Buscar

SIMULADOS UAN

Prévia do material em texto

SIMULADOS UAN
	1a Questão (Ref.: 201401918668)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fator de correção é utilizado para determinar a quantidade certa de um alimento a ser pedida. Considerando que são necessários 5Kg de cenoura para preparar um suflê e que o fator de correção da cenoura é igual a 1,5, a quantidade de cenoura que devemos comprar, em Kg, é igual a:
		
	
	10
	
	3,75
	
	5,25
	
	2,5
	
	7,5
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401918662)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A previsão de compras, atividade anterior à solicitação de compras, deve ser realizada de forma a evitar desperdícios e também a falta de gêneros na unidade. Na preparação da salada, em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, utiliza-se 32Kg de tomate (peso líquido). Quantos quilos desse gênero devem ser adquiridos para o consumo de dois dias? Considere que o fator de correção do tomate é 1,25.
		
	
	34Kg
	
	80Kg
	
	66,5Kg
	
	51,2Kg
	
	40Kg
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401918696)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A supervisão é considerada uma atividade de coordenação que, realizada pelo nutricionista como responsável técnico, visa harmonizar todas as tarefas para que os objetivos da Unidade de Alimentação e Nutrição sejam atingidos. Sendo uma Unidade de Alimentação e Nutrição organizada de forma que a autoridade emane de um único chefe, favorecendo, portanto, a disciplina, essa estrutura organizacional pode ser enquadrada como:
		
	
	mista.
	
	comissional.
	
	funcional.
	
	linha Staff.
	
	linear.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401918897)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A organização de qualquer empresa pode ser definida como o agrupamento das atividades necessárias à realização dos objetivos, bem como a atribuição dessas atividades a departamentos apropriados e aos passos necessários para delegação e coordenação da autoridade. Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, o fator a ser considerado na disposição eficiente das áreas de trabalho é:
		
	
	o aspecto estético.
	
	o layout.
	
	o fluxo de trabalho.
	
	a disponibilidade financeira.
	
	a planta física.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401775977)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Uma empresa automobilística possui Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), na modalidade de autogestão, e oferece aproximadamente 1 200 refeições/dia, incluindo desjejum, almoço, jantar e ceia, sistema de distribuição do tipo self-service (autosserviço) para todos os itens do cardápio. A empresa participa do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT), cujo objetivo principal é melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes de trabalho e no aumento da produtividade. Nesse contexto, considerando-se a Portaria Interministerial nº 193, de 07 de dezembro de 2006, conclui-se que: Fonte:ENADE,2013 (adaptação) 
		
	
	O responsável técnico do PAT, que pode ser o proprietário do estabelecimento ou o nutricionista, deve ter o compromisso da correta execução das atividades nutricionais do programa.
	
	O percentual proteico-calórico (NdPCal) das refeições deve ser de, no mínimo 4%. 
	
	Deve ser ofertado pelo menos uma porção de fruta e de legumes ou verduras nas refeições principais (almoço, jantar e ceia), e, pelo menos, uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche) é recomendada
	
	A empresa optou pela modalidade de autogestão da UAN, devendo assegurar a qualidade e a quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores e fiscalizar o que a normatização do programa exige; caso a empresa tivesse optado pela prestação de serviços terceirizados, ela se isentaria dessas responsabilidades.
	
	O cálculo do VET não deve ser alterado, mesmo em cumprimento às exigências laborais e baseado em estudos de diagnóstico nutricional.
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401918673)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Se uma Unidade de Alimentação e Nutrição registra uma taxa média de 5% do Índice de Resto-Ingestão, pode-se concluir que:
		
	
	O custo das preparações está alcançando as metas planejadas.
	
	As preparações não estão atendendo ao perfil da clientela.
	
	Os aspectos sensoriais das preparações não estão satisfatórios.
	
	As quantidades per capita e os porcionamentos estão incorretos.
	
	O serviço está tendo um bom desempenho.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401280687)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Resolução CFN N° 380/2005, do Conselho Federal de Nutrição, dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições e, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação. Esta condição lhe é facultada em razão de que;
1) Compete aos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de nutricionista; de acordo com os objetivos, os campos de atuação e o princípio da integralidade na atenção à saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS);
2) Considerando que compete ao nutricionista, enquanto profissional de saúde, conforme o art. 1º da Lei 8.234, de 17 de setembro de 1991, zelar pela preservação, promoção e recuperação da saúde; cabendo ao nutricionista em impedir e evitar infrações à legislação sanitária através de seu compromisso profissional e legal do nutricionista, no exercício da responsabilidade técnica e, sobretudo respeitando as normas de conduta para o exercício da profissão de nutricionista constante no Código de Ética Profissional;
Indique se estas afirmativas são falsas ou verdadeiras.
		
	
	A primera afirmativa é verdadeira e as demais falsas. 
	
	A primera afirmativa é falsa e as demais verdadeiras. 
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras, embora não haja nenhuma correlação entre o propósito das mesmas. 
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras. 
	
