Buscar

DIREITO PENAL RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os princípios que resolvem o conflito aparente de normas são:
R: especialidade, subsidiariedade, consunção e alternatividade.
Consoante os estudos sobre as missões do Direito Penal no Estado Democrático de Direito, assinale a alternativa CORRETA:
R: Dentre as funções do Direito Penal, a aplicação de sanção de qualquer natureza está condicionada à mínima intervenção.
Tipicidade é
R: adequação da conduta ao tipo.
José, brasileiro, cometeu crime de peculato, apropriando-se de valores da embaixada brasileira no Japão, onde trabalhava como funcionário público. Em tal situação,
R: aplica-se a lei brasileira, independentemente da existência de processo no Japão e de entrada do agente no território nacional.
No que diz respeito ao lugar do crime nosso código penal pátrio adota a teoria : (a) Do resultado (b) Da atividade (c) Da ubiquidade (d) Da conduta (e) Da ultratividade.
R: adotada pelo Código Penal brasileiro significa que o lugar do crime tanto pode ser considerado onde ocorreu como onde se deu o resultado.
Um salva-vidas vê uma pessoa se afogando e, podendo fazê-lo, nada faz, vindo a vítima a morrer. Nesta hipótese, com base nos estudos realizados sobre as teorias da conduta, é correto afirmar acerca da modalidade de sua conduta e respectiva responsabilização penal:
R: omissiva imprópria, haja vista tratar-se de agente garantidor,sendo sua conduta incursa no tipo penal de homicídio.
Sonja, experiente parteira no interior do Maranhão, recebeu um chamado para auxiliar no nascimento do filho de Tibúrcia e seu marido Tício, num lugarejo muito distante da cidade cujo acesso dá-se exclusivamente por barco. Acrescente-se que Sonja é a única parteira da região, que não conta com postos de saúde, energia elétrica e serviço de telefonia. Ao chegar ao local, Sonja descobriu que Tício, marido de Tibúrcia, é o seu próprio marido que havia viajado em busca de trabalho e não mais retornara à casa. Desejando vingar-se do Tício, Sonja não praticou os atos necessários à realização do parto, limitando-se a assistir ao sofrimento de Tibúrcia, bem como a morte desta e do seu filho, este ainda no ventre da mãe. Sonja confessou que, nas condições em que encontrou Tibúrcia, poderia tranquilamente tê-la ajudado a ter seu bebê e que, provavelmente, ambos sobreviveriam, mas preferiu vê-la morta a ter que encarar a felicidade do Tício. Ante o exposto é correto afirmar que Sonja responderá por:
R: homicídio doloso e aborto sem o consentimento da gestante com base no art. 13, par. 2º, do CP, crime de omissão imprópria.
XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Considere que determinado agente tenha em depósito, durante o período de um ano, 300 kg de cocaína. Considere também que, durante o referido período, tenha entrado em vigor uma nova lei elevando a pena relativa ao crime de tráfico de entorpecentes. Sobre o caso sugerido, levando em conta o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
R: Deve ser aplicada a lei mais severa, qual seja, aquela que passou a vigorar durante o período em que o agente ainda estava com a droga em depósito.
Os crimes onde o agente tem a obrigação de agir para evitar o resultado, isto é, devendo agir com a finalidade de impedir a ocorrência de determinado evento, são chamados de: (Exame OAB/MG. 1 Fase. Março 2002)
R: crimes comissivos por omissão
40º EXAME DE ORDEM CESPE/UNB Determinada rede de lanchonetes estabelecida nos Estados Unidos da América utiliza navios próprios para fornecer mercadorias aos seus franqueados fora daquele país. A bordo de um desses navios, em águas pertencentes ao mar territorial brasileiro, paralelas ao estado de Pernambuco, houve um crime contra o patrimônio e, algumas horas após esse fato, a embarcação atracou no porto de Santos ¿ SP, onde, de acordo com o respectivo plano de viagem, seria sua primeira e última parada no território brasileiro. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta no que se refere à competência para processar e julgar o mencionado delito, de acordo com a CF, o CP e o CPP.
R: A competência para processar e julgar o referido crime será da justiça federal de Santos.

Outros materiais