação:
A formação do professor é tão desejável na prática e menos teórica acadêmica. O modelo Schulman defende conteúdo de ensino e aprendizagem se divide em três categorias: da matéria que ensina, o curricular e o pedagógico.
Sua formação teórico-epistemológica, depende da capacidade do professor produzir na prática uma reflexão diferente daquela idealizada teoricamente.
Mesmo após a sua formação o professor precisa estar sempre se atualizando, sempre estudando, pois precisa passar ao aluno que ele tem o domínio do que está sendo aplicado em aula.
ETAPA 2 – REFLEXÃO ARGUMENTATIVA
Fonte: http://www.rioeduca.net/blog.php?bid=16&tag=novas+m%C3%ADdias
Texto sobre as interações entre teoria e prática no cotidiano da escola
A relação entre a teoria e a prática hoje em dia é muito vivenciada nas escolas, com o uso de informática é possível o aluno se conectar ao mundo em tempo real . Pois o papel da teoria é revelar a prática como um saber efetivamente concreto. Para Monteiro (2001), a prática é o saber em ação o que distingue da teoria que é um saber universitário, temporário. 
ETAPA 3- ATIVIDADES PROPOSTAS PELAS ESCOLAS QUE PERMITAM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS ALUNOS E DA COMUNIDADE 
Fonte: http://www.yourepeat.com/watch/?v=qRg0T_ZY_BI
Nome da atividade: Festival de Cinema
Descrição da mesma: Os alunos podem representar cenas de filmes em forma de musical
Justificativa de sua realização: Ferramenta de fundamentos pedagógicos, social e cultural. Os alunos podem atuar como atores, preparando os alunos para que se sintam confiantes, e também agilidade no pensar.
Público-alvo: Alunos, pais, professores.
Metodologia utilizada para a realização da atividade: A colaboração dos alunos e membros da escola na divulgação. Todos os alunos participam do festival, onde cada ano/ série será responsável em representar a cena de um filme de acordo com a faixa etária de cada ano/série.
ETAPA 3- ATIVIDADES PROPOSTAS PELAS ESCOLAS QUE PERMITAM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS ALUNOS E DA COMUNIDADE 
Fonte: http://oinformante.org/enfeites-para-festa-junina/
Nome da atividade: Festa Junina.
Descrição : Essa festa geralmente acontece no mês de Junho, podendo acontecer também em Julho e assiim ter seu nome modificado para Festa Julina. Nesta festa tem músicas, danças, comidas típicas e brincadeiras como correio elegante, cadeia, barraca do beijo, de pesca e etc.
Justificativa de sua realização: Conhecer e valorizar o trabalho do homem do campo, conhecer a história da festa junina, assim como seus aspectos sociais e religiosos.
Público-alvo: Pais, alunos e professores.
Metodologia utilizada para a realização da atividade: Serão trabalhadas a iniciativa coletiva de todos os alunos, envolvendo os pais na preparação do prato típico. Trabalhando também os aspectos sociais , culturais e curiosidades dos alunos.
ETAPA 3- ATIVIDADES PROPOSTAS PELAS ESCOLAS QUE PERMITAM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS ALUNOS E DA COMUNIDADE 
Fonte: http://anaamorim.blogspot.com.br/2012/04/semana-da-ciencia-e-tecnologia-09.html
Nome da atividade: Feira de Ciências
Descrição : Os alunos poderão apresentar para a comunidade experiências e invenções já pesquisadas em sala de aula.
Justificativa de sua realização: Conhecida por seu elevado potencial de motivação ao aluno, a feira de ciência também tem atividades pedagógicas e culturais.
Público-alvo: Pais, alunos e professores.
Metodologia utilizada para a realização da atividade: Primeiro os alunos pesquisam o que irão apresentar, em livros, sites, revistas e etc. O segundo passo é providenciar o material necessário para a apresentação, que acontecerá primeiro e somente dentro da escola e somente depois aberto ao público e apresentado a comunidade.
ETAPA 3- PROPOSTA DE ATIVIDADE QUE ENVOLVA OS ALUNOS E A COMUNIDADE.
 
a) Perfil da turma para a qual será preparada a aula: Alunos do 2º anos do ensino fundamental I
b) Tema da aula: Animais da Natureza
c) Objetivos da aula a ser planejada: Conhecer animais e insetos da natureza, identificar características em comum de alguns animais, desenvolver o discernimento ecológico.
d) Conteúdo previsto para a aula: Cada aluno deve levar a escola um animal ou inseto, dentro de potes transparentes. Assim será possivel ver e identificar cada animal/ inseto.
e) Estratégias de intervenção: Poderá ser avaliado o comportamento do aluno e poderá ser apresentado a turma uma pequena tartaruga que será a mascote da turma a partir deste dia. Onde o aluno que melhor se comportar diariamente na sala de aula, poderá cuidar desse mascote.
A finalidade desta proposta pedagógica foi , conversar com as crianças sobre os diversos tipos de animais, tamanhos, formas, sons que emitem.
Identificar os animais que nadam, os que voam, os que rastejam e os que andam.
Contar a quantidade de bichos que foram repitidos em sala de aula.
A imitação dos sons que alguns aminais fazem.
ETAPA 4 - “QUAL A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO?”
 
Defronte ao fracasso do aluno, a família e a escola começam a culpar uma a outra, querendo saber onde a outra falhou. A família debate que a escolha tem a obrigação de ensinar e a escola questiona a família pois alguns alunos conseguem aprender, para a escola esse fracasso pode vir de fora.
Mas o problema não está nem na escola e nem na família e tão pouco no estudante. As crianças, adolescentes e jovens, são levadas a escola com a intenção de que aprendam ao conteúdo e se desenvolvam para a vida.
Quando os dois lados começam a se culpar e se frustar pelo insucesso do aluno, começam uma sucessão de frustrações e assim, os pais pensam em mudar o aluno de escola e a escola quer ter a participação mais ativa dos pais na educação de seus filhos.
É de extrema importância a participação da família e da comunidade dentro da escola, não somente tratando da educação pedagógica, mas também contra a violência e a inibição no uso de drogas dentro das escolas também.
Muitos pais e mães trabalham o dia todo e não tem como acompanhar a rotina escolar do filho e dessa forma os filhos se sentem no direito de” matar aula”, não estudar, criar brigas dentro das escolas.
Com a participação dos pais, tios, irmãos ou da comunidade propriamente dita intimidaria esse tipo de ação dentro das escolas.
Nas reuniões de pais realizadas bimestralmente, a escola deve informar aos pais quais serão as atividades trabalhadas durante esse período e assim indicar quais são os recursos que deverão disponibilizar para dar continuidade nesta atividade como tarefa de casa e os pais acompanharem..
Pois assim o aluno poderá ser cobrado por suas responsabilidades discente dentro de sua casa também. Como é obrigação do estado e do município a educação básica, é de responsabilidade destes desenvolver meios para o envolvimento da família.
13
ETAPA 4 “QUAL A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO?” 
A escola muda constantemente sua identidade. O que antes era de responsabilidade dos pais a educação dos filhos, hoje em dia é tratado como obrigação da escola.
Muitos pais acreditam que a escola seja um depósito de filhos, onde levam de manhã e retiram de tarde. Até meados dos anos de 1990 as mães não trabalhavam fora de casa e assim podiam acompanhar a vida escolar de seus filhos mais de perto, não apenas por cadernos de anotações como tem sido hoje 25 anos depois.
O reconhecimento deve ser recíproco, tanto dos pais como da escola, ambos precisam participar da vida discente do aluno.Levando-se em conta que a identidade da escola vem sendo arquitetada com todos os fragmentos que a compõe, como valores, crenças e suas necessidades. A escola leva em consideração as mudanças rotineiras da sociedade e que contradizem e desafiam os educadores que nela trabalham..
Mesmo com as mudanças a escola deve ser um lugar sem medos e sem privilégios, onde sobressaia e se realize a solidariedade, onde comunidade e escola entregue-se ao mesmo ideal.
Mas o desenvolvimento do aluno não depende apenas da família e da escola, mas também a comunidade que o cerca. Quanto mais a comunidade se envolve, mais são as probabilidades
de se alcançar os objetivos.
A comunidade contribui como uma grande sala de aula, na qual a educação acontece em todo lugar e a qualquer hora.
A escola promove a participação da comunidade quando, escuta a comunidade, criando canais para que respondem o que a comunidade espera da escola, estimula a participação da comunidade , criando vínculos como comitês, comissões de trabalho e conselhos escolares.
A escola favorece e participa de moveimentos sociais para melhorias da própria comunidade, abre a escola para atividades da comunidade.
14
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Neste trabalho abordamos o assunto de Projeto de Extensão a Comunidade, onde nosso desafio foi buscar o entendimento da participação entre a escola e a comunidade.
Nos permitiu observar as relações sociais e políticas entre a escola e a comunidade.
Na primeira etapa foi realizada uma pesquisa nas sugestões de leitura contendo as principais ideias sobre a relação entre a escola e a comunidade e sua importância para o processo educativo, caracterizando de modo fictício uma escola onde foram desenvolvidas as atividades propostas.
Na etapa seguinte, foram realizadas leituras e um texto de reflexão argumentativa sobre a autonomia dos professores diante dos currículos escolares.
Na terceira etapa foram pesquisados três diferentes atividades pedagógicas que permitiam a participação dos alunos e da comunidade, contendo fotos e descrições.
E na última etapa, foram realizadas pesquisas sobre a importante aproximação entre alunos, escola e comunidade.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
 CASARIN, Sonia. Família, criança e escola: um trio afinado. Revista Nova Escola, 2009. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/trio-afinado-511141.shtml. Acesso em: 18 nov. 2015
 GENTILI, Paola. A escola com a cara da comunidade. Revista Nova Escola, 2004. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/escola-cara-comunidade-423085.shtml. Acesso em: 18 nov 2015
MATOS, Maria do Carmo de. Currículo, formação inicial do professor e saber docente.
2006. Disponível em: http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/File/vertentes/Vertentes_29/maria_do_carmo.pdf. Acesso em: 18 nov. 2015.
MENEZES, Luiz Carlos de. Escola e família como parceiras. Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/escola-familia-como-parceiras-423328.shtml. Acesso em: 18 nov. 2015
SAVIANI, Nereide. Currículo: um grande desafio para o professor. 2005. Disponível em: http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_6_bloco_3/3_o_curriculo_escolar/material_apoio/texto_curriculo_um_grande_desafio_para_o_professor.pdf. Acesso em: 18 nov. 2015
 RIOS, Terezinha Azerêdo. Identidade da escola. Revista Nova Escola. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/identidade-escola-autonomia-etica-valores-gestao-participativa-democratica-trabalho-equipe-escolar-515765.shtml. Acesso em: 18 nov. 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais