Buscar

Formas de citações em trabalhos acadêmicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CEL 0036– Trabalho acadêmico. 
AULA 01
BASTOS, Cleverson Leite. Formando o hábito de estudo. In: BASTOS, Cleverson Leite. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. Vozes, Petrópolis, 1999, p33-37, encontra-se disponível em: https://pt.scribd.com/doc/44061732/Aprendendo-a-Aprender-Introducao-a-Metodologia-Cientifica-Cleverson-Bastos-Vincente-Keller
Compreender as formas de citações.
Analisar a formas de citações representam um dos pormenores que caracterizam o texto científico e são relacionadas as regras predefinidas.
Objetivos
O ingresso no Curso superior
Vamos dialogar sobre?
AULA 01
Citação Direta
Citação direta Longa
Citação Direta Curta
O ingresso no Curso superior
AULA 01
Citação Direta
Trata-se de “Transcrição literal da parte da obra do autor consultado”
Nesse sentido , tais como a ortografia , sinais gráficos pontuação, entre outros, sejam rigorosamente respeitados, funcionando como uma espécie de cópia fiel das ideias reveladas pelo autor em questão.
O ingresso no Curso superior
Citação Direta Curta
Tal modalidade deve obedecer ao limite máximo de três linhas, bem como deve ser inserida entre Aspas no interior do parágrafo. 
Quando inserida no paragrafo: sobrenome do Autor ( ou dos autores) acompanhado de data e do num. pag. Consultada.
Para Texeira ( 1998, p. 35) “ A ideia de que a mente funciona como um computado digital e que servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”.
Quando expressa no final da citação: SOBRENOMEDO AUTOR ( OU DOS AUTORES) Seguido da data e do número da página em referência.
“ A ideia de que a mente funciona como um computador digital e que este ultimo pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”. (TEXEIRA, 1998. pg. 35)
Citação direta Longa
As citações diretas com mais de três linhas devem aparecer em um parágrafo distinto, com espaçamento simples de entrelinhas , recuo de 4cm d margem esquerda e descrito em fonte 10. 
As citações ou transcrições de documentos bibliográficos servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador ou para documentar sua interpretação. O que citar? Componentes relevantes para a descrição, explicação ou exposições temáticas. Para que citar? Para o investigador refutar ou aceitar o raciocínio e exposição de um autor suporte[...]
Exemplo: 1º Para Barros e Lehfeld(200, p 07):
Não abre Aspas
 Citação indireta 
A citação indireta se caracteriza como uma espécie de paráfrase das ideias de um determinado autor , ou seja, o pesquisador , por meio de suas próprias palavras, interpreta o discurso de outrem, contudo, mantendo o mesmo sentido. Outro aspetos que deve ser levado em conta é a necessidade de o autor ( ou autores) e o ano em que a obra foi publicada serem mencionados. 
“Independentemente do nosso reconhecimento, segundo Apple( 1994 apud MOREIRA; SILVA, 2002) O currículo, bem como as questões educacionais, vistas sob um ponto de vista mais generalizado , mantem-se relacionados aspectos históricos relativos a conflitos de classe, raça, sexo e religião, não somente em se tratando dos Estados Unidos, mas também a outros países.
Apud- é uma palavra latina que significa:
 Junto a 
 perto de
 em
Apple- marca
Trabalho acadêmico
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA
COMO ELABORAR UM TRABALHO ACADÊMICO
Boa Vista-RR
Maio- 2016
Arial 14
Arial 14
Arial 14
ROSILDA GARCIA DA SILVA
COMO ELABORAR UM TRABALHO ACADÊMICO
 
Boa Vista-RR
2016
Trabalho apresentado ao professora Rosilda Garcia, da disciplina de PPEII, da turma do 2º semestre , noturno do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Se tiver mais de um autor , deve-se colocar em ordem alfabética
 
1- Leia o trecho a seguir e realize o que se pede logo abaixo: 
O ingresso no Curso superior
Hora de Produzir
 Toda pesquisa séria contém citações. E o ato de citar corretamente não se confunde com roubo. 
A Internet, sem dúvida, potencializa a incidência do plágio. Contudo, é preciso advertir: a proliferação da desonestidade intelectual nas universidades brasileiras não é culpa da Internet, poderosíssima máquina facilitadora da cópia. Culpá-la é interpretar estreitamente o problema. O responsável por essa grave crise ética é, obviamente, o próprio ser humano. Não pode a rede mundial de computadores ser tachada como vilã, até porque ela configura importante instrumento de pesquisa acadêmica e tende a ser cada vez mais valorizada na Sociedade da Informação em que vivemos. 
O comércio de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado é um problema, fundamentalmente, de ordem ética. Não somente comprar, como também vender trabalhos acadêmicos, configura conduta antiética. 
MORAES, Rodrigo. O plágio na pesquisa acadêmica: a proliferação da desonestidade intelectual. Diálogos possíveis. [S.l.], p. 98, 2005. Disponível em: <http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/4/06.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2015. 
O ingresso no Curso superior
 
a) Retire do trecho apresentado uma citação direta curta. (Não se esqueça de que toda citação deve ter sua referência.) 
b) Retire do trecho apresentado uma citação direta longa. (Não se esqueça de que toda citação deve ter sua referência.) 
c) Faça uma paráfrase do trecho apresentado, ou seja, realize uma citação indireta dele. (Não se esqueça de que toda citação deve ter sua referência.) 
Tarefa para casa:
BASTOS, Cleverson Leite. Formando o hábito de estudo. In: BASTOS, Cleverson Leite. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. Vozes, Petrópolis, 1999, p33-37, encontra-se disponível em: https://pt.scribd.com/doc/44061732/Aprendendo-a-Aprender-Introducao-a-Metodologia-Cientifica-Cleverson-Bastos-Vincente-Keller

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando