Buscar

av2 ped em inst. não escolares

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302670436)
	Pontos: 0,4  / 1,0
	Nas nossas aulas, discutimos que o paradigma fordista ou fordismo pode ser entendido como modelo econômico, um regime de acumulação fundamentado, dentre as principais características: na linha de montagem e produção em massa de produtos, rotinas de trabalhos padronizadas que desqualificava os trabalhadores, a separação entre concepção e execução do processo de trabalho. Mas, para assegurar tal modelo econômico, fez necessário criar uma forma especifica de regulação estatal, chamado de Estado de Bem Estar Social, cujo principal papel passa ser justamente de regular o processo de acumulação capitalista, mediando e articulando os interesses conflitantes gerados por tal modelo. Pode-se afirmar que o Estado de Bem Estar, através de políticas econômicas e sociais diversas, promovia a redução das desigualdades sociais, garantindo que o capital lucrasse mais. Explique essa afirmativa.
		
	
Resposta: o estado do bem estar social foi resposansavel pela distribuição de beneficios sociais e criou condições de possibilidade de universalização dos dire
	
Gabarito: O aluno deve identificar que o Estado de Bem Estar Social atuava como regulador nos mercados, estabelecendo subsídios e preços mínimos, bem como intervinha nos sistemas de educação, saúde, previdência social, integração e substituição de renda, assistência social e habitação, de políticas de salário e emprego. Através das políticas de pleno emprego e do oferecimento de uma ampla rede de serviços e benefícios sociais, criava as possibilidade de universalização dos direitos sociais de cidadania.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301983598)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Segundo Malvezzi, 1999, "(...) A partir de 1930, com o fordismo, o treinamento profissional ganha um importante status na atividade das organizações, tornando-se parte integral da estratégia empresarial e em meados dos anos 70, com as mudanças estruturais do capitalismo e o crescimento tecnológico, a eficiência dos negócios passou a depender mais da contínua atualização e aprendizagem dos trabalhadores, determinando um novo salto qualitativo para o processo de formação profissional no interior das organizações. A capacitação profissional foi então historicamente se diferenciando de um elemento técnico para um elemento estratégico nas organizações". Como base na discussão do autor, analise a  importância da formação profissional  para o desenvolvimento das organizações.
 
		
	
Resposta: a formação profissional deixa de ser tecnica e passa a ser pensada e refletida para que as oraganizações sejam melhor desenvolvidas
	
Gabarito:
É certo que a formação profissional e a capacitação se tornaram um elemento chave na gestão das organizações, considerando que para que haja eficácia empresarial se depende da competência dos trabalhadores. Desde o fim do século XIX, a formação dos trabalhadores e as suas habilidades foram vistas como extremamente necessárias para o desenvolvimento das organizações.
 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): É certo que a formação profissional e a capacitação se tornaram um elemento chave na gestão das organizações, considerando que para que haja eficácia empresarial se depende da competência dos trabalhadores. Desde o fim do século XIX, a formação dos trabalhadores e as suas habilidades foram vistas como extremamente necessárias para o desenvolvimento das organizações.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302034745)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A maioria das ciências é vista como processo de teoria que após muitos estudos leva a experimentação na prática, já a Pedagogia apresenta um processo de investigação que necessita da prática para melhorar e impulsionar novos direcionamentos e melhorar gradativamente a práxis de um modo geral. A prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada ao desenvolvimento da humanidade. A compreensão do fenômeno educativo fez surgir um saber específico associado ao termo Pedagogia. A indissociabilidade entre prática educativa e epistemologia (teoria do conhecimento), elevou o saber pedagógico ao nível científico. Dessa forma, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, portador de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Funções estas, que não podem ser delegadas a outro profissional, pois o seu campo de estudo possui uma identidade e uma problemática próprias".
 Leia os itens que seguem e dentre eles escolha aquele(s) que responde(m) a questão que segue, depois marque a opção correta.
A pedagogia se insere no conjunto das demais ciências da educação normal por:
I  Ser responsável por uma reflexão unificadora, global, dos problemas educativos.
II  Ter como objeto de investigação a educação como prática social.
III  Investigar a problemática educativa na sua totalidade e historicidade.
IV  Buscar elaborar uma diretriz orientadora para a ação educativa.
V  Ser uma ciência prática que parte da prática e a ela se dirige.
O item correto é:
		
	 
	I, II, III, IV e V
	
	III e IV
	
	I, IV e V
	
	I e II
	
	I, II e III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302032647)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A globalização econômica caracterizada por uma maior aceleração, impõe uma nova ordem nas relações econômicas que pode ser especificada como:
 
		
	
	uma organização adequada de RH 
	 
	uma organização social de produção que provoca formas distintas de cooperação capitalista com necessidade de articulação e integração entre as empresas
	
	uma organização política que facilite as diferentes transações comerciais
	
	uma organização financeira que possibilite superação de crises no mercado
	
	uma nova organização social de gestão operacional de modo a agilizar toda a produção
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302447872)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As transformações ocorridas no mundo do trabalho a partir dos anos 70 colocam em questão o paradigma tradicional de gestão das organizações, com sua concepção científica de administração (mesmo que enriquecida com as contribuições das teorias dos Sistemas e das Relações Humanas) e sua visão da formação profissional. De fato, a abordagem pautada na engenharia mostrou-se muito rígida e inadequada para suportar a rapidez das mudanças e as novas necessidades do processo de acumulação capitalista, que agora exige das empresas maior competitividade, supondo não só a incorporação das inovações tecnológicas, bem como novos modos de organizar a produção. (MALVEZZI, 1999)
 
Com base no estudo do texto anterior torne a frase abaixo VERDADEIRA marcando os itens com V para verdadeiro e com F para falso.
 
