Buscar

contemporaianade prova 02 ok

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
1
Tomando-se em conta o sujeito contemporâneo, podemos compreender que há características que lhe são específicas e que o determinam enquanto presentes no espaço social. Uma das principais características que envolvem o sujeito contemporâneo pode ser concebida enquanto:
Peso: 1.0
    a- dotado de uma subjetividade flexível
    b- essencialmente pragmático e teórico
    c- participativo
    d- coletivista
    e- Apático e participativo
2
A sociedade pós-industrial, caracteriza-se por um elemento específico que deve ser considerado quando a abordamos. Este elemento específico constitui-se enquanto:
Peso: 1.0
    a- a busca do respeito às diferenças, considerando-se os determinantes de gênero e etnia.
    b- a informação, que possui no conhecimento sua principal força motriz.
    c- a democracia como forma de constituição das perspectivas das participações políticas de indivíduos e grupos.
    d- a perspectiva de participação democrática no contexto da sociedade pós-industrial.
    e- nenhuma das alternativas está correta.
3
De acordo com o capítulo Redes Sociais na Era Digital, assumimos a condição de civilização humana a partir do momento em que abandonamos o uso da violência bruta para resolver conflitos e criamos organizações e regras de convivência não violenta. O espaço das funções de mediação social - antes exclusivamente exercidas por instituições, organizações e leis -, está sendo invadido pelas novas relações de mediação simbólica, geradas a partir do sistema de comunicações em redes digitais, que influenciam o comportamento, a percepção do mundo e as relações sociais de novo tipo que emergem e se impõe na mesma proporção em que cresce o acesso da população mundial aos novos meios de comunicação-relação rede. As mensagens lançadas às redes de comunicação influenciam comportamentos, reproduzem valores; moldam nossos modos de vida.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
    A- O espaço das funções de mediação social antes exclusivamente exercidas por instituições e organizações, agora é somente mediado pelas leis.
    B- As mensagens em linguagem multimídia (sons, imagens, texto e dados) que circulam nas redes digitais influenciam o comportamento social dos indivíduos e, com isso, convertem-se em instrumentos de mediação social simbólica.
    C- Com a desestruturação social provocada pela revolução tecnológica, cada vez mais o uso da força e da violência se farão necessários para mediar as relações sociais.
    D- Com os novos meios de comunicação a humanidade abandou por completo o uso da força e da violência como forma de dirimir conflitos.
    E- As mensagens que circulam nas redes digitais não passam disso; mensagens sem qualquer poder de influenciar o comportamento social dos receptores.
4
No capítulo das Redes Sociais na Era Digital, a capacidade de pesquisar, selecionar, classificar, analisar e interpretar informações e convertê-las em conhecimento tornou-se um produto-serviço de alto valor agregado nesse sistema. O sistema, por sua vez, é alimentado e realimentado por usuários que injetam na rede o capital simbólico; intangível, resultante de suas inteligências e capacidades criativas interagentes, num processo que cresce em velocidade e volume exponenciais, movimentando uma gigantesca rede de relações sociais, políticas, econômicas e culturais.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
    a- Indivíduos com aprendizado intuitivo, mesmo sem muito estudo, serão aqueles que liderarão a sociedade tecnológica do futuro.
    b- Por “capital simbólico” entende-se o dinheiro que os capitalistas investem nas suas empresas.
    C- Consumidores são alijados do novo sistema de produção de riqueza, dominado por empresas multinacionais imperialistas.
    D- Como o novo sistema de produção de riqueza baseia-se em tecnologias sofisticadas que transmitem quantidades incontáveis de informações, a inteligência, a criatividade e a capacidade de análise adquirem alto valor de mercado.
    E- O aço é a principal matéria prima e o petróleo é o principal combustível na nova economia de base tecnológica.
5
De acordo com o  capítulo Novas Identidades em uma sociedade em transformação,  ao invés de identidades, herdadas ou adquiridas, alguns autores defendem a utilização da categoria de análise identificação, concebida como:
I-      Uma atividade que nunca termina, sempre incompleta, na qual todos nós, por necessidade ou escolha, estamos engajados. 
II -   Guerra de identidade que está apaziguada na contemporaneidade.     
III-   Resíduo dos tempos pré-globalização que ainda não foi totalmente extirpado da era atual.
Assinale a única alternativa correta:
Peso: 1.0
    A- As alternativas II e III estão corretas.
    B- Somente a alternativa II está correta.
    C- Somente a alternativa III está correta.
    D- Somente a alternativa I está correta.
    E- Nenhuma das alternativas está correta.
6
Considerando os enunciados a seguir, qual das alternativas de interpretação dos mesmos(líderes, liderados, governos, governados, sistema social) contempla a única totalmente correta?
I - A relação entre líderes e liderados; governantes e governados; vendedores e consumidores no novo sistema social, não é mais apenas direta, mas sim cada vez mais mediada pelos sistemas de comunicação digital em rede. A ferramenta estratégica desse novo mercado é a produção e a veiculação de mensagens em todos os meios, seja na mídia de massas, remanescente, e que incorpora a interatividade digital; seja na mídia segmentada dos novos canais-rede.
II - Nesse novo sistema social, a produção e a veiculação de mensagens envolvem relações de poder. O uso estratégico das redes de comunicação por agentes sociais, econômicos e políticos, visando influenciar condutas e atitudes políticas, sociais e/ou de consumo, tornou-se parte do novo jogo do poder econômico e político. Entender como ele funciona é condição para enxergar e aproveitar oportunidades escapar da condição de vítima ingênua do jogo de interesses alheios.
