Buscar

minha discursiva PARADIGMAS E AVALIAÇÃO

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
 
Fonte: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option=com_content> Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Descreva os princípios da avaliação institucional que orienta a efetivação dos SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior:
 
Nota: 20.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 111):
Responsabilidade social com a qualidade da educação superior.
Reconhecimento da diversidade do sistema.
Respeito à identidade, à missão e à história das instituições.
Continuidade do processo avaliativo.
Globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, visto em sua forma orgânica e não de forma isolada.
Resposta: responsabilidade social com na qualidade da educação superior reconhecimento da diversidade do sistema respeito a identidade, a missão e a historias das instituições globalidade, isto é,compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo indicadores de qualidade continuidade do processo avaliativo 
Questão 2/5
Leia o extrato de texto abaixo:
 
A pedagogia tecnicista ganhou força no Brasil no decorrer da ditadura militar que se instituiu no país de 1964 a 1985. As duas leis que regulamentavam o ensino, promulgadas pelo governo militar, no caso a Lei nº 5.5140/1968 (BRASIL, 1968) – ensino superior – e a Lei nº 5.692/1971 (BRASIL, 1971) – ensino de 1º e 2º graus -, representam a consolidação do tecnicismo em nosso país.
 
BRASIL, Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 3 dez. 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/5540.html. Acesso em: 19/04/2015.
______. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasilia, DF, 12 ago.1971. Disponivel em: <www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1971/5692.htm>. Acesso em: 19/04/2015.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, apresente as características relativas à pedagogia tecnicista.
Nota: 20.0
	A pedagogia tecnicista pretendia introduzir na escola a lógica da empresa, tornando esse processo mais eficaz e produtivo. A formação da mão de obra requerida pelo mercado de trabalho passou a ser o principal papel da escola. A concepção tecnicista propõe a relação mais imediata entre a educação e o sistema produtivo, dirigindo todas as suas ações para o resultado final a ser alcançado: formar o profissional desejado, apto para produzir de maneira eficiente em uma sociedade tecnológica. A escola deveria modelar o comportamento dos estudantes por meio de técnicas específicas, promovendo a aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina social global (103, 104).
Resposta: ganha força com a ditadura militar,surge com e a chegada da industrialização e urbanização,a escola deveria seguir a lógica da empresa principalmente da indústria para ser eficaz, o papel da escola era formar mão de obra para o mercado de trabalho,ensino planejado e organizado, conteúdo baseados em informações baseados em principio, leis, organizado por especialista, o professor é um técnico que transmitia conteúdos pré definidos por especialista e estratégias pré definidas, competente técnico, inofensivo politicamente, o papel do pedagogo tornou fragmentado, o método era impessoal, eficiente e cientificamente comprovado, relação professor e aluno era distanciada evitando a subjetividade, metodologia expositiva e instrução programada, a avaliação era pra controle de resultados e classificatória.
Questão 3/5
Considere o excerto de texto abaixo:
 
"Na pedagogia tradicional os alunos eram apresentados aos resultados que já estavam estabelecidos pela ciência da época, para que fossem armazenados cumulativamente. Nessa perspectiva, o aluno não agia sobre a informação, mas a tomava como dogma inquestionável".
 
SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 29.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, descreva os conteúdos de ensino na concepção da pedagogia tradicional.
Nota: 20.0
	Na pedagogia tradicional, os conteúdos transmitidos pelo professor eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdade. A seleção desses conteúdos não se dava pela relevância na solução dos problemas do cotidiano, e, sim, por serem considerados como da cultura universal. Os conhecimentos transmitidos no ambiente escolar eram, portanto, enciclopédicos, intelectualistas, sem relação com a vida concreta dos alunos. A organização dos conteúdos seguia a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois se acreditava que a criança assimilava o saber do mesmo modo que o adulto (p. 84,85).
Resposta: A pedagogia tradicional os alunos eram apresentados aos resultados que já estavam estabelecidos pela ciência da época para que fossem armazenados cumulativamente. Os conteúdos da pedagogia tradicional era conhecimentos historicamente acumulados e passados como verdade absoluta para os alunos sem poderem questionar. O professor era autoridade e os alunos receptores, função do pedagogo ajustamento do aluno a escola e a família afim de que não se desvie das normas, disciplina rígida e imposta,papel da escola era preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade
Questão 4/5
Leia a seguinte citação:
 
"A escola chamada de histórico-crítica defende o conceito de que a divisão de classes deve ser compreendida considerando-se o lugar que cada grupo de indivíduos ocupa no processo de produção de mercadorias".
 
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p. 100.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, responda:
 
Qual era o papel da escola na concepção da pedagogia histórico-crítica?
Nota: 20.0
	Para a pedagogia histórico-crítica, o papel da escola é socializar os conhecimentos e saberes universais, principalmente para as camadas populares, entendendo a apropriação crítica e histórica do conhecimento enquanto instrumento de compreensão da realidade social e atuação crítica e democrática para a transformação dessa realidade (p. 154).
Resposta: Consolidou no período de redemocratização do pais, esta portanto incluído no movimento em prol da educação. A pedagogia histórico critica se baseia na realidade não é estática e linear, mas sim dialética. Papel da escola socializar os conhecimentos e saberes universais principalmente para as camadas populares. Conteúdos possuem grande relevância eram conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade, mas sempre reavaliados em face da realidade social,
Questão 5/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
No princípio era o caos. Um dia o professor descobriu que podia mandar o aluno para fora da sala, que a instituição cuidava de ameaça-lo com a expulsão. Mais tarde um pouco descobriu que tinha em mãos uma arma muito mais poderosa: a nota. Começou a usá-la então para conseguir a ordem no caos. O caos se fez cosmos, o maldito cosmos da nota.
 
Fonte: VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 15 ed. São Paulo: cadernos Libertad, p. 15.   
 
Considerando as ideias apresentadas no texto acima, e de acordocom os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, descreva um texto justificando o conceito de avaliação.
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 27, 28):
A avaliação precisa ser entendida, principalmente por docentes, como elemento importante e fundamental para a tomada de decisões a respeito de questões do cotidiano escolar, mas sobretudo, quem avalia precisa ter pleno domínio sobre as concepções de caráter contínuo e cumulativo, bem como do caráter formativo e somativo em qualquer área do conhecimento, além de reconhecer que a avaliação visa redirecionar, realimentar e valorizar o papel do ensino em função da aprendizagem.
O objetivo maior da avaliação, não é identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprendeu os conteúdos, mas verificar os caminhos que o levaram a esse conhecimento.
Resposta: A avaliação tem como conferir como os alunos vem se apropriando dos conhecimentos, avaliar exige conhecimento do educando,utilizando para isso vários instrumentos de diagnostico. a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes de processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. A avaliação educacional é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho do professor é através dessa que se compara os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e alunos, afim de verificar o trabalho para as correções necessárias, a avaliação é muito importante no processo ensino e aprendizagem.

Continue navegando