Questionário Unidade II - Princípios Básicos da Administração
1 pág.

Questionário Unidade II - Princípios Básicos da Administração


DisciplinaPrincipios Básicos da Administração46 materiais281 seguidores
Pré-visualização1 página
Questionário Unidade II

1 - A administração estratégica envolve um processo ou uma série de etapas. Em relação às etapas, assinale a alternativa incorreta:
c- Formulação de apenas uma estratégia organizacional.
Comentário: Sobre as etapas da administração estratégica, é incorreto afirmar que deve ser formulada apenas uma estratégia organizacional. A empresa pode ter várias estratégias e, por isso, a alternativa \u201cc\u201d está incorreta, enquanto todas as outras estão corretas.

2 - A prática da responsabilidade social pela empresa não tem como principais objetivos:
e - Atrair e manter talentos: os profissionais preferem as empresas que os valorizam, isto é, que somente investem em salários altos.
Comentário: A prática da responsabilidade social pela empresa não tem como principal objetivo atrair e manter talentos. Os profissionais preferem as empresas que os valorizem, mas isto vai além de salários altos, pois desejam também investimentos em qualidade de vida.

3 - A utilização da arte como meio para atingir mudanças sociais nas comunidades têm sido cada vez mais frequente. Profissionais que desenvolvem esses trabalhos afirmam que, por meio da arte, as crianças e os jovens conseguem traduzir sua expectativa de vida e suas mazelas sociais, como fome, falta de carinho e revolta pela desigualdade social a que estão submetidos.
Pode-se deduzir pela leitura do texto acima, exceto:
d - Esse trabalho é feito exclusivamente com crianças, pois já foi comprovado que não há eficácia com adultos.
Comentário: A inclusão social, por intermédio da arte, também pode ser feita com adultos. Em momento algum o texto fala que só há eficácia com crianças.

4 - Analisar o texto a seguir e responder a qual conceito se refere: \u201cPor entender a ideia de missão de forma mais abrangente e situada no contexto da globalidade social, com a perspectiva não apenas de ajudá-la a sobreviver, mas de intervir na realidade estrutural da sociedade, oferece às instituições, grupos, movimentos e organismos governamentais uma ferramenta que incorpora as conquistas do planejamento na perspectiva situacional e estratégica\u201d.
a - Planejamento participativo.
Comentário: O planejamento participativo é uma ferramenta que, por entender a ideia de missão de forma mais abrangente e situada no contexto da globalidade social, com a perspectiva não apenas de ajudá-la a sobreviver, mas de intervir na realidade estrutural da sociedade, oferece às instituições, grupos, movimentos e organismos governamentais uma ferramenta que incorpora as conquistas do planejamento na perspectiva situacional e estratégica.
5 - Dentre as particularidades gerenciais presentes em organizações do terceiro setor, podem-se citar, exceto:
e - Motivação dos funcionários com altos salários.
Comentário: No terceiro setor, uma das particularidades gerenciais é a motivação dos funcionários voluntários. Por isso, a alternativa \u201ce\u201d está incorreta.

6 - Observa-se que estas organizações realizam suas operações com estruturas reduzidas, detêm uma sólida imagem institucional e possuem um modelo de gestão participativo, no qual a mão de obra (maioria voluntária) permanece motivada e centrada no foco principal da organização.
O texto acima se refere a qual tipo de organização?
a - Terceiro setor.
Comentário: As organizações do terceiro setor realizam suas operações com estruturas reduzidas, detêm uma sólida imagem institucional e possuem um modelo de gestão participativo, no qual a mão de obra (maioria voluntária) permanece motivada e centrada no foco principal da organização.

7 - Para conseguir superar os desafios gerenciais e, assim, garantir o cumprimento dos objetivos da instituição, os gestores das organizações do terceiro setor devem ser capazes de incorporar novos modelos de gestão, adaptando-os às particularidades presentes em suas organizações. Pode-se esperar como resultado deste processo, exceto:
e - Não ter como prioridade a sustentabilidade.
Comentário: Para conseguir superar os desafios gerenciais e, assim, garantir o cumprimento dos objetivos da instituição, os gestores das organizações do terceiro setor devem ser capazes de incorporar novos modelos de gestão, adaptando-os às particularidades presentes em suas organizações. A sustentabilidade é algo que deve ser priorizado por tais organizações. Neste sentido, a alternativa \u201ce\u201d está incorreta.

8 - Quanto aos exemplos referentes ao terceiro setor, ao setor privado e ao setor público, está correta a alternativa:
d - Todos os exemplos acima estão corretos.
Comentário: No terceiro setor, incluem-se as pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que não visam ao lucro e atuam no interesse social. Neste sentido, as igrejas e os clubes são do terceiro setor.

9 - Quanto à responsabilidade social, assinale a alternativa correta:
a - Empresas que investem em responsabilidade social recebem, cada vez mais, conhecimento no mercado, além de conquistar mais credibilidade e maior poder competitivo, agregando valor aos seus produtos e serviços e tornando-se referência perante a sociedade.
Comentário: A maioria das pessoas se conscientizou de que devem comprar produtos somente de empresas que possuem responsabilidade social. Deste modo, empresas que investem em responsabilidade social recebem, cada vez mais, conhecimento no mercado, além de conquistar mais credibilidade e maior poder competitivo, agregando valor aos seus produtos e serviços e tornando-se referência perante a sociedade.

10 - É correto afirmar sobre a gestão intersetorial:
d - As afirmações \u201ca\u201d, \u201cb\u201d e \u201cc\u201d estão corretas.
Comentário: A gestão social deve ser integrada, levando-se em conta os problemas sociais, a população e os princípios democráticos. As redes sócias ampliam seu foco de atuação.