Buscar

GESTÃO INTEGRADA DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 14/11/2014 11:12:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201408399546)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ARH é um segmento da organização de natureza multifuncional, ou seja:
		
	 
	diz respeito a todos os setores da empresa;
	
	há atribuições da ARH em alguns setores da empresa;
	
	suas atribuições estão centralizadas na alta administração;
	
	algumas funções da empresa também realizam tarefas da ARH.
	
	suas atribuições estão distribuídas por toda a empresa;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408791672)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Após o processo de recrutamento e seleção, o novo colaborador é contratado pela empresa. Antes de iniciar suas atividades, é importante que o colaborador passe por um Processo de Integração. Em que consiste e qual é o objetivo do Processo de Integração?
		
	
	melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização.
	 
	É a maneira pela qual a organização recebe os novos colaboradores e os integra à sua cultura, a fim de que possam entender o comportamento desejado pela organização e suas expectativas.
	
	assegurar o melhor aproveitamento das pessoas, indicando-as para programas de treinamento e desenvolvimento que irão capacitá-las para ter condições de crescimento na carreira.
	
	Definir e implantar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	Estimular o relacionamento interpessoal por meio de eventos de confraternização, nos quais todos os funcionários têm a oportunidade de se conhecer melhor e trocar contatos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408795855)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em um mundo de negócios caracterizado pela explosão da inovação tecnológica e pela forte competição do mercado, as organizações precisam ser rápidas, ágeis e eficazes em custos. São características adicionais da nova Administração de Recursos Humanos, exceto:
		
	 
	Criar estratégias para tornar os colaboradores mais competitivos
	
	Traduzir os resultados da área em desempenho financeiro
	
	Atuar como assessoria junto ao gerentes na administração das políticas de Recursos Humanos.
	
	Estar alinhada com os objetivos organizacionais
	 
	Ser inflexível
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408488140)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Departamento de Recursos Humanos da empresa ABC está desenvolvendo um projeto de Treinamento para seus gestores. No momento, estão levantando os seguintes dados: onde e quando será realizado, quem vai participar e os custos totais do programa. Em que etapa do Treinamento estão os trabalhos?
		
	 
	Programação.
	
	Reação e resultados.
	 
	LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento).
	
	Execução.
	
	Avaliação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408400487)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A aplicação de testes psicológicos em candidatos é utilizada como ferramenta acessória no processo de seleção para determinados cargos, pois eles avaliam:
		
	
	Habilidades práticas
	 
	Aptidões e traços de personalidade
	
	Aptidão física
	
	Situações que serão vivenciadas pelos candidatos no futuro
	
	Conhecimentos gerais e específicos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408262885)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao ouvir o barulho contínuo, alto e incessante de uma furadeira sendo utilizada na reforma do andar superior pertencente ao cenário do seu ambiente de trabalho, pode-se dizer que você está sujeito a que tipo de "Risco Físico"? Assinale a alternativa correta.
		
	
	Pressão
	
	Temperatura
	
	Contaminação
	 
	Ruído
	
	Vibração
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408455343)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de Recrutamento e Seleção é um dos subsistemas da ARH. Há vários objetivos específicos que precisam ser considerados pelos profissional que está a frente de processo. Qual das alternativas está correta ?
		
	
	Contratar pessoas que apresentem necessidades reais para serem empregadas.
	
	Monitorar o ambiente de recrutamento para que nenhum candidato saia antes do tempo.
	
	O recrutador deverá aproveitar para fazer marketing pessoal porque dessa forma estará investindo na competitividade.
	 
	Tratar todos os candidatos de forma igual, mesmo que entre eles esteja algum parente ou amigo.
	
	Descartar candidatos que você não reconheça potencial.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408400332)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Atualmente, estamos vivendo a sociedade da informação onde a prioridade é o conhecimento. Nesse sentido, qual o papel que se exige de cada trabalhador?
		
	
	Que ele esteja investindo o seu tempo e recursos em cursos à distância para conciliar com o trabalho.
	
	Que ele esteja investindo seus recursos em treinamento, para melhorar o seu nível de treinamento.
	
	Que ele esteja já trabalhando com o máximo empenho.
	 
	Que ele esteja preparado, capacitado e motivado, a fim de gerar produtos e/ou prestar serviços de qualidade.
	 
	Que ele esteja investindo nas compra de livros e revistas especializadas para melhorar o seu nível de conhecimento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408286807)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O recrutamento e a seleção de pessoas ocorrem sempre que há uma vaga a ser preenchida na empresa. Estes processos podem acontecer dentro ou fora da empresa; identifique quais são as vantagens e desvantagens de recrutar e selecionar candidatos internamente.
		
	
Resposta: Vantagens do Recrutamento interno:Custo, agilidade no processo,o funcionário já conhece a politica da empresa, Motivação, Desvantagens do recrutamento interno: desmotivação dos funcionários que não passaram no processo,
	
Gabarito: A resposta deverá apontar para os efeitos sobre o clima organizacional e o custo de recrutamento que tende a ser muito menor, entre outros.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408420112)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Marta trabalha na empresa XYZ. Seu cargo é o de consultora especializada em organização. Seu trabalho consiste basicamente em elaborar projetos sobre racionalização de estruturas e processos organizacionais, para outras empresas, clientes da XYZ. Ela possui algumas características básicas de personalidade, tais como assertividade, iniciativa, au-toconfiança, etc., que tornam seu desempenho excelente em relação aos projetos que desenvolve: apresenta trabalhos altamente qualificados. Em relação ao grupo de colegas consultores, ela se destaca pela competência. 0 Sr. Jorge, supervisor da equipe, tem alta consideração pelo trabalho dela. Marta, porém, está criando um problema para a empresa. Ela não consegue cumprir o horário de en-trada e de saída: quase sempre chega atrasada, muitas vezes sai antes de a jornada terminar e sempre falta ao trabalho mais do que a média das demais pessoas da empresa. Tal postura está provocando grande insatisfação nos demais consultores. Em função desse fato, a empresa criou o horário móvel de trabalho, extensivo a todos os funcioná-rios. Mesmo assim, Marta não consegue cumprir os limites do horário flexível; passou mesmo a faltar com mais freqüência. Quando questionada a respeito dessas faltas e atrasos, Marta expôs seu problema: ela é notívaga, dorme muito tarde e tem muita dificuldade para acordar cedo. Sua maior disposição física e psicológica ocorre justamente no período noturno, adentrando a madrugada. Marta argumentou, também, que o desenvolvimento de seus projetos dependia unicamente dela, não demandando a colaboração e a parti-cipação de outros consultores - realmente, alguns consultores trocam informalmente idéias com os de-mais, mas cada consultor desenvolve sozinho seu projeto, do início ao fim. Marta ainda acrescentou que, em se tratando de qualidade do projeto,o horário de trabalho influencia muito pouco, pois o que interessa são os resultados obtidos e o cumprimento do cronograma. O Sr. Jorge tem de tomar uma decisão em relação a Marta, mas não sabe qual deve ser. A princípio, não gostaria de perdê-la, mas percebe que a insatisfação dos consultores tende a aumentar cada vez mais. Identifique e justifique as sugestões que você daria ao Sr. Jorge para resolver esse problema.
		
	
Resposta: Como este ramo de trabalho não depende do funcionário estar presente ele deverá controlar seus consultores por produção e não por horário.Cada um tem uma meta a cumprir em x dias e todos teriam os horários livres. ou então ele deve contratar a Marta como Freelancer pois assim ela não teria as obrigatoriedades dos outros funcionários em relação a horário, já que a mesma iria trabalhar por projeto. Terceira opção seria criar um turno noturno e escalar a Marta para trabalhar neste horário.
	
Gabarito: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO Enfoque geral: 1 - Processo de terceirização 2 - Postura profissional 3 - Resolução de conflitos. Aspectos que poderão ser tangenciados: O aluno deverá discorrer sobre as exigências burocráticas que norteiam as organizações. Deverá visua-lizar o conflito entre a postura da funcionária e as exigências da empresa. O aluno poderá propor a de-missão da funcionária desde que justifique o seu ponto de vista. Poderá, também, conceder aos consultores horário móvel. Um dos caminhos de resposta provável pode considerar que 1 - o desenvolvimento do trabalho não implica a participação dos demais consultores; 2 - os motivos alegados por Marta traduzem uma inadaptação em relação às normas e aos procedimentos da empresa; 3 - o desempenho de Marta revelou-se excelente, sendo, portanto, possível concluir pela oferta de uma alternativa para a funcionária (e de outros consultores que se interessassem): sua demissão e sua re-contratação como consultora autônoma em projetos específicos, passando ela a receber remuneração pelo projeto desenvolvido e não mais por vínculo empregatício. Isso permitirá que ela aloque seu tempo no trabalho da forma que achar mais conveniente. Nessa condição, ela compareceria à empresa quando quisesse discutir partes do projeto com o supervisor, ou para entregar o projeto final.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta Incompleta

Outros materiais