Buscar

Tesauro agroecologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UFF/IACS/GCI
DISCIPLINA LABORATÓRIO DE LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA VERBAL
PROFa. JOICE CARDOSO ENNES
ALUNO:
Exercícios para elaboração de um tesauro
Elabore a estrutura sistemática dos conceitos abaixo
Metodologia a ser adotada: 
separe os conceitos em categorias; 
organize as classes de conceitos dentro das categorias (cadeias e renques), utilizando características de divisão quando necessário 
Atenção: 
Observar sempre o primeiro elemento da definição (aquilo que o referente é), pois ele permite a organização do conceito dentro de sua classe pertinente (renques)
Quando a definição incluir conceitos subordinados ao conceito analisado, utilize-os para formar as classes subordinadas (cadeias). 
adubação orgânica - técnica de melhoramento do solo pela restituição ao solo de resíduos vegetais e pela incorporação de estercos e camadas animais. 
adubação verde - adubação orgânica pelo cultivo de leguminosas, principalmente, pela fixação de nitrogênio e sua incorporação ao solo para a cultura seguinte. 
adubo orgânico - adubo resultante do processamento de resíduos animais e vegetais que contém quantidades de nutrientes para plantas. 
agricultura tradicional - sistema de produção agrícola geralmente em unidade de pequena produção, altamente diversificado, manejado com baixos níveis de tecnologia e com insumos gerados no local. Depende dos recursos locais, da energia humana e/ou animal e da fertilidade do solo, do uso de leguminosas e/ou adubos orgânicos. 
agricultura moderna - sistema de produção agrícola geralmente em grandes propriedades, empregando práticas baseadas em conceitos ocidentais alheios à situação local. Nota: É um conceito oposto a Agricultura tradicional. 
agricultura biodinâmica - sistema de produção agrícola de orientação antropossófica que se baseia na influência dos astros sobre as plantas e no uso de preparados biodinâmicos à base de esterco. 
bioma - ecossistema terrestre classificado com base nas características de solo e no tipo de vegetação. Os biomas terrestres mais importantes são a floresta, a savana, a tundra e o deserto. 
cobertura morta - técnica de conservação do solo que consiste em espalhar matéria orgânica ou inorgânica na superfície do solo, de modo a cobrí-lo o mais amplamente possível. Nota: A principal função da cobertura morta é criar um microclima na superfície do solo, independentemente do tempo, e atuar no controle de erosão. 
compostagem - técnica de melhoramento do solo pela decomposição biológica e química controlada e pela conversão de rejeitos animais e vegetais com o objetivo de produzir húmus. 
conservação do solo - técnicas e procedimentos visando o controle da erosão, da perda de nutrientes do solo e de outros elementos necessários à manutenção da qualidade do solo. 
consorciação de culturas - sistema de cultivo de várias culturas na mesma área com o objetivo de aproveitar sinergicamente as propriedades das plantas e alcançar uma produção eficiente e fortemente ecológica. Nota: As plantas que interagem sinergicamente são chamadas de plantas companheiras. 
controle de erosão - ação visando a impedir a degradação do solo. 
controle biológico de pragas - manejo integrado de pragas empregando inimigos naturais, parasitas ou predadores para controlar as pragas. A rotação de culturas é uma das práticas agrícolas que contribui para o controle biológico de pragas. 
etnobotânica - botânica baseada em conhecimento popular. 
fixação de nitrogênio - conversão biológica de nitrogênio elementar para combinações orgânicas ou para formas prontamente utilizáveis nos processos biológicos. 
floresta - bioma dos mais importantes no planeta, caracterizado por uma associação vegetal na qual prevalecem árvores e outras espécies lenhosas. Há diferentes tipos de floresta: floresta tropical, floresta monsônica, manguezais, floresta boreal e temperada. 
húmus - fração mais ou menos estável da matéria orgânica do solo, remanescente da decomposição de grande parcela de resíduos vegetais e animais adicionados. 
inimigo natural - organismo que, por suas propriedades, combate as pragas da planta. 
manejo de pragas - método de proteção vegetal empregando produtos químicos, geralmente tóxicos, no combate às pragas, o que tem levado à degradação ambiental. Nota: A adoção de medidas de controle preservacionista e segundo a visão holística levou ao conceito de manejo integrado de pragas. 
manejo integrado de pragas - método conservacionista de proteção vegetal empregando todos os meios que satisfaçam os requisitos econômicos, ecológicos e toxicológicos, levando em consideração, porém, a presença daqueles inimigos naturais que diminuem a incidência de pragas e baseando-se, fundamentalmente, na tolerância das culturas ao ataque dessas pragas. 
manguezal - floresta costeira marinha de baixa altitude, dominada por espécies lenhosas e muito rica em vida selvagem marinha e de água doce. 
matéria orgânica - substância que apresenta em sua composição o carbono tetracovalente tendo suas quatro ligações completadas por hidrogênio, nitrogênio, enxofre ou outros elementos. Pode ser de origem vegetal, como resíduos culturais, ou animal, como os rejeitos animais. 
permacultura - sistema de produção agrícola cuja prática é imitar, reproduzir de maneira consciente e bem planejada, os aspectos paisagísticos e energéticos, com especial ênfase no uso da conservação de culturas, daí o termo sustentabilidade. 
praga - organismo que compete com os seres vivos por alimentação, fibras, abrigos ou transmite patogenos, ameaça a saúde, o conforto ou o bem estar desses seres vivos. 
reflorestamento - estabelecimento artificial de espécies florestais através do plantio ou semeadura em área desmatada. 
rejeito animal - excremento, resto de alimentos e demais resíduos peculiares a locais habitados por gados, aves, etc. 
revolução verde - sistema de produção agrícola geralmente em grandes propriedades, manejado com altos níveis de tecnologia e emprego de fertilizantes químicos. Nota: Esta prática assegura alta produtividade mas leva à degradação do solo e ao aumento das pragas e ervas daninhas. 
rotação de culturas - técnica de melhoramento do solo que consiste em mudar anualmente uma cultura na mesma área de terra. Nota: Tais culturas não devem fazer as mesmas demandas no solo por nutrientes nem ter as mesmas pragas. 
sistema agroflorestal - sistema de produção agrícola que combina a produção de cultivos florestais lenhosos (incluindo frutas e outros cultivos arbóreos) com cultivos sazonais e/ou para forragem, em consorciação ou em rotação, na mesma unidade de produção e aplicação de prática de manejo compatíveis com as práticas culturais da população local. 
Definições para auxiliar a compreensão do contexto da área de Agroecologia
Agroecologia – ramo da ecologia que estuda as condições ambientais abióticas, bióticas e noóticas, dos agroecossistemas.
Ecologia – ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.
Abiótico – componente do ecossistema que não inclui seres vivos, como são entre outros as substâncias minerais, os gases e os elementos climáticos isolados.
Biótico – referente aos seres vivos.
Noosfera – esfera que abrange o produto da biosfera e da inteligência humana.
Noossistema – unidade básica de estudo da ecologia aplicada, incluindo estrutura e função de sistemas ecológicos, além das influências sociais, econômicas e culturais. Conjunto do ecossistema, sociossistema e biossistema.
Agroecossistema – sistemas ecológicos naturais, transformados em espaços agrários utilizados para produção agrícola ou pecuária, segundo diferentes tipos e níveis de manejo. Nos trópicos, a transformação dos ecossistemas florestais em espaços agrários implica em drásticas alterações dos sistemas ecológicos primários. Em muitos casos, os agrossistemas funcionam como sistemas monoespecíficos (extensão de canaviais e soja, por grandes espaços).
A partir da estrutura sistemática,elabore a parte alfabética dos termos e suas relações conceituais.

Outros materiais