III - No novo sistema social, o indivíduo se localiza no espaço-tempo por meio das referências que o cercam e sente-se psicologicamente seguro ao construir um conjunto de referências simbólicas que lhe garantem estabilidade emocional, à medida que se identifica com as representações correspondentes às suas expectativas e desejos. Esses, no entanto, também nascem sob influência dos estímulos recebidos pelo bombardeio simbólico a que esse indivíduo é submetido ao estar exposto ao ambiente social simbólico.
Peso: 1.0
    A- Apenas o primeiro enunciado é totalmente correto.
    B- Apenas o terceiro enunciado é totalmente correto
    C- Apenas os enunciados I e III são totalmente corretos.
    D- Os enunciados I, II e III são totalmente corretos.
    E- Apenas o enunciado II está corretao.
7
A globalização é comumente analisada pelo viés econômico. No entanto, ela é, também, um processo complexo e inseparável de suas dimensões de integração social, política e cultural, que decorre da interconexão de todas as regiões e comunidades do planeta Terra por sistemas de comunicação on-line em tempo real. Segundo Hall, esse processo de integração estaria fragmentando as "paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade", que forneciam "sólidas localizações aos indivíduos sociais" aos indivíduos e coletividades no período antecedente da história.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
    A- A globalização, para ser corretamente compreendida, deve ser analisada por uma abordagem teórica multidimensional e multidisciplinar.
    B- A globalização está harmonizando e integrando a vida dos indivíduos na sociedade contemporânea.
    C- Somente a religião e sólidos valores morais do passado podem salvar a humanidade da catástrofe da globalização.
    D- A globalização não exerce efeito sobrea vida dos indivíduos contemporâneos.
    E- A globalização está destruindo as bases sociais e morais da sociedade atual e por esta rzão ela deve ser evitada.
8
De acordo com  o capítulo Jogo de espelhos: a crise das identidades sociais na sociedade contemporânea, a definição de um indivíduo imerso num oceano de referências externas, composto de infinitas combinações de imagens, sons, informações e indivíduos multifacetados e globalmente inseridos, real ou virtualmente, em seus círculos de convivência, que estaria assistindo seus sistemas de classificação e construção de significados e representações culturais se multiplicarem e assumirem um grau de complexidade nunca antes experimentado, e que assumiria, em diferentes momentos e ambientes, identidades múltiplas, corresponde ao conceito de:
Peso: 1.0
    A- Sujeito sociológico.
    B- Sujeito religioso.
    C- Sujeito do Iluminismo.
    D- Sujeito pós-moderno.
    E- Sujeito pré-histórico.
9
De acordo com o capítulo  EDUCAÇÃO na Era Digital, “digital, digitalidade, vida digital..”. são fenômenos desencadeados por uma revolução tecnológica e cultural sem precedentes, a partir da transformação de átomos em bits. Esse intenso processo de mudanças na contemporaneidade tem o indivíduo como o principal protagonista das práticas sociais e, por conseqüência, das práticas pedagógicas em seu conjunto, contando com um poderoso vetor nesse processo de mudanças: as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC). Disso decorrem fenômenos que demarcam a contemporaneidade, tais como:
(assinale a alternativa correta)
Peso: 1.0
    A- Promoção de visibilidade (transparência) às relações sociais e, conseqüentemente, às organizações sociais.
    B- Promoção da mobilidade (online) dos indivíduos e, conseqüentemente, de suas práticas sociais.
    C- Intensificação da velocidade da produção das relações sociais, processo no qual se formam as individualidades.
    D- Rompimento do paradigma da especialização (associado à visão linear), passando a predominar a perspectiva da complexidade.
    E- Todas as alternativas estão corretas.
10
O impacto da comunicação estabelecida através das redes digitais, em escala global, muda o comportamento social dos milhões de usuários dessas tecnologias; influenciando as relações sociais, políticas, econômicas e culturais individuais e coletivas; substituindo em velocidade e abrangência impressionantes, a comunicação e o comportamento de massas, típico da matriz industrial, que se baseava na oferta de enormes quantidades de produtos iguais para consumo de massas. No mundo das comunicações a lógica era a da emissão de uma só mensagem-mercadoria de cada vez, para milhões de pessoas, através de canais padronizados e unidirecionais de comunicação e distribuição. Os canais de televisão aberta transmitido a mesma programação, ao mesmo tempo, para milhões de pessoas em todo o país, é exemplo típico dessa lógica.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
    A- A televisão aberta transmitindo a mesma programação para milhões de pessoas aponta o caminho para o futuro das telecomunicações no mundo contemporâneo.
    B- A comunicação através de redes digitais em escala mundial revolucionou a vida das pessoas em todas as suas dimensões, mudando padrões de comportamento e sistema de crenças e valores.
    C- As redes digitais produzem comportamentos padronizados e de massas em escala superior ao fenômeno ocorrido com a Revolução Industrial.
    D - A lógica da comunicação através de redes digitais é a da emissão de uma só mensagem-mercadoria de cada vez, para milhões de pessoas, através de canais padronizados e unidirecionais de comunicação e distribuição.
    E- Os canais de televisão aberta transmitido a mesma programação, ao mesmo tempo, para milhões de pessoas em todo o país, é exemplo típico do paradigma das redes digitais.
  
Parte inferior do formulário

Continue navegando