Buscar

Educação no Brasil Imperial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Prevista na atual LDB, a descentralização da aplicação dos recursos financeiros destinados à educação brasileira, elege a escola como principal unidade executora desses recursos, à escola cabe além de “elaborar e executar sua proposta pedagógica, [como também] administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros”
ARAÚJO, Sérgio Onofre Seixas de. Gestão democrática?: os desafios de uma gestão participativa na educação pública em uma sociedade clientelista e oligárquica. Maceió: EDUFAL, 2007. (p. 60)
 
De acordo com o conteúdo apresentado nas aulas e o livro-base da disciplina, quais são as fontes de recursos financeiros para a educação, fixadas pela legislação? Cite, no mínimo, três fontes:
Nota: 20.0
	As fontes dc recursos para educação, fixadas pela CF de 1988, são variadas e podem ser agrupadas em:
os recursos oriundos da vinculação de parte dos tributos recolhidos pelos governos federal, distrital, estaduais e municipais;
as contribuições tributárias cobradas e aplicadas em segmentos específicos da educação;
a destinação de recursos à educação de fundos governamentais específicos de desenvolvimento econômico e social;
os recursos oriundos de empréstimos em instituições financeiras nacionais e internacionais, tanto estatais como privadas;
as doações financeiras, de serviços ou recursos materiais por instituições estatais dc outros países ou dc ações de filantropia por instituições nacionais e internacionais;
os ganhos de capital com investimentos no mercado financeiro de recursos estatais imobilizados
os recursos paraestatais, cobrados na forma de tributos pelos governos, mas transferidos a instituições privadas para investimento em educação. (p. 286-287).
Resposta:A segundo fonte é recursos compostos por atributos instituídos a forma de contribuições para o segmentos determinados da educacao. a principal dessas contribuições e o salario- educacao instituido em 1964 para financiar o ensino primario da epoca . a terceira fonte e a inclusão ou de alguns de seus segmentos em fundos governamentais específicos de desenvovimento social.A quinta fonte sao doações de servicos de recursos materias por instituição estatais outros paises ou de acoesde filamtropia a fundo perdido sem necessidades de restituicao .
Questão 2/5
Compreender por que a concepção de educação que dá base para as ações do cotidiano do espaço escolar e o entendimento a respeito da função da escola são questões primordiais e decisivas para o aprimoramento das práticas de organização da instituição escolar.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2011 P. 18)
 
O entendimento a respeito da educação e escolarização vem sofrendo alterações de acordo com o contexto que os cercam. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre o conceito de educação e escolarização.
Nota: 16.0
	A educação abrange desde processos de socialização iniciais, como os do âmbito familiar, até aprendizagens mais formais. A escolarização trata das orientações normativas, práticas, culturas e instituições escolares, mais especificamente. A escolarização faz parte de um processo educativo, que por sua vez, pode ser desenvolvido sem a escola. (p 39 e 40).
Resposta:A educação e a escolarização nada mais e do que a transferínica de valores e principio que ocorre a escolarizacao foi tomada como instrumento para a divulgacao da plataforma p na socialização primaria ou seja no ambiente familiar .
Questão 3/5
Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere a educação, passou a ser a formação das elites dirigentes do pais.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 41)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a escolarização no Brasil no período imperial.
Nota: 0.0
	O ensino secundário tinha como finalidade principal e mais almejada pelos estudantes a preparação para o ingresso em cursos superiores. Os cursos técnicos profissionalizantes eram pouco valorizados, uma das razões para isso era a cultura discriminatória em relação a alguns trabalhos manuais. Em todos os níveis de ensino havia falta de professores com formação adequada (p. 95-97). Houve a criação de cátedras e instituições culturais e educacionais, com ênfase no ensino superior. A iniciativa da educação primaria foram praticamente nulas, limitadas as escolas de ler e escrever e as aulas regias. (p.80)
Resposta:No período imperial este período foi determinada pelas transformações ocorridas no seculo XVIII desencadeada,partir da revolução francesa 1789 e da revolução industrial inciada na Inglaterra , que obrigaram o caminho para o avanço para o capitalismo para outros países. 
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O bom funcionamento do EBE [Estado de Bem-estar] estava baseado na abundância de recursos que abasteciam o fundo público e proporcionavam a implantação de políticas públicas. Tais políticas fomentavam o desenvolvimento econômico capitalista e, ao mesmo tempo, elevavam o padrão de vida da população gerando um ambiente de segurança e prosperidade. [...]
 
SOUZA, Nelson Rosário de. Sociologia política. Curitiba: IESDE, 2009. (p. 55)
 
De acordo com os conteúdos apresentados no livro-base da disciplina, a crise do Estado de bem-estar acabou por permitir a retomada do liberalismo, sendo que isso ocorreu com base em alguns acontecimentos sociais. Responda: quais foram esses quatro acontecimentos / processos sociais?
Nota: 6.0
	A crise do Estado de bem-estar permitiu a retomada do liberalismo, que retomou como política monetarista e foi renomeado de neoliberalismo. Esse procedimento foi integrado por quatro processos simultâneos:
* o toyotismo, uma nova forma de organização social do trabalho capitalista,
* a gIobaIização da produção material e a transnacionalização do poder;
*  a ideologia neoliberal;
* a ampliação da mundialização da cultura. (p. 58)
Resposta:Os processos sociais são as formas pela a quais os individuo se relacionam uns com os outros ou seja :as formas de estabelecer relações sociais estão em todas as partes como organizar para limpar uma casa . esta no meio da sociedade ,participar das atividades escolares . 
Questão 5/5
A repressão ao movimento comunista de 1935 alimentou o autoritarismo de Vargas e seu governo. Com o apoio de amplos setores, do Exército e das classes dominantes, Getúlio passou a conspirar para perpetuar-se no poder.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 87)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a escolarização no Brasil, no governo Getúlio Vargas e no período democrático (de 1930-1964).
Nota: 16.0
	A organização educacional do período foi configurada, principalmente, pela Reforma Francisco Campos, pela Reforma Gustavo Capanema, e pela primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A preocupação com o desenvolvimento do pais e a articulação com a formação para o trabalho foram fortes influencias para os rumos da educação nesse período. A criação do Ministério da Educação e Saúde foi feita no contexto de organização e desenvolvimento de uma estrutura de Estado no Brasil (p. 126-142)
Resposta:No governo Vargas desenvolvem uma politica um voltada para varias classes sociais ao qual tornou um governo populista e apelidado para sempre o pai dos pobres .

Continue navegando