Buscar

Atividade cap. 11 - Livro Psicologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique os mitos do homem natural, do homem isolado e do homem abstrato.
O mito do homem natural: Onde o homem nasce com a essência de bom, porém através de influencia da sociedade, isso se modifica, manifesta ou se perde.
O mito do homem isolado: Supõe que incialmente o homem é primitivamente solitário, porém através de um extinto especial denominado instinto gregário, ele desenvolve gradualmente a necessidade de interação com outros indivíduos.
O mito do homem abstrato: Consiste em afirmar que as características do homem são independentes das situações históricas e presentes da sua vida.
Explique a concepção apresentada do homem como ser sócio histórico.
O homem é um ser sócio histórico, pois as suas aptidões independem da hereditariedade biológica sendo adquirida com o passar da vida, através de uma apropriação da cultura criada pelos seus antepassados.
Por que H. Piéron diz que a criança ao nascer não passa de um Candidato à humanidade?
Porque ao nascer ela não se torna um homem, isso só ocorre no decorrer de sua vida, onde há a relação com outros homens, e assim vai sendo possível a apropriação da cultura dos mesmos, reproduzindo as propriedades e aptidões históricas da espécie humana.
O que caracteriza o humano? Fale um pouco de cada aspecto.
O trabalho e o uso de instrumentos, essa é a característica que nos diferencia dos demais animais, onde há um planejamento abstrato de seu trabalho produzindo algo que já existe em sua mente tornando assim o trabalho humano subordinado a vontade e ao pensamento conceitual; e também há a representação conceitual de instrumento para que este se transforme e um dado da consciência e seja entendido como um instrumento de trabalho. Existe também a capacidade de criar e utilizar a linguagem onde o instrumento de trabalho faz com que haja o aparecimento da consciência e cria as condições para o surgimento da linguagem. E por ultimo o homem compreende o mundo ao seu redor, pois temos em consciente a percepção de algo, que nos faz refletir a imagem em nosso pensamento, compreendendo, relacionando e conceituando o que esta a nosso redor.

Outros materiais