	A todas as afirmativas são falsas. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401391861)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A classificação ABC utilizada no planejamento e controle de estoque, também denominada de Curva de Pareto, baseia-se em:
I. A maior parte do investimento em matéria-prima esta concentrada em um pequeno número de itens;
II. A classificação ABC divide os estoques de acordo com a sua quantidade, ou o seu valor monetário, em três classes ou curvas;
III. A classe A ou Curva A é constituída por uma enorme quantidade de itens de pequeno volume e que representam um valor desprezível dos estoques;
IV. A classe B ou Curva B é constituída por uma quantidade média de itens que representam uma relativa importância no valor global dos estoques;
V. A classe C ou Curva C é constituída de poucos itens que são responsáveis pela maior parte do valor monetário dos estoques.
		
	
	Apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras;
	
	Apenas as alternativas II, IV e V são verdadeiras;
	
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas I e II são verdadeiras;
	
	Apenas as alternativas II e III são verdadeiras;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401917505)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sabe-se que o Fator de Correção (FC) do tomate é 1,17 e o per capita do tomate na salada servida em uma determinada Unidade de Alimentação e Nutrição que atende a 1200 pessoas por dia é de 60g (somente no almoço, três vezes/semana). Para o consumo de uma semana deverão ser comprados:
		
	
	252,720kg de tomate para a salada.
	
	216,000kg de tomate para a salada.
	
	25,272kg de tomate para a salada.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401429428)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A nutricionista de uma Unidade de Alimentação de uma empresa do ramo de confecção de roupas infantis diante de dificuldades de cooperação entre os funcionários de sua equipe resolveu implantarum Programa de Relacionamento e Comunicação Eficaz (PRCE) no setor de alimentação. Dessa forma, contratou um serviço externo de assistência técnica para planejamento, implantação e avaliação do PRCE. A que serviço contratado a nutricionista recorreu? 
		
	
	Consultoria
	
	Auditoria
	
	Assessoria
	
	Terceirização
	
	Comissaria
	
	 1a Questão (Ref.: 201401280708)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em relação a Teoria Geral da Administração (TGA), a Teoria das Contigências preconizou que a estrutura das organizações dependem das circunstâncias ambientais e da tecnologia utilizada, disponível. Indicando que as estruturas das organizações são variáveis dependentes e contingentes em relação ao ambiente e à tecnologia. Seus conceitos revisam e atualizam as teorias administrativas precessoras, com base na visão sistêmica (Teoria dos Sistemas). 
		
	
	Ambas as assertivas são verdadeiras e há correlação entre as duas assertivas. 
	
	Ambas as assertivas são falsas e não há correlação entre as duas assertivas. 
	
	A primeira assertiva é verdadeira e a segunda falsa e não há correlação entre as duas assertivas. 
	
	A primeira assertiva é falsa e a segunda verdadeira, embora haja correlação entre as duas assertivas. 
	
	Ambas as assertivas são falsas embora haja correlação entre as duas assertivas. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401280706)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Marque as afirmativas como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) em relação às classificações quanto ao tipo de serviço (modelo de atendimento), de acordo com Rego (1990) e Silva Filho (1996).
(  ) Serviço de Cafeteria - Quando a refeição é distribuída em balcões térmicos (quente ou frio), utilizando-se copeiros (Sistema convencional) ou podendo o comensal selecionar estas preparações de acordo com sua preferência (auto serviço).
(  ) À francesa e à inglesa - Sistema onde o comensal é servido na própria mesa, por garçom.
(  ) À americana - Sistema onde as preparações são dispostas em uma grande mesa no centro ou em ilhas em pontos estratégicos.
(  ) Esteiras rolantes ou esteira transportadora Sistema onde o comensal recebe a refeição em bandeja pronta, com embalagem inviolável, através de um guichê.
(  ) À americana - Sistema onde as preparações são servidos à mesa por atendentes.
Selecione a sequência correta.
		
	
	V, V, V, F, F
	
	V, F, V, F, F
	
	V, V, V, V, V
	
	F, V, V, V, F
	
	V, V, V, V, F
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401854736)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Quanto às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, Saúde e Emprego, utilizadas no âmbito das UAN, pode considerar como verdadeira a afirmativa que diz:
		
	
	A NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho define além de parâmetros para instalações sanitárias e lavatórios prevê o dimensionamento para refeitórios, cozinhas e depósitos.
	
	Promover e preservar a saúde dos trabalhadores e estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, é o objetivo da NR9 que estabelece o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
	
	O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) NR- 07 tem como objetivo preservar da saúde e a integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
	
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é regida pela NR 6. A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
	
	Define-se como Equipamento de Proteção Individual (EPI), como todo dispositivo ou produto, de uso coletivo utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a sua saúde. A NR5 é a norma regulamentadora para este assunto.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401429443)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O Engenheiro da equipe técnica de reestruturação de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) institucional discutindo o projeto de reforma com a nutricionista da UAN relatou que segundo a consolidação das leis trabalhistas, Portaria 3214 de 08/06/1978, a cozinha e o depósito de gêneros devem representar um tamanho proporcional ao da área do refeitório. O engenheiro ao medir a área física da UAN apresentou o refeitório com 280 m², e solicitou a nutricionista que apontasse o dimensionamento da área da cozinha em m², a qual deverá ser equivalente a: 
		
	
	98 
	
	28 
	
	70 
	
	84 
	
	56 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401428772)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A previsão de compras é uma das mais atividades mais importantes em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), pois avalia a quantidade de cada gênero a ser adquirido em função dos cardápios estabelecidos. Em caso de erros nessa previsão, pode haver um desperdício ou faltar algum gênero, influenciando nos custos. Nesse sentido, calcule a previsão de compras de cenoura (per capita líquido=45g e Fc=1,3) para um período de 10 dias numa UAN que atende 500 comensais diariamente, considerando a frequência de utilização do referido gênero de 4 vezes, estoque mínimo de 22kg e há um saldo no estoque de 25kg. Com base nessas informações o nutricionista deve solicitar ao fornecedor uma quantidade em kg equivalente a: 
		
	
	114 
	
	182 
	
	139 
	
	92 
	
	164 
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401834901)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Zelásio é um auxiliar de limpeza com seis meses de casa e que faltou nos últimos três dias. É a primeira vez que isto acontece. Hoje ao se apresentar no serviço, não justificou suas faltas por motivo amparado pela legislação. Qual ato disciplinador deve ser aplicado pelo gerente do restaurante? (Marque a opção correta)
		
	
	Demitir sem justa causa
	
	Aplicar uma advertência verbal
	
	Aplicar uma suspensão de 1 dia de trabalho que será descontada do salário mensal.
	
	Aplicar uma advertência escrita com a descrição do ato faltoso, detalhando as consequências que esse ato pode gerar negativamente ao empregador e ao empregado.
	
	Demitir por justa causa
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401354797)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A escolha das cores no ambiente de trabalho está diretamente relacionada ao seu índice de reflexão, ou seja, à quantidade de luz que retorna ao meio ambiente após incidir numa superfície. Dessa forma, é correto afirmar que: 
		
	
	A cor preta é recomendada para pisos de cozinha. 
	
	As cores claras absorvem mais luz do que cores escuras. 
	
	As cores escuras refletem mais luz do que cores claras. 
	
	A cor bege é recomendada para tetos de cozinha. 
	
	A cor creme é recomendada para paredes de cozinha. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401280696)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com a Resolução CFN N° 380/2005 a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é uma unidade gerencial do serviço de nutrição e dietética onde são desenvolvidas todas as atividades técnico-administrativas necessárias para a produção de alimentos e refeições, até a sua distribuição para coletividades sadias e enfermas, além da atenção nutricional a pacientes na internação e em ambulatórios.
Analise as afirmativas abaixo descritas e marque somente as verdadeiras.
		
	
	Um nutricionista que trabalhe em UAN não precisa fazer atendimento nutrcional a seus clientes internos e externos. 
	
	Esta condição faz com que o nutricionista mesmo atuando em uma UAN desempenhe funções de educadornutricional, de dietoterapeuta entre outras atividades. 
	
	A educação nutricional para grupo de indivíduos, nos locais de trabalho, não é responsabilidade do nutricionista da UAN. 
	
	Um nutricionista que trabalhe em uma UAN precisa conhecer as ferramentas mais utilizadas na rotina de gestão da área de materiais, de recursos humanos, e de controle de custos de uma empresa. 
	
	Um nutricionista que trabalhe em uma UAN só tem como sua responsabilidade técnica a de planejamento de cardápios. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401834905)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Nutricionista gestor de uma UAN recebe a missão de reduzir os custos do Serviço de Alimentação que administra. O cumprimento desta tarefa exige que: (Marque a opção verdadeira).
		
	
	Reduzir os gastos com mão de obra administrativa.
	
	Reduzir os gastos com material de escritório
	
	Reduzir os gastos com telefonia
	
	Reduzir os gastos com material direto.
	
	Reduzir os gastos com energia elétrica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401428760)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Uma nutricionista especialista em alimentação coletiva recebeu uma proposta de trabalho para coordenar o serviço de alimentação de um hospital de referência em assistência à saúde materno-infantil. Durante a contratação foi explicado que as instalações físicas e estruturais e os equipamentos do serviço de alimentação são do próprio hospital, enquanto os manipuladores de alimentos e a matéria-prima são de responsabilidade de uma empresa chamada GRNUTS. Com base nas informações qual a classificação desse serviço de alimentação quanto aos objetivos e a forma de gestão, respectivamente?
		
	
	Hospitalar e concessão
	
	Autogestão e industrial
	
	Industrial e concessão
	
	Social e refeição convênio
	
	Institucional e autogestão

Outros materiais