Buscar

prática e libras. Disc

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A gestão Técnico-cientifica conhecida atualmente como gestão de qualidade total (GQT) apresenta a utilização do método e prática mais fortes de gestão da administração empresarial.
BARTNIK, Helena Leomir de Souza GESTÃO EDUCACIONAL, Curitiba intersaberes, 2012 (p.76)
Com base no texto apresentado acima. Nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a gestão técnico-cientifica
Este estilo de gestão se concentra na hierarquização, dos cargos, funções, normas e aspectos burocráticos e administrativos e apresenta as seguintes características:
Versão mais conservadora, burocrática; sistema rígido de regras e normas; os objetivos da instituição não são importantes; o foco de trabalho é a regulação, o comprimento exato do regime imposto.
Parte de metas de qualidade total, tendo como foco de trabalho a gestão empresarial.
Questão 2/5
 “A maioria dos ouvintes desconhece a carga semântica que os termos mudos, surdo-mudo, e deficiente auditivo evocam. É facilmente observável que, para muitos ouvintes alheios à discussão sobre a surdez, o uso da palavra (...) posso exprimir preconceito. ”
Explique porque é errônea chamar a pessoa surda de “surdo-mudo”
Surdo-Mudo é, provavelmente é a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao surdo, e ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação.
O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é outra deficiência, sem conexão com a surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Fato é a total possibilidade de o surdo falar, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício.
Questão 3/5
As competências necessárias para o desempenho da função estão cada vez mais refinadas, não basta apenas o domínio de conteúdos correlacionados à área educacional, mas é fundamental também, o conhecimento de gestão de pessoas e gestão organizacional, a fim de que seja possível o bom desempenho da função.
FARFUS, Daniele. ESPAÇO EDUCATIVO, um olhar educativo. Curitiba, intersaberes (p. 82).
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva o setor pedagógico da escola.
É responsável pelas dimensões e orientação educacional, funções exercidas por especialistas na área. Deve prestar assistência na área pedagógica e didática aos docentes de sua instituição. Pode ainda acompanhar a interação entre pais, alunos e professores e intervir nesse contexto, além de promover, por meio de conselho de classe, ações referentes a dificuldades apresentadas por alunos e professores, preocupando-se com a qualidade do que é ensinado aos alunos e com desempenho escolas deles.
Questão 4/5
“Embora a língua Brasileira de Sinais esteja oficializada conforme a lei 10.436, de 24 de abril de 2002 e regulamentada pelo decreto 5626/2005, seu verdadeiro reconhecimento e sua aceitação enquanto língua por parte da sociedade em geral parece estar acontecendo a passos lentos, o que vem sendo um entrave para os avanços nas pesquisas, dificultando o acesso à informação, dados bibliográficos e referenciais teóricos. “
 
Quadros, Reonice Muller.
É de fundamental importância a legislação brasileira na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
Argumente sobre função das legislações vigentes na educação dos surdos:
“A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.' 
Do ponto de vista institucional, muitas são as garantias do cidadão no que se refere ao Capítulo da Educação Nacional, em face das determinações da Constituição de 1988. Quando se trata de educa- ção especial, educação de alunos com necessidades especiais, esse direito é garantido por legislação.
Questão 5/5
“[...] Mas, nas nossas escolas, públicas ou privadas, não há condições para conceber o trabalho docente como um exercício de preceptorado, ainda que mais ou menos coletivo. O que se requer é um professor capaz de colocar a sua competência individual a serviço de um esforço comum para participar de uma tarefa educativa que não é a simples soma de desempenhos individuais, mas sim o fruto de um trabalho coletivo”. (AZANHA, 2006, p. 85). De acordo com o trecho acima, com os conteúdos abordados durante as aulas e no livro- -base, quando o professor opta por sua profissão, tem pela frente um grande desafio. A busca incessante pelo conhecimento é essencial para que se torne um sujeito crítico e reflexivo, podendo, assim, adaptar sua prática em sala de aula de acordo com os contextos em que estiver inserido. Portanto, espera-se que o professor:
Quando o professor opta por sua profissão, tem pela frente um grande desafio. A busca incessante pelo conhecimento é essencial para que se torne um sujeito crítico e reflexivo, podendo assim adaptar sua prática em sala de aula de acordo com os contextos que está inserido. Nessa perspectiva discorra sobre o que se espera do professor enquanto profissional.
O professor é um dos atores que propiciam ao aluno desenvolvimento, promovendo o saber cientifico. É também na sala de aula que a aquisição dos conteúdos acontece. Por isso, politicas públicas de formação e planos de carreira que promovam a valorização dos professores são pressupostos essenciais pela melhoria da educação nacional.

Continue navegando