No paradigma flexível, o modelo de gestão foi assumindo uma nova feição, reorientando-se por uma estratégia de modernização que incorporava quatro novos elementos:
 
(    ) a inovação.
(    ) a flexibilidade.
(    ) a organização estrutural.
(    ) a integração
(    ) a descentralização.
 
Agora assinale a sequência correta.
 
		
	
	(   )  F,V,V,V,F.
 
	
	(   ) F,V,V,V,V,
 
	
	(   )  F,V,F,V,V,
	
	(   )  F,F,V,V,V,
	 
	(   ) V,V,F,V,V.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302395489)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considere a seguinte situação: Uma empresa monitora criteriosamente todo o processo de produção porque acredita que esse controle acirrado aliado ao conhecimento científico e a autoridade gerencial forte garantirão a eficiência do resultado e a qualidade dos produtos. Com base nos aspectos apresentados podemos afirmar que essa empresa trabalha nos moldes do(a):
		
	 
	Gestão de Pessoas
	
	Modelo de Referência
	 
	Paradigma tradicional de gestão
	
	Gestão de modelos
	
	Paradigma flexível
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302426169)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um ambiente de negócios extremamente dinâmico, cabe ressaltar que a gestão de pessoas é contingencial e situacional,pois depende de vários aspectos, como: a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, o seu negócio, as características do contexto ambiental interno e externo, tecnologia utilizada, os processos internos, o porte da organização, entre outros aspectos, ou seja, em cada organização, a Gestão de Pessoas torna-se específica e dinâmica. No modelo de produção flexível, constrói-se o modelo de Gestão de Pessoas para atender às necessidades de uma organização em constante mutação, orientada para:
		
	
	( ) a cultura da organização.
	
	( ) os vários aspectos organizacionais.
	 
	( ) a competitividade, a inovação e qualidade.
	
	( ) o modelo de produção funcional.
	
	( ) um modelo que visa administrar o comportamento dos funcionários.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302069179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete os pontilhados com os termos que tornam a frase de Chiavenatto verdadeira e logo depois marque o item que corresponde ao seu preenchimento. ........................ prepara e forma a pessoa para exercer uma profissão; ......................... visa o preparo do indivíduo para um futuro cargo na organização; e ......................... objetiva preparar a pessoa para o seu cargo atual. Às vezes uma ação de capacitação pode cumprir as três funções. (CHIAVENATO, 1999b)
		
	 
	A. ( ) Formação, Desenvolvimento e Treinamento.
	
	C. ( ) Treinamento, Formação e Desenvolvimento.
	
	D. ( ) Formação, Treinamento e Desenvolvimento.
	
	E. ( ) Desenvolvimento, Treinamento e Formação.
	
	B. ( ) Desenvolvimento, Formação e Treinamento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302652077)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre os pressupostos apresentados por Eboli (2012b, p. 150 e 151) para implementação dos Sistemas de Educação Corporativa (SECs), destacamos os seguintes, considerando a busca da proposta de EC conciliar os interesses individuais e organizacionais. Assinale a alternativa que se relaciona ao pressuposto referente a EC.
		
	
	Ter como meta, apenas aumentar a competitividade empresarial;
	
	Contemplar a possibilidade de ser um projeto local e físico e não necessariamente um local virtual;
	
	Privilegiar o aprendizado organizacional fortalecendo a cultura corporativa e o conhecimento individual do colaborador;
	 
	Adotar o conceito de educação inclusiva, desenvolvendo competências críticas no público interno e externo (familiares, clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros comerciais e comunidade), e não somente nos funcionários;
	
	Concentrar-se nas necessidades individuais , tornando o escopo estratégico, e não focado nas necessidades coletivas;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302031827)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os princípios de um Sistema de Educação Corporativa, segundo Marisa Eboli, pode-se afirmar que:
I - A Conectividade privilegia a construção social do conhecimento propiciando conexões, intensificando a comunicação e favorecendo a interação entre o público interno e externo da organização.
 
II  O princípio da Disponibilidade consiste em oferecer e disponibilizar atividades e recursos educacionais de fácil uso e acesso, propiciando a aprendizagem ¿a qualquer hora e em qualquer lugar¿.
 
III  O estabelecimento de Parcerias Internas visa envolver os líderes na educação e aprendizagem de suas equipes, desempenhando o papel de educadores no cotidiano de trabalho das pessoas.
 
		
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.

Continue navegando