Buscar

Bioquímica Digestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS Bioquímica aplicada
Considerando uma alimentação contendo todos os nutrientes (proteína, carboidrato, lipídeo e ácido nucléico), elabore um texto explicando:
Locais do trato gastrointestinal em que ocorrerá a digestão de cada nutriente;
Enzimas responsáveis pela digestão de cada nutriente;
Produto da digestão de cada nutriente;
Local de absorção de cada um dos produtos gerados.
Resposta:
A digestão começa pela boca onde o alimento é triturado e misturado com enzimas, como por exemplo, a ptialina, que degrada o amido em maltose, dando inicio ao processo de digestão dos carboidratos, também chamados a grosso modo de “combustíveis” já que produzem energia para o funcionamento do organismo como , andar, trabalhar, entre outras funções.
Após esse processo a comida passa pelo esôfago cuja função é leva-la ao estômago, porém, não possui função digestiva, já no estômago há a produção de acido clorídrico que ativa a pepsina e esteriliza a comida ou seja, pepsina é a enzima que da inicio a digestão de proteínas, por exemplo, o bife que é desmanchado em aminoácidos, para que possa ser absorvido pelo sangue e levado para ser armazenado no fígado, onde os aminoácidos serão recombinados e transformados em proteína para o músculo humano. 
O estômago também produz o fator intrínseco, que é uma proteína que vai se ligar a vitamina B12, muito importante para a gênese celular, caso contrario, se houver falta dessa proteína causa anemia, o que nos leva a pensar também no ferro, ele precisa ser transformado pelo ácido clorídrico na forma férrica para a absorção, cuja falta no organismo gera a anemia grave que diminui a quantidade de glóbulos vermelhos. 
O duodeno é o inicio do intestino, tem a características como absorver nutrientes rapidamente para o sangue, por exemplo, os carboidratos. Também produz a grelina, absorve zinco, magnésio, ferro e recebe secreções como a bile, responsável por emulsificar e assim, a enzima lipase as quebram fazendo a digestão das gorduras. Também recebe a secreção pancreática que neutraliza a acidez do bolo alimentar que vem do estômago, além da amilase que digere o bicabornato, tripsina, que digere as proteínas e a lipase.
No intestino delgado existem três enzimas importantes, que digerem sacarose, a maltase e a lactasse que transforma em monossacarídeos que serão absorvidos por transporte ativo para o sangue.
Na passagem pelo fígado à glicose é armazenada na forma de glicogênio, este, é transformado em glicose pelo glucagon, para caso precise aumentar a quantidade de glicose no sangue e a insulina que por difusão facilitada passa do sangue para as células, um mecanismo que abaixa a quantidade de glicose no sangue, vale ressaltar, que é o caso dos diabéticos, já que não produzem, ou de forma insuficiente a insulina. 
O intestino delgado também produz a enzima peptidases, que digerem as proteínas transformando-as em aminoácidos para serem absorvidas, no caso, do intestino para o sangue. Após isso são levados para o fígado para a produção de hormônios etc.
Por fim chega ao intestino grosso, cuja não tem função digestiva, ele é responsável por absorver a água e produzir muco para facilitar a evacuação do alimento que não foi aproveitado.

Outros materiais