Buscar

Introdução do portifolio fase 1 sobre piaget e vygosth fase pronto

Prévia do material em texto

4
1.Introdução
 Este trabalho é resultado do desenvolvimento O conceito de subjetividade na atualidade: uma análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo de tal pesquisa foi analisar como o conceito de subjetividade está sendo discutidas atualmente e como as produções intelectuais atuais estão compreendendo a relação existente entre desenvolvimento da subjetividade e processos educativos, tomando como fundamento teórico para a análise os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. A realização deste projeto de pesquisa ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica sobre a concepção de subjetividade na perspectiva da Psicologia Histórica Cultural, em fontes primárias e secundárias, e pela leitura e análise de artigos que tratavam da subjetividade e da educação selecionados na biblioteca eletrônica scielo (2008).
 A psicologia tradicional tem compreendido o processo de desenvolvimento da subjetividade de forma naturalista, como se este ocorresse desvinculado das condições históricas. As teorias pautam-se, muitas vezes, apenas na maturação biológica, postulando etapas universalizadas de desenvolvimento. Desta forma, a psicologia tradicional não dá conta de explicar o homem concreto, síntese das relações sociais. A partir desta concepção de constituição social do homem, nota-se a importância da escola no processo de humanização. Se o homem não nasce já dotado de todas as características que o faz homem, a educação é e destacada se enquanto meio pelo qual este homem apropria-se da cultura desenvolve enquanto ser humano. Para Wallon (1979)
 "a consciência não é a célula individual que deve abrir-se um dia sobre o corpo social, é o resultado da pressão exercida pelas exigências da vida em sociedade sobre as pulsões de um instinto ilimitado que é exatamente o do indivíduo representante e joguete da espécie. Este eu não é, pois uma entidade primeira, é a individualização progressiva de um libido ao princípio anônimo ao qual as circunstâncias e o curso da vida impõem que se especifique e que entre nos âmbitos de uma existência e de uma consciência pessoais" (p. 150).
 As concepções sobre o homem e o seu processo de 
 Pretende-se, ainda, criar condições de aprofundamento acerca das teorias pela via da sua superação por incorporação, como postula a visão dialética de ciência, tendo em vista o compromisso com o constante desenvolvimento do conhecimento científico. Da mesma forma que se reforçam positivamente os comportamentos desejáveis e negativamente os indesejáveis, pode-se também extinguir comportamentos, e isso ocorre justamente pela ausência de qualquer tipo de reforço quando da emissão de uma resposta comportamental.

Continue navegando