Buscar

RESUMO CANCER DE PELE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CANCER DE PELE: FATORES QUE INTERFEREM NA SAÚDE DO TRABALHADOR
FRANCESCO, Daniela.S.S; Silva; Diana.D.F; Oliveira,Carlos.S; Lopes,Cristiana.F.M; Camargo,Juliana.S.
Orientadora: ALVES, Patricia.
RESUMO
INTRODUÇÃO: O câncer é uma patologia decorrente de combinações de fatores genéticos e externos. O câncer ocupacional é consequência de exposição de agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho caracterizado pelo crescimento anormal e desordenado das células que compõe a epiderme da pele. Objetivo: Apresentar o câncer de pele adquirido pela exposição a radiação não ionizante - luz solar, suas consequências e prevenção. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa descritiva, de revisão bibliográfica, na BVS (Biblioteca Virtual de Saude) indexadas nas bases de dados LILACS, SCIELO e MEDLINE, com temas pertinentes ao tema disposto, com critérios de inclusão artigos publicados na integra, na língua portuguesa, com delimitação de período de 2006 à 2016. Discussão: Muitos trabalhadores são atingidos pelo câncer de pele, tais como pescadores, salva vidas, agricultores, entre outros, tendo como ambiente de trabalho o ar livre onde ficam expostos aos raios ultra violeta à luz solar. As pessoas que ficam expostas aos raios ultra violeta tem mais de 20% de probabilidade de adquirir o carcinomas basocelulares (CBC) o que são responsáveis por 70% dos diagnósticos de câncer de pele, carcinomas espinocelulares (CEC) que são 20% dos casos. Os principais fatores de riscos são a exposição excessiva à radiação ultravioleta (VL), eles danificam o DNA produzindo radicais livres originando inflamações e não obtendo resposta imune da pele levando as mutações celulares malignas. Aos sinais e sintomas aparecem manchas que coçam, doem mudam de cor, textura, tamanho, espessuras, elevação. Como não tem a opção de não se expor é orientado para a prevenção a utilização de chapéus, óculos escuros, roupas leves e protetor solar que previne o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele. 
Palavras-chave: Câncer de Pele; Saúde do trabalhador; Assistência Ocupacional
REFERECIAS
BEZERRA, André Luiz Dantas et al. EXPOSIÇÃO SOLAR: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E MEDIDAS DE PREVENÇÃO DOS AGRICULTORES. FIEP Bulletin On-line, v. 82, n. 2, 2012.
POPIM, Regina Célia et al. Câncer de pele: uso de medidas preventivas e perfil demográfico de um grupo de risco na cidade de Botucatu. Ciênc saúde coletiva, v. 13, n. 4, p. 1331-6, 2008.
SIMÕES, T.C. et al. Medidas de prevenção contra câncer de pele em trabalhadores da construção civil: contribuição da enfermagem. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre - RS, v.32, n.1, p.100-106, mar. 2011.

Outros materiais