Buscar

Os conceitos de organização e administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIDADE 1
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
AULA 1 – Os Conceitos de Organização e Administração
Prof. Gláucio Matos
*
*
Entrar em qualquer lanchonete para comer sanduíche, tomar ônibus ou metrô, comprar roupas em loja, ir ao banco sacar dinheiro ou telefonar para alguém de outra cidade são comportamentos habituais.
*
E se parássemos para perguntar: Como surgiram tão diferentes organizações destinadas a fabricar ou prestar serviços? 
Nos daríamos conta de que todas as organizações existem para servir pessoas.
*
*
CONTEXTUALIZANDO
As organizações – sejam elas empresariais, públicas, ou do Terceiro Setor – são uma realidade no mundo contemporâneo, e quase tudo que acontece no mundo depende delas. Elas se fazem presentes no nosso dia-a-dia, uma vez que fornecem os meios para o atendimento das necessidades humanas. No entanto, para alcançarem seus objetivos, as organizações devem ser capazes de utilizar corretamente seus recursos e, para isso, precisam de administração.
*
*
*
*
Mas para que servem as organizações?
 Para produzir bens.
Para prestar serviços à comunidade.
 Para cobrar impostos dos contribuintes.
Para proporcionar educação, saúde e segurança.
O que mais?
*
*
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
Surgem como resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas que, isoladamente, não conseguiriam atingir, em virtude da complexidade e da variedade das tarefas inerentes ao trabalho a se efetuar.
*
*
*
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
Podem ser organizações formais, como no caso de um exército ou de uma empresa, ou informais, como um grupo de amigos que se junta para jogar vôlei na praia. As organizações formais se caracterizam por possuir regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgão componentes.
*
*
*
POR QUE AS ORGANIZAÇÕES EXISTEM?
Razões Sociais: as pessoas se organizam por causa da necessidade de estar juntas e procuram satisfações sociais que somente as organizações podem atender.
Razões Materiais: “as pessoas se organizam para alcançar três coisas que jamais conseguiriam sozinhas:
Aumento de habilidades: por meio das organizações as pessoas conseguem fazer juntas as coisas de um modo mais eficiente do que se estivessem trabalhando sozinhas;
Compressão de tempo: ao conseguir alcançar objetivos com maior rapidez, as organizações obtêm um ganho de tempo e de esforço extremamente importante nos negócios empresariais;
Acumulação de conhecimento: as organizações dispõem de meios e recursos para que as pessoas desfrutem a experiência e a vivência dos outros, permitindo ao conhecimento ser produzido, reunido e organizado, acumulado, disseminado e devidamente aplicado aos seus membros”.
Efeito Sinergístico: as organizações apresentam um efeito multiplicador das interações entre seus membros. A sinergia ocorre quando o desempenho coletivo consegue mais que a soma dos esforços individuais. Assim, o resultado da tarefa organizacional é mais do que a simples soma das tarefas individuais.
*
*
*
INDEPENDENTEMENTE DE SUA FORMA E ATIVIDADE, AS ORGANIZAÇÕES PARTILHAM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS:
Todas as organizações têm um propósito ou uma finalidade. Os objetivos podem ser vários, como produzir um produto ou proporcionar entretenimento até atender às necessidades sociais ou defender o país.
Todas as organizações são compostas por pessoas. Sem elas, as organizações não teria quem tomasse as decisões, nem realizasse as tarefas necessárias ao cumprimento dos seus objetivos.
As organizações possuem uma estrutura que define e delimita qual é o comportamento e quais são as responsabilidades de cada um dos seus membros.
Portanto, numa organização se tem pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.
*
*
*
AS ORGANIZAÇÕES
As organizações podem dedicar-se tanto à produção de bens e produtos (como a maioria das empresas industriais) como a serviços especializados muito diversificados (como por exemplo, universidades, hospitais, supermercados, bancos, empresas de transportes, clubes, igrejas e instituições religiosas), empresas de informação e comunicações, divertimento e lazer, organizações não governamentais (ONGs) etc.
As instituições públicas também são organizações. Ainda que seu foco esteja em atender aos interesses da coletividade, utilizam recursos administrativos tal qual as empresas privadas e são administradas por gestores públicos, alguns de carreira, outros temporários.
*
*
*
AS EMPRESAS
Distinguem-se das demais organizações, uma vez que atuam na lógica das leis do mercado e são condicionadas por variáveis ambientais que interagem com seu desenvolvimento.
Não procuram apenas a satisfação das necessidades de seus clientes, mas também a de seus trabalhadores, administradores, Estado e fornecedores, necessitando gerar excedente ou lucro que permita remunerar os seus proprietários ou acionistas, bem como investir na sua auto-sustentação.
*
*
*
AS EMPRESAS
As empresas podem ser públicas ou privadas.
Podem ser com ou sem fins lucrativos (isto é, organizações sem fins de acumulação de capital para o lucro dos seus diretores).
Representa um agrupamento de pessoas que se relacionam num ambiente físico ou não.
As empresas produzem bens ou serviços, empregam pessoas, utilizam competências e tecnologias, requerem recursos e, sobretudo, necessitam de administração
*
*
*
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Com o aparecimento das organizações, surge a necessidade de administrá-las. A administração foi definida por Mary Parker Follet como a arte de produzir bens e serviços por intermédio de pessoas (SOBRAL e PECI, 2008). Apesar de realçar que o termo significa que os objetivos da organização devem ser alcançados por meio de outros que excutam tarefas específicas, a administração é muito mais que isso.
“[...] a tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira mais adequada à situação.” (CHIAVENATO, 1997, p.12)
*
*
*
RESUMINDO...
Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
*
*
*
O QUE É UM ADMINISTRADOR?
Administradores ou gestores:
Trabalham coordenando e dirigindo as atividades de outras pessoas.
Têm a responsabilidade de ajudar os trabalhadores operacionais a alcançar os objetivos da organização.
Podem ser classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis.
Trabalhadores ou funcionários:
Pessoas que trabalham diretamente na realização de uma tarefa.
Não têm a responsabilidade de supervisionar o trabalho de outros.
*
*
*
NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
*
*
*
AS ORGANIZAÇÕES E SEUS DESAFIOS
*
*
*
DESAFIOS DOS GESTORES
Traçar objetivos compatíveis com as necessidades da sociedade e as potencialidades da organização. 
*
*
*
DESAFIOS DOS GESTORES
 Disseminar os objetivos organizacionais. 
*
*
*
*
Conflito radical
Organização
Líderes
Liderados
*
*
PROPOSTA UTÓPICA:
Organização
Liderados
Líderes
*
*
*
Organização
Liderados
Líderes
PROPOSTA VIÁVEL:
*
*
*
 DESAFIOS DOS GESTORES
Estabelecer um adequado conjunto de normas e princípios de funcionamento 
*
*
*
DESAFIOS DOS GESTORES
Promover uma adequada divisão de tarefas entre setores e entre pessoas
*
*
*
DESAFIOS DOS GESTORES
Planejar de forma adequada e garantir a consecução do que for definido
*
*
*
ATIVIDADES
Para complementar seu aprendizado desta aula, assista o filme “Administração contemporânea e o administrador”. Nele são sintetizados os temas tratados nesta aula.
Defina os termos ‘organização’ e ‘administração’. Por que os administradores são tão importantes para o sucesso das organizações?
Contraste os conceitos de eficiência e eficácia; o que significa cada um deles? Qual o mais importante para o bom desempenho de uma organização?
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando