Buscar

O objetivo principal do texto é a Epistemologia Genética este eé que esta correto fase 3

Prévia do material em texto

5
2.A evolução do desenvolvimento
 O objetivo principal do texto é a Epistemologia Genética: Filosofia da ciência da construção do conhecimento. A característica principal, é a Filosofia da ciência, ou seja, a parte que estuda o fenômeno da ciência do conhecimento Genética é uma epistemologia da construção do conhecimento como os homens constroem conhecimento é a teoria desenvolvida por Jean Piaget,e consiste numa síntese das teorias então existentes,o apriorismo e o empirismo Piaget não acreditava que o conhecimento seja inerente ao próprio sujeito como postula o apriorismo, nem que o conhecimento provenha totalmente das observação do meio que o cerca,como postula o empirismo.Os conceitos do sujeito são assimilação, e acomodação,a diferença entre organização e adaptação. 
 Organização é a medida que as pessoas atuam em seus ambientes um processo mental inato leva cada um a deduzir esquemas generalizáveis ou dito de outra forma agrupar seguindo suas semelhanças algumas experiências específicas e estabilidade da organização mental algo móvel é uma propriedade intrínseca e constitutiva da vida mental.Adaptação ocorre através da organização, o organismo discrimina entre estímulos e sensações, selecionando aqueles que irá organizar em alguma forma de estrutura físicas e psicológicas em um sistema coerente é uma tendência implícita na herança biológica humana e não se separa da adaptação.O processo de assimilação ver o mundo e interpreta-lo de forma que se entenda, assimilando o que está escrito, pelo crescimento Mudança quantitativa ex:um bebê entra em contato,pela primeira vez com uma argola suspensa por um cordão.Ele toca olha, agarra.Suga balança a argola, etc.
 Em razão de interações como vários outros objetos no passado a criança já possui esquemas que mobilizam e dirigem essas ações.Autorregulação na medida em que se refere as relações estáveis do sujeito com o mundo, a ação e também auto-organização é ultrapassagem conduz precisamente a novos ajustes das estruturas do sujeito ao mundo nas palavras de Piaget, mas o que é justamente próprio do comportamento e sempre ultrapassar-se e fazer da autorregulação uma auto-organização que conduz a estruturas novas quando afirma que a inteligência é autor organização e não autorregulação, a autor organização relaciona-se com dinâmica ambientais complexas e sugere uma tarefa intermináveis.As característica principal da auto organização da inteligência é,na exata medida em que envolve assimilação e acomodação é um processo contínuo hierárquico não há descontinuidade na formação das estruturas o sujeito transforma o mundo.Segundo Piaget, os estágios do desenvolvimento humano são Sensório-Motor(0 a 2 anos)Pré- Operatório(2 a 7 anos)Operatório-concreto(7 a 11, ou 12 anos) e Operações formais( 11 a 12 anos em diante).Sensório motor ou inteligência prática. O bebê pega o que está em sua mão mama o que é posto em sua boca vê o que está adiante de si aproximando esses esquemas e capas de vê o objeto, pegá-lo e levá-lo a boca. Pré-operatório a qualidade da inteligência se modifica, a criança a se reconhecer no espelho, consegue pensar o mundo através de representação, tem a fase de imitação, a criança trabalha com representação de forma coerente. Socializando a inteligência, introdução á moralidade, como á construir valores, é o egocentrismo onde a criança tem dificuldade em perceber o ponto de vista do outro. Operatório concreto nesse estágio refere à ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operação mental e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, elas serão capazes de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física, contudo embora a criança consiga raciocinar de forma coerente, tanto os esquemas conceituais. Operatório concreto formal nesta fase a criança. 
 Ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipótese na medida em que ela é capaz de formar esquemas, conceito abstrato e através deles executar operações mentais dentro dos princípios da lógica formal, conforme aponta RAPPAPORT a criança adquiriu capacidade de cuidar, criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta. Compreender as possibilidades e limites do objeto é a mesma coisa que compreender as possibilidades e limite do sujeito. É preciso entender que, ao mesmo tempo em que o sujeito constrói o objeto, constrói a si mesmo como sujeito, e tudo isso por meio de sua ação interativa com o meio em que vive. Piaget diz sempre corremos atrás e isso é a ciência. 
 Que um indivíduo sempre tem uma finalidade, bem presente que é a tentativa de romper os seus projetos limites, de ir sempre mais, além de buscar a compreensão e o entendimento é um indivíduo que tenha e é um crítico de si mesmo e no fundo é disso que a ciência trata. As ideias principais das considerações do Piaget. A compreensão do desenvolvimento humano equivale á compreensão, o tal pensamento lógico-formal matemático, o processo de maturação do organismo, a experiência com objetos a vivência social e, sobretudo a equilibrarão do organismo ao meio, as ideias de Piaget apresentam um salto qualitativo na compreensão do desenvolvimento humano.

Continue navegando