Buscar

Perfil do Empreendedor e Entidades de Apoio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 3: O PERFIL DO EMPREENDEDOR E AS ENTIDADES DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO
O pensamento inicial que vem a cabeça de qualquer pessoa é que "ao montar meu negócio, vou ser meu próprio patrão". Então você vai ter o pior patrão possível, já que terá de se autocriticar o tempo todo. Este é um dos mitos de empreender. 
Na realidade, a característica mais importante do seu empreendimento é a capacidade que ele vai ter de desafiar você o tempo todo e as oportunidades de transformar a informação em um conhecimento que pode gerar lucros pra você. 
O sucesso nunca é automático, não tem garantia e não é baseado na sorte, embora um pouco de sorte ajude bastante. Depende, principalmente, da capacidade de organização e de previsão do empreendedor. 
Sucesso = a preparo + talento + sorte.
Abrir um novo negócio é sempre uma atividade de risco e as chances de sucesso são pequenas. Segundo algumas pesquisas, mais de 50% das pequenas empresas fracassam no primeiro ano de vida e 95% fracassam nos primeiros cinco anos.
ALGUNS ITENS A SEREM ANALISADOS
Compense a falta de experiência
Procure sempre algo que você tenha um mínimo de informação e conhecimento. Os sócios devem ter características opostas (ver, em perfil, logo a seguir) para que cada um ocupe seu espaço. 
Todo empreendimento pressupõe riscos. Então é interessante prever recursos para se manter até que o negócio se solidifique. Se você não tem uma boa poupança, comece a desenvolver esta ideia em paralelo à sua atividade atual. Além disso, certifique-se de que o seu negócio realmente tem potencial para dar certo. Pesquise muito bem o segmento, converse com outros empresários do ramo e identifique o seu potencial diferencial. 
Você tem que compensar a falta de recursos de outras maneiras. Tem que ser um negócio que você conhece muito bem ou algo muito inovador.
Faça parcerias estratégicas
Quando a ideia é boa, outros empreendedores podem se juntar a você como fornecedores e até clientes. A permuta entre parceiros é muito comum, ao se iniciar um negócio. E um fornecedor, por exemplo, pode concordar em receber o pagamento mais para frente ou até trocar seus serviços por uma participação no negócio. 
A ideia é a mesma para o cliente. Ele pode observar que terá exclusividade em um produto ou serviço, além de preços diferenciados.
Crie uma rede de relações
Uma rede de relações é fundamental para o começo de um empreendimento. 
Assim como na família, amigos, esta rede deve ser calcada em valores como: respeito, transparência, lealdade e principalmente reciprocidade, pois, além do networking ser uma via de mão dupla, é preciso que o outro deseje e queira um contato para estreitar estas relações.
Entidade de apoio ao setor
A maioria dos alunos que saem da faculdade e querem empreender desconhece a política nacional de Ciência e Tecnologia e outros mecanismos de apoio à inovação de produtos e processos nas pequenas e médias empresas: A força da pequena e média empresa no Brasil.
Nove em cada dez companhias no País têm uma receita anual inferior a R$ 2,1 milhões e nelas trabalham 56% dos empregados com carteira assinada, segundo levantamento do Sebrae. 
Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o total de microempresas, entre 1996 e 2002, foi de 2,9 milhões para 4,6 milhões, com crescimento acumulado de 55,8%. Com isso, a participação dessa turma de companhias no total de empresas no Brasil passou de 93,2%, em 1996, para 93,6%, em 2002. O número de trabalhadores dentro desse grupo pulou de 6,8 milhões para 8,9 milhões nesse mesmo intervalo.
Esse volume de dados leva a uma pergunta de extrema importância para o setor: 
Por que morrem tantas companhias de pequeno e médio portes no Brasil? 
Há várias respostas. Desde a falta de crédito, passando pela alta taxa de juros dos últimos anos e a carga tributária. Mas segundo o Vox populi, em recente pesquisa, a taxa de sobrevivência de pequenas empresas subiu de 50,3% para 74,4%, o que demonstra a procura por novas tecnologias, criatividade e senso de oportunidade. 
O PERFIL DO EMPREENDEDOR
Lembra da lei do Gerson (que até hoje persegue o famoso jogador), em que ele ensinava em um comercial de TV a levar vantagem em tudo? Este talvez seja um começo sobre este tópico que você deva esquecer.  A lei da vantagem se aplica, muito mal, ao futebol, por ser subjetiva.
O perfil de um profissional para empreender deve buscar:
·	a) Aproveitar as oportunidades fora do comum e empreender através de iniciativa.
·	b) Os riscos devem ser calculados. Alguns são variáveis e outros não. 
É necessário que haja um mínimo de planejamento.
·	c) A qualidade dos serviços e produtos é fundamental. Faça sempre como se fosse para você, exija o máximo de você e dos seus funcionários.
·	d) Não desanimar nas primeiras dificuldades. Agir, este é o verbo diante de obstáculos, e mudar a estratégia no momento certo, sempre focado nos mesmos objetivos.
·	e) Mostrar para todos que está comprometido. Um exemplo que sempre apresento é o meu. Gosto muito de café e se nas empresas que passei “a tia” do café não havia chegado, ia lá e fazia o meu.
·	f) A busca pela informação é diária. Falamos isso desde a primeira aula. O exercício de hoje é em cima de uma notícia de jornal. Leia muito, explore sites, blogs e as redes sociais.
·	g) As metas e objetivos são fundamentais. Mais adiante vamos aprender a executá-las. Tanto as metas de longo prazo, quanto os objetivos de curto prazo, devem ser mensuráveis.
·	h) Delegar, delegar sempre. Você não é o dono do mundo. Ensine e aprenda fazendo. Ao delegar você não transfere responsabilidade, mas informação que pode virar conhecimento.
·	i) Ser independente e ter autoconfiança expressa sua capacidade em liderar e enfrentar desafios.
Os principais grupos sociais da sociedade do conhecimento serão os trabalhadores do conhecimento.
Que órgão tem como finalidade apoiar a Micro e Pequena Empresa no Brasil? SEBRAE 
O bairro onde você mora está precisando melhorar em muitos aspectos e as pessoas falam bastante a respeito dessas necessidades. Não há nada que você não saiba e você quer encontrar uma oportunidade para efetivamente ajudar seu bairro. Com base no conteúdo estudado assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta a providência mais adequada: Mobilizar os principais líderes do bairro e os moradores interessados em encontrar soluções para fazer um plano em conjunto
Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM) mostrou que quase 44% dos brasileiros sonham em ter um negócio próprio. Para isso é necessário algumas características, entre elas: 
·	Correr riscos calculados;
·	Ser otimista, organizado e criativo;
·	Conhecer o ramo de atuação e buscar sempre novas informações;
·	Possuir capacidade de liderar e motivar;
Dentre as entidades de apoio ao empreendedor podemos destacar: Gem Consortium.

Outros materiais