Buscar

EICE AD1 2016.1OK

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Pedagogia Séries Iniciais – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2016-1
Disciplina: Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar Coordenador (a): Profª. Drª. Rosana Glat
Prazo de Entrega no Pólo – 16/02/2016
I) Com base no conteúdo das aulas 1 e 2, responda com suas palavras: (60 pontos/30 pontos cada acerto):
“Apesar do modelo da Integração ter representado um grande avanço na perspectiva educacional para alunos com deficiências, com o tempo este começou a ser, também, alvo de severas críticas, já que, na prática, não alcançou o objetivo de integrar esses alunos no sistema regular de ensino”. Quais os fatores que prejudicaram a efetivação da proposta? 
Com base na leitura e reflexão do conteúdo é possível inferir que os fatores prejudiciais a efetivação da proposta são provenientes da falta de compreensão da proposta resultando professores despreparados para atender alunos com necessidades especiais (inexistência de uma formação anterior visando a capacitação para o ensino desse alunado), a formação conceitual correspondente, a maestria do ponto de vista das didáticas e metodologias e as condições apropriadas de trabalho (por exemplo, uma carga horária insuficiente e/ou turmas numerosas de alunos).
“Como apontado em Glat e Blanco (2011), é preciso que tenhamos bem claro a diferença entre necessidade educacional especial e deficiência”. Como podemos explicar e exemplificar essa diferença? 
Define-se como aluno portador de necessidades especiais aquele que por apresentar necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes à sua idade, requer recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas. Com isso, a expressão pode ser utilizada para referir-se a crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender. Está associada, portanto, a dificuldade de aprendizagem, não necessariamente vinculada à deficiência(s). Pois, a existência de uma deficiência, não torna obrigatório que seu portador não possa ser bem atendido mediante os processos comuns de educação. Exemplos de portadores de necessidades especiais : Superdotados, deficientes auditivos, deficientes visuais, etc...
II) Existem diferentes modalidades de atendimento educacional especializado para apoiar a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes comuns. As mais conhecidas são ensino itinerante, bidocência, mediação de aprendizagem e salas de recursos”. Descreva e exemplifique uma dessas modalidades (40 pontos):
Ensino Itinerante é um serviço de apoio pedagógico ofertado na educação infantil, ensino fundamental, médio e EJA, desenvolvido por professor itinerante especializado em educação especial que participará do processo de aprendizagem nas atividades escolares, avaliando e ajudando a elaborar objetivos, a delinear conteúdos, estratégias e procedimentos relativos à dinâmica da sala de aula e de toda a rotina escolar.
O professor itinerante percorre escolas comuns que recebem alunos excepcionais orientando aos professores, alunos, equipe pedagógica e famílias, também atende em domicílio para alunos impossibilitados de freqüentar a instituição escolar. Ele auxilia a todas as patologias e dá encaminhamento pedagógico das linguagens e códigos necessários á aprendizagem, à comunicação e locomoção.
Referências Bibliográficas:
BRASIL, MEC / SEESP. Decreto 6571 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais.
http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/71784/mod_resource/content/6/Aula%201.pdf
http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/72444/mod_resource/content/9/AULA%202%20-EDUCA%C3%87%C3%83O%20INCLUSIVA%20PRESSUPOSTOS%20E%20P%20RINC%C3%8DPIOS%20B%C3%81SICOS.pdf
http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/81162/mod_resource/content/5/Aula%203.pdf
http://neuropsicopedagogiaemfoco.blogspot.com.br/2009/11/necessidades-educacionais-especiais.html
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2114-8.pdf
http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a11.pdf

Continue navegando