Buscar

avaliando o aprendizado 2 de consultoria interna de rh

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  CONSULTORIA INTERNA DE RH
	
	
	
	Matrícula: 201408395551
	
	Data: 10/04/2016 19:24:34 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201409007379)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na era da comunicação em que vivemos, é sabido que a evolução tecnológica contribuiu muito para o avanço das organizações, pois muitas delas estão mais modernas e com tecnologia de ponta. Contudo, se as pessoas não alcançarem tal nível de competências necessárias para lidar com tanta inovação tecnológica e sistemas modernos, não utilizaremos plenamente a capacidade instalada da empresa etc. Diante de tal afirmativa, subentendemos que as pessoas são a nova riqueza das organizações e precisam desempenhar tarefas considerando a complexidade das organizações para manter a empresa competitiva. De acordo com o texto, considere as afirmativas abaixo:
I. Podemos afirmar que a consultoria é uma atividade auxiliar da gerência e somente é necessária eventualmente.
II. A Consultoria Interna de RH é importante por ser responsável pela descentralização das políticas e dos procedimentos da gestão de RH.
III. Estudiosos prenunciam que a função de RH assumirá atuação cada vez mais voltada para consultoria interna.
IV. A atuação de dirigentes e gestores será cada vez mais ampliada, pois terão que gerir, efetivamente, os recursos humanos sob seus cuidados de acordo com as políticas emanadas pelo RH central.
		
	
	Estão corretas as opções III e IV
	
	Estão corretas as opções I e IV
	
	Estão corretas as opções I e II
	 
	Estão corretas as opções II, III e IV.
	
	Estão corretas as opções I, II e IV
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408531860)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Constituem conceitos de consultoria, exceto:
		
	
	Fornecimento de determinada prestação de serviço por profissional qualificado
	
	Exercício de determinada prestação de serviços por profissional qualificado
	 
	Exercício de determinada profissão por profissional desqualificado
	
	Conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor que ajudam o cliente a perceber e agir sobre fatos que ocorrem em seu ambiente
	
	Arte de influenciar as pessoas que nos pedem para fazê-lo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408531425)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para Orlickas, a consultoria interna de RH é um processo de mudança e pode gerar medos e ansiedades gerando, normalmente, oposições a serem superadas pelo Consultor, portanto, ele deverá estar preparado para identificar o tipo de resistência para superá-la. A postura mais adequada para resolver dificuldades geradas por Alegação de que outras Organizações já tentaram sem Bons Resultados é:
		
	
	Demonstrar que atrasos no projeto comprometeram o andamento do projeto, esta postura normalmente atenua a resistência na medida em que ele presencie a adesão das restantes pessoas da equipe e da organização.
	
	Responder calmamente, sem mostrar constrangimento ou irritabilidade a fim de proporcionar ao cliente sentimento de segurança nas respostas e no processo.
	
	Trazer o cliente para a realidade fazendo perguntas que exijam também uma resposta objetiva, identificando soluções reais, e não paliativas, para os problemas por ele apresentados.
	 
	Esclarecer que a atividade de consultoria interna não visa eliminar cargos, pois todas as tarefas continuarão a ser realizadas ¿ interna ou externamente e a organização poderá desenvolver, em paralelo, um processo de preparação de funcionários para assumirem funções noutras áreas ou oferecer apoio para recolocação, se for o caso.
	
	Deixar o cliente desabafar a sua ansiedade e medo pode ser uma solução, além de mostrar que você está à procura de soluções e não só apontar problemas evitando colocar o seu cliente em situações delicadas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408531367)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para Crocco e Guttmann, a maneira pela qual um produto da consultoria é oferecido é denominada:
		
	
	Gênero
	
	Método
	
	Estilo
	
	Modalidade
	 
	Tipo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408531407)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Desburocratização e Racionalização se caracteriza por:
		
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	 
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.

Outros materiais