Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

­­­­­­
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro Educacional à Distância
TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras:
Comportamento Organizacional
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Empreendedorismo
Ética eRelações humanas no Trabalho
Técnicas de Negociação
Aluno (a): Nágila de Sousa Oliveira RA: 1774809829
Tutora EAD:Rúbia Tatiane da Luz Silva
Fortaleza- CE
2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro Educacional à Distância
Disciplinas Norteadoras:
Comportamento Organizacional
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Empreendedorismo
Ética e Relações humanas no Trabalho
Técnicas de Negociação
Tutora EAD:Rúbia Tatiane da Luz Silva
Trabalho desenvolvido para o Curso de Tecnologia em Gestão Financeira disciplinas norteadoras Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho,Técnicas de Negociação, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional 2016_01, sob orientação da Tutora EAD Rúbia Tatiane da Luz Silva.
Fortaleza- CE
2016
SUMÁRIO
Introdução											04
Desenvolvimento										05
Passo 01 – O problema								05
Passo 02 - Guia										06
Passo 03–Ação										07
Passo 04 - Consideraçãofinal						10
Referências											11
								
INTRODUÇÃO
A proprietária de uma empresa Cia das Roupas, do ramo de confecção solicitou a nossa consultoria Legal, um projeto de reestruturação que seadeque aos novos parâmetros de uma empresa mais moderna com tecnologias avançadas, que ainda pudesse orienta – lá a negociar com o grupo de funcionários de sua empresa e quais procedimentos ela deve tomar em algumas situações.
A empresa apresenta inúmerosde problemas diferenciados interferindo na secção de cortes, costura e acabamento e na diminuição das vendas. Funcionários antigos que não está adequado as inovações do mercado e com problemas físicos, os equipamentos já estão acabados dificultando diariamente o serviço dos mesmos.
04
DESENVOLVIMENTO
A consultoria busca verificar o porquê de vários problemas na empresa de confecção e começa a ser feito diretrizes descrevendo esses problemas encontrado na empresa.
	Equipamentosobsoletos
	Funcionário sem motivação
	Funcionário sem Capacitação
	Empresa sem inovações
	Empresa sem visão para o futuro
	Empresa com poucos recursos
Tendo em vista a reestruturação da empresa e por outro lado problemas apresentados, a empresáriaprocura realizar procedimentos que não prejudique seus funcionários, antes de tudo ela procura primeiramente se capacitar, aprender e fazer indagações com a empresa de consultoria sobre empreendedorismo e ver quais atitudes são cabíveis no momento.
Seguindo um passo a passo sugerido pela consultoria, a empresária iria aprender na prática através das dificuldades apresentada pela sua empresa. Assim a realidade encontrada pela sua empresa não irá se repetir para futuras eventualidades.
PASSO 01-O PROBLEMA
Mediante os inúmeros conflitos apresentados pela empreendedora na secção de corte, costura e acabamento é preciso negociar com os empregados um novo projeto para que beneficie a todos. A empresa de consultoria analisa todos os problemas, e tentar resolver todas as indagações da empresária. Não se pode agradar a todos, pois isso pode deixar os funcionários em atrito com a empresaria que não tem a mesma visão de melhoria. Observando a tabela a seguir com as diretrizes, podemos verificar o que uma empresa do séc. XXI precisa sempre se destacar e crescer no mercado e fazer o diferencial.
05
	Diretrizes que orientam o trabalho do empreendedor
	Obstáculos encontrados para a realização de mudanças
	Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do empreendedor
	Inovação
	Crise; poucas empresas no ramo.
	Investir em novas tecnologias;
Novas tecnologias; mercado
	Criatividade
	Falta de apoio; cooperação e confiança;autoritarismo; perfeccionismo
	Produtos Inovadores; ideias; investimentos
	Visão futura
	Falta deconhecimento; falta de recursos financeiros
	Capacitar funcionário; estratégias.
	Motivação
	Medo; criticas; pessoas com pensamentos negativos
	Liderança forte; realização e desejos
	Autodeterminação
	Baixa autoestima; limitações
	Motivar Funcionários;dinâmica
	Planejamento
	Falta de controle; constantes mudanças;
	Recrutar novos funcionários; estratégias.
PASSO 02-GUIA
A consultoria orienta que a empresaria selecionar um membro de sua equipe para ser líder, tendo as seguintes característica:Comunicativo, Responsável, Dinâmico e Observador. Depois, formar equipes na qual os funcionários sejam habilidosos na sua seção.
Logo que foi apresentada a proposta inicial a empresaria fez diversas indagações, porque líder? Para que equipes se eu tinha um grupo?
As empresas consistem em liderança para facilitar o acesso da comunicação com a equipe que sempre está próximo, incentiva os outros funcionários e leva direcionamentos das ações, ofeedback paraa empresária. Assim viabilizando os resultados a empresa e o mercado.
“Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando uma falha, todos devem se unir, para sua reconstrução. ”
(Salvador Faria)
Novamente a empresária pergunta como ter uma comunicação excelente com seus funcionários, pois não consegue dialogar bem com os mesmos e o que é um empreendedor?
Primeiramenteempreendedor é o indivíduo capaz de realizar inovações para o futuroentre criatividade e imaginação, assim usando um planejamento e sempre estando com a capacidade de liderança e motivar seus colaboradores.
06
Para facilitar a comunicação com excelência em uma empresa pode haver diversos tipos de comunicação, seja escrevendo, falando, via e-mail e entre outros. Acomunicação tem por seu objetivo levar a informação, partindo de um emissor que a transmite para um receptor que recebe e codifica essa informação, mas nestemeiopode haver uma falha, aonde o receptor não consegue compreender a mensagem do emissor, isso pode ocorrer devido a forma escrita, a falta de uma virgula, o meio que foi utilizado para enviar a mensagem e outros, e para ter essa comunicação com excelência, temos que fazer o detalhamento da mensagem ou seja realizar ofeedback. 
A empresária aindaquestiona o que fazer para haver motivação por parte dos funcionários.
No processo de formação das pessoas, elas buscam o melhor muita das vezes por questão destatuse sempre mais pelo desejo de ter a casa própria, seu carro e principalmente constituir uma família, mas isso só irá decorrer quando aquela pessoa procura se capacitar e a melhoria no seu trabalho, sempre se destacando pelas suas habilidades profissionais. A empresa por outro lado busca profissionais que esteja com objetivos de crescer juntamente e satisfazer o mercado, e sempre demostrando satisfeito a cada inovação.
“O maior inimigo do crescimento profissional são a falta de motivação e o comodismo. É quando a pessoa não sabe aonde quer chegar e se contenta em ficar aonde está. ”
(SusanneDiniz)
PASSO 03- AÇÃO
A consultoria orientou a empresária antes de tudo, saber negociar ter habilidades com seus colaboradores que é ter foco, planejamento, conhecimento na negociação, analisar as situações e prioridades, verificar o tempo, perguntar, ouvir e todas as partes sair ganhando.
Depois de apresentada as diretrizes, dada as devidas respostas a empresária sobre negociação e comunicação. Ela ofereceu cursos de capacitação para seus funcionários em suas respectivas áreas secção corte, costura eacabamento, logo depois as compras de maquinas e equipamentos de tecnológicos como: máquina de corte, overloque, reta,e máquina de casear.
07
Trouxe suas ideias para a empresa de motivar seus funcionários que estavam apenas no papel, e dividiu a suaequipe em moldes, cortes, costura, acabamento e venda de acordo com suas habilidades, assim não deixando seus funcionários sobrecarregados.
O aumento da estrutura da empresa, a quantidades de ventiladores pois era muito quente, contratou cerca de 15 funcionários, otimizando e viabilizando o serviço. Para a segurança dos funcionários foram comprados ainda óculos de proteção, gorro, protetor auricular, sapatos de segurança, luvas de proteção e aventais pois muitos funcionários da área de têxtil sofrem diariamente acidentes por falta de fiscalizações nas empresas que não oferecem equipamentos de segurança para os mesmos.
Após as modificações a empresária informou a consultoria que o clima na sua empresa não estava nada agradável, funcionários mais antigos com medo de perder seus empregos, duvidas surgindo entre funcionários e comentários, os novos funcionários achando a instabilidade dos outros colaboradores estranhos.
A consultoria explicou que quando há modificações em uma empresa, os colaboradores têm medo de perder seus empregos. Portanto foi orientado a empresária que ela marcasse uma reunião ou uma nota de esclarecimento aos funcionários. A empresária fez uma nota orientando os profissionais que:
	Não haverá demissões
	Cursos de capacitação foram oferecidos
	Novos equipamentos
	Extensão na confecção
	Planos de saúde será oferecido
	Cestas básicas
	Condições de melhoria em todos os ambientes
	Equipamentos de segurança
	Contratação de novos funcionários, diminuídos o serviço dos mesmos
08
Após feito umesclarecimento geral aos funcionários, a empresária observou que os mesmos de sua empresa desde dos mais antigos aos novos contratados sentiram mais segurança em questão do emprego, eles estavam sendo valorizados e que as mudanças deixaram a maior parte deseus funcionários satisfeito.
No momento do esclarecimento alguns funcionários quiseram se pronunciar diante as mudanças feita pela a empreendedora, afirmando que todas os procedimentos realizando na empresa é de grande mérito de todas as pessoas que constituem e colaboram para o crescimento da empresa Cia das Roupas, a empresária não só pensou no crescimento de sua empresa como a segurança do trabalho de seus funcionários proporcionando equipamentos de proteção e a estrutura de ótimas condições no locale que todas as modificações realizadas dentro de um empreendimento são para a melhoria e crescimento de todos, tanto para os clientes como aos funcionários.
09
PASSO 04- CONSIDERAÇÕES FINAIS	
Considero que o trabalho realizadopela a consultoria Legal foi de mera importância e desenvolvimento a empresa de confecções Cia das Roupas, na elaboração de um plano para analisar os conflitos encontrados dentro da empresa e sugestionar a empresária procedimentos que podem ser realizadosdentro de seu empreendimento.
A consultoria por sua vez colaborou pelo o crescimento do empreendimento trazendo novos recursos tecnológicos e orientando a empresária em dicas que os empreendimentos devem tomar diante de inovações no mercado e na área deconfecções. A empresária antes de tudo buscou a opção certa em procurar uma empresa de consultoria, ainda que sabia o que fazer e quais as atitudes tomar diante de sua herança. A ampliação do espaço e a melhoria do ambiente foi outra atitude bem eficiente.
Portanto, todos os processos de reestruturação do negócio foram realizados com sucesso e desenvolvimento eficiente e eficaz por ambas das partes.
10
REFERENCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação edocumentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002
DOLABELA, Fernando.Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, J.C.A.,Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. – 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Campus, 2005
VERAS, Denise. Artigo a importância da motivação para o desenvolvimento e sucesso das organizações,201.http://www.administradores.com.br/artigos
VEIGA, Carolina. Espírito Santo Empreendedor. Vitória: Sebrae, findes, 2006.
11

Continue navegando