Buscar

EXERCÍCIO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 3
	PSIC.DESENV.APREND.  
	Período Acad.: 2016.1 EAD (G) / EX
	
	
	
		1.
		Há muitas formas de aprender. Os cognitivistas concebem a aprendizagem como uma modificação na estrutura cognitiva do aprendiz. Assinale uma importante característica da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. 
		
	
	
	
	
	Quando a concepção acadêmica é ligada à concepção prévia do conhecimento do aluno e há uma reorganização do conhecimento, podemos dizer que a aprendizagem foi significativa. 
	
	
	A aprendizagem será significativa, somente se utilizar como modelo de aprendizagem os mapas conceituais para o ensino de ciências.
	
	
	A aprendizagem significativa acontece por acúmulo de informações e capacidade de memorização do aprendiz.
	
	
	Na aprendizagem significativa, os armazenamentos na memória são arbitrários e induzem a aprendizagem porque são fixados durante os exercícios repetitivos passados pelo professor.
	
	
	Tudo o que é aprendido pelo aluno na escola faz parte do paradigma da aprendizagem significativa, pois a escola adota um currículo previamente planejado para ser importante para a formação do aluno.
	Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A aprendizagem significativa depende de alguns pressupostos que envolvem a relação professor - aluno -conhecimento. Nesse sentido, NÃO é correto afirmar que: 
		
	
	
	
	
	A aprendizagem significativa depende de uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.
	
	
	O professor necessita fazer uso de organizadores prévios que facilitem realmente a aprendizagem, principalmente quando o conteúdo não for familiar ao aluno. 
	
	
	O professor precisa elaborar muitas atividades, de modo que sobrecarregue o aluno com informações excessivamente detalhadas e pormenorizadas para facilitar a aprendizagem.
	
	
	A disposição para a aprendizagem significativa não depende exclusivamente do aluno, demanda que a prática didática garanta condições para que essa atitude se manifeste e prevaleça. 
	
	
	O professor precisa conhecer a estrutura cognitiva de seus alunos e propor desafios compatíveis com suas potencialidades.
	Gabarito Comentado
	
	
		3.
		No que se refere à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel:
I- O subsunçor é um conceito, uma ideia, uma proposição já existente na estrutura cognitiva, capaz de servir de ancoradouro a um novo conceito, ideia ou proposição de modo que o indivíduo possa atribuir significados a essa nova informação.
II- aprendizagem significativa, um processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e não literal a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do aprendiz.
III- novas ideias e informações podem ser aprendidas e retidas na medida em que conceitos relevantes e inclusivos estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo e sirvam, dessa forma, de ancoradouro a novas ideias e conceitos.
É correto afirmar:
		
	
	
	
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta. 
	
	
	
		4.
		De acordo com o modelo pedagógico construtivista, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos, envolvendo-os com o objeto de estudos, de modo que o aluno se sinta motivado no caminho da aprendizagem: 
		
	
	
	
	
	dependente 
	
	
	reprodutora 
	
	
	mnemônica 
	
	
	mecânica 
	
	
	significativa 
	Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Num debate sobre o tipo de formação que ofereciam para os alunos do colégio Zeus, o professor Roberto trouxe o referencial da aprendizagem significativa para nortear as aulas de ciências. Dentro desse referencial, qual seria a postura correta do professor para o ensino de ciências?
		
	
	
	
	
	evocar as memórias dos alunos sobre os fatos da natureza, corrigindo todas as distorções da realidade e apresentando os erros que eles têm na construção do pensamento significativo. 
	
	
	trabalhar com o conhecimento do estado da arte do tema pesquisando tudo o que já foi sistematizado sobre ele e que tenha significado na vida do aluno. 
	
	
	retratar a explicação científica tendo a cultura do aluno e suas experiências anteriores sobre o tema estudado como âncoras que serão usadas na memorização do conhecimento . 
	
	
	trabalhar com questões do ENEN afim de mostrar o significado das questões nos exames nacionais.
	
	
	iniciar os estudos sobre a produção científica sobre o tema e concluir com experimentos práticos que mostrem o significado das teorias estudadas. 
	
	
	
		6.
		Leia a citação abaixo e responda à pergunta: "No mundo moderno atual, essa assertiva fica cada vez mais verdadeira, pois o que se observa é um aumento quase que exponencial da quantidade de informações que nos rodeia. A atenção dá o suporte neurobiológico para o primeiro passo mnêmico" ( ROTTA, 2006, p.274) Em relação à neurobiologia existente entre a memória e a atenção, a citação acima nos permite fazer qual inferência? 
		
	
	
	
	
	A memória e a atenção são processos indissociáveis.
	
	
	A memória e a atenção são processos antagônicos.
	
	
	Não pode haver relação entre atenção e memória, pois são processos totalmente diferentes.
	
	
	A atenção é o processo mais importante na atualidade.
	
	
	A relação existente entre atenção e memória é caótica.

Outros materiais