Buscar

Exercício 2

Prévia do material em texto

Exercício 2
	MET. PRAT. DE ALFAB  
	Período Acad.: 2016.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Em relação aos métodos de alfabetização, marque (1) Para características do método sintético (2) Para características do método analítico 
(__) Parte de estruturas significantes da língua. 
(__) Utiliza palavras e textos para iniciar a atividade alfabetizadora. 
(__) Pode ser classificado em soletração e silabação. 
(__)  Parte de estruturas menos significativas de língua e utiliza o mecanismo de síntese na produção das palavras. 
A ordem correta é: 
	
	
	
	
	
	1 2 1 2 
	
	
	2 2 1 1 
	
	
	2 2 2 1 
	
	
	2 1 2 1 
	
	
	1 1 1 2 
	Gabarito Comentado
	
	
		2.
		1.A utilização de Cartilhas de Alfabetização com seus respectivos métodos, que influenciaram de forma significativa as práticas de alfabetização, foram introduzido no Brasil:
	
	
	
	
	
	Na chamada Nova República
	
	
	No final do Regime da Ditadura
	
	
	Durante o Império
	
	
	No início da Colonização
	
	
	No início da República
	
	
	
		3.
		Muitos brasileiros têm em sua história acadêmica uma resistência à leitura que foi construída na interação obrigatória de leitura sem sentido ocorrida nas cartilhas. A cartilha é bastante criticada atualmente porque se considera que ela apresenta conceitos equivocados acerca dos processos de leitura e escrita. Na cartilha, 
	
	
	
	
	
	ler e escrever envolvem uma relação cooperativa emissor e receptor, ou seja, há transmissão de intenções, e envolvimento com o conteúdo da leitura que é significativo. 
	
	
	são contemplados fatores que determinam a forma de leitura, tais como maturidade do leitor, a complexidade textual, o estilo individual de leitura e o gênero do texto. 
	
	
	a leitura é uma produção de significados que permite inúmeras interpretações e vai depender do contexto sócio-cultural em que o aluno estiver envolvido. 
	
	
	a leitura e escrita são instrumentos de aquisição de conteúdos escolares, e cuja utilidade se encerram nos limites da própria situação escolar, ou seja, de ensino e aprendizagem. 
	
	
	ler e escrever são produtos de um processo e o resultado desse processo é um texto, uma unidade significativa para o aluno. 
	
	
	
		4.
		A orientadora educacional do Colégio Sete de Setembro não aprovou o planejamento da professora do primeiro ano do ensino fundamental porque ela trabalhou com as seguintes frases motivadoras de aprendizagem: o Rui é o rei o rato roeu a vovó viu a uva Ivo vê a vaca. Viver Atividades como essas são encontradas em cartilhas sintéticas e têm como objetivo: 
	
	
	
	
	
	Ensinar a criança a ler textos clássicos de nossa cultura 
	
	
	Repetir os fonemas /v/ e /r/ para a criança gravar a sua sonorização. 
	
	
	Trabalhar com frases curtas para ajudar a criança a compreender a função social da escrita. 
	
	
	Trazer textos cuja complexidade é mínima para a criança conseguir interpretar as frases. 
	
	
	Fazer a criança melhorar a articulação das palavras ao ler os fonemas /r/ e /v/ . 
	
	
	
		5.
		Fazendo uma análise histórica da Chegada da Família Real no Brasil, no período do Império, fica bastante claro o enriquecimento cultural que aconteceu com a vinda de tantos livros, periódicos e documentos portugueses. Como a população reagiu a essa importação de materiais literários? 
	
	
	
	
	
	A maior parte da população passou a ter acesso a um material importante para dar início aos processo de alfabetização, pois os livros, documentos e periódicos ficaram disponíveis para serem consultados na Biblioteca Nacional. 
	
	
	O Imperador destinou professores leigos para alfabetizar os filhos de escravos, pois estava interessado em promover o avanço cultural do Império através da unificação pela língua portuguesa, a cultura europeia e a religião protestante.
	
	
	A classe popular teve acesso à educação básica, gratuita e laica que foi organizada e sistematizada pelo Imperador com professores formados na Europa que utilizaram o método global para alfabetização .
	
	
	A maior parte da população ficou alijada dos processos de alfabetização devido à falta de sistematização e de educadores formados que pudessem conduzir o processo. Apenas a elite teve acesso aos materiais vindos de Portugal.
	
	
	A maior parte da população brasileira rejeitou o processo de alfabetização por compreender que ele destituía de valor a cultura que estava sendo construída com a mistura de elementos da cultura africana com os europeus.
	
	
	
		6.
		Em relação aos métodos de alfabetização, podemos afirmar que: 
I. os métodos sintéticos e os analíticos partem da mesma concepção de aprendizagem: consideram que o educando aprende dentro de uma lógica pré-determinada pelo professor. 
II. os métodos fônicos são os únicos que consideram a organização fonológica da língua. 
III. os métodos analíticos partem do todo (texto, frase, palavra) para a análise das partes (palavra, sílaba, letra), enquanto os sintéticos fazem o caminho oposto. 
IV. os métodos sintéticos são os mais recentes na história da alfabetização. 
Estão corretas, apenas, as afirmativas: 
	
	
	
	
	
	I e III
	
	
	III e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I e II
	
	
	II e III

Continue